Nota de corte do Enem para Medicina: veja como usar o resultado
Entender qual é a nota de corte do Enem para Medicina é importante para os candidatos a uma vaga na faculdade, tendo em vista que se trata de um dos cursos mais concorridos, você sabe bem disso, né?
Afinal, a medicina é uma das carreiras mais bem pagas do Brasil, apresenta alta taxa de empregabilidade e gera muita satisfação pessoal — até porque, você salva vidas, dá mais qualidade e ajuda na longevidade com saúde!
Sendo assim, você precisa saber qual é a média exigida, se concentrar nos estudos para realizar um ótimo exame e aumentar as chances de aprovação em uma boa instituição de ensino. Dessa forma, você consegue dar os primeiros passos na carreira médica.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para esclarecer as principais dúvidas sobre notas de corte e muito mais. Confira!
Qual é a nota de corte do Enem para Medicina?
Antes de tudo, é preciso entender que a nota de corte se refere à menor nota que o estudante precisa ter para disputar uma das vagas disponíveis da faculdade. Esse número é estipulado com base na quantidade de vagas ofertadas e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.
Quem sonha em trilhar a carreira em Medicina costuma ter que enfrentar as notas de corte mais elevadas entre todos os cursos. Por exemplo, no SiSu de 2020, a média dessas notas foi de 791,31 pontos para ampla concorrência. No caso das vagas na modalidade de cotas para instituições públicas, a média foi em torno de 750 pontos.
No entanto, em algumas universidades foi possível concorrer com uma nota de corte de 730,11 para ampla concorrência e 513,55 no sistema de cotas.
Qual é a nota de corte para Medicina pelo Enem na Estácio?
Quem tirou uma boa nota no Enem tem a possibilidade de entrar em Medicina sem realizar o vestibular. No caso da Estácio, é necessário ter um desempenho mínimo de 300 pontos na redação e 100 pontos em cada uma das provas objetivas.
Você pode utilizar a nota de anos anteriores também, caso sejam mais altas. É importante ressaltar que todo semestre a universidade comunica a quantidade de vagas ofertadas e o prazo para a candidatura. A nota de corte para Medicina na Estácio no Prouni de 2020 foi 747,78.
Como é possível cursar Medicina na Estácio/Idomed?
A universidade Estácio, que faz parte do Idomed — um conglomerado com outras escolas de medicina, é uma das maiores instituições de ensino do Brasil, já que se encontra presente em todos os estados do país e disponibiliza cursos nos mais variados ramos do conhecimento.
Na área da saúde, está incluso o curso de Medicina, um dos mais buscados e concorridos. Existem várias alternativas para fazer parte da universidade. Veja algumas delas!
Novo FIES
O Novo FIES é a linha de crédito estudantil do Governo Federal, que permite o financiamento do curso a juros baixos e começar a pagar o débito apenas depois de você se formar. Para se inscrever, é obrigatório ter realizado qualquer edição do Enem a contar de 2010 e ter obtido um desempenho de no mínimo 450 pontos na média das provas objetivas e nota maior que zero na redação. O programa também apresenta requisitos de renda familiar.
Prouni
O Programa Universidade para Todos concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%). Para concorrer a uma vaga, você precisa ter participado da última edição do Enem. Também é requerido um desempenho de 450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação. Outra questão é que o candidato deve cumprir os requisitos de escolaridade e renda familiar.
Vestibular
Nesse caso, as inscrições podem ser realizadas via internet. A prova é constituída de 40 questões objetivas e discursivas, e uma redação. A Estácio faz um vestibular específico para o curso de Medicina. Então, no momento da inscrição, é preciso ler o edital com cuidado para não se confundir.
Transferência
Quem já faz o curso de Medicina em outra instituição de ensino tem a opção de transferir sua matrícula para a Estácio/Idomed. Você deve se dirigir a uma das unidades para se inscrever. Então, você faz a prova com conteúdos relacionados à área.
Segunda graduação
A pessoa que já tem um diploma do Ensino Superior não precisa fazer um novo vestibular para se candidatar ao curso de Medicina da Estácio/Idomed. Além disso, é possível aproveitar os créditos caso já tenha cursado a primeira faculdade na Estácio.
Por que optar por Medicina na Estácio/Idomed?
O curso de Medicina na Estácio/Idomed é ideal para quem busca atuar no segmento da saúde e se tornar um médico de sucesso, já que é uma das maiores e respeitadas instituições de ensino no país. O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e faz uso de inovação e tecnologia para aperfeiçoar o aprendizado e alinhá-lo às demandas do mercado de trabalho.
A graduação de Medicina da Estácio/Idomed requer disponibilidade de horário e dedicação dos estudantes, já que a carga horária é elevada. Além disso, é uma formação de período integral, com duração de pelo menos 6 anos.
Além disso, a formação da Estácio engloba vários ramos de atuação desse profissional, como clínica médica, saúde coletiva, obstetrícia, ginecologia, pediatria e demais. O objetivo é preparar você para atender pacientes de todas as idades e em diferentes níveis de atenção à saúde. Você terá capacidade para atuar em hospitais, postos de saúde, clínicas, consultórios etc.
Quais são os diferenciais da Estácio/Idomed?
A Estácio conta com muitos diferenciais para quem deseja fazer o curso de Medicina em uma instituição reconhecida e com experiência no Ensino Superior. Podemos destacar os seguintes pontos:
- corpo docente criado por professores mestres e doutores com ampla expertise no mercado, capazes de trazer cenários do dia a dia da profissão para a sala de aula, de maneira que os estudantes consigam lidar com vários desafios da rotina;
- portal de vagas exclusivo para alunos, com oportunidades de estágio e trabalho;
- sistema inovador de ensino, direcionado para as exigências que surgem a todo momento no mercado;
- laboratórios modernos e completos, equipados com todos os itens apropriados para o aprendizado em diversos ramos do curso;
- direcionamento e suporte para o mercado de trabalho.
Dessa forma, a Estácio busca proporcionar uma educação acessível e de qualidade, com foco na preparação de seus alunos para a carreira profissional.
Agora que você já sabe qual é a nota de corte do Enem para Medicina, é importante estudar bastante para alcançar uma nota alta, conseguir entrar em uma boa instituição de ensino e alcançar um futuro de sucesso.
Tem interesse no curso de Medicina da Estácio? Então, acesse nossa página para conhecê-lo melhor!