Mensalidade de Medicina: 8 formas de se organizar financeiramente para pagar
A mensalidade de Medicina é uma das mais altas do Brasil, e isso é o que impede que muitos estudantes consigam seguir nessa área. No entanto, se esse é o seu sonho, vale a pena procurar algumas alternativas para pagar o curso e arcar com os custos da graduação.
O SiSU, Prouni e FIES são apenas alguns exemplos de programas que ajudam o aluno a realizar o sonho de ter o diploma em Medicina. Se você não conseguiu nenhum deles ou se ainda assim precisa de ajuda para se organizar financeiramente, então chegou ao post certo.
A seguir, vamos dar 8 dicas de como buscar alternativas para manter as finanças em dia e conseguir arcar com os custos da mensalidade de Medicina. Acompanhe!
1. Tenha uma bolsa de estudos
Uma bolsa de estudos é a maneira mais prática de conseguir pagar a mensalidade de Medicina. Ainda que ela não seja integral, já ajuda a reduzir os valores e facilita o pagamento.
Portanto, assim que conseguir a aprovação no vestibular de Medicina, tente se informar sobre as bolsas de estudo oferecidas pela instituição de ensino. Além disso, confira a possibilidade de ter acesso ao Prouni, um programa governamental que oferece descontos na mensalidade por meio da nota do Enem.
2. Peça financiamento estudantil
O financiamento estudantil é um programa que atua como um empréstimo: ele ajuda a pagar a mensalidade do curso e, depois de se graduar, você precisa fazer o pagamento de todo o valor com o acréscimo de juros.
O financiamento também pode ser de iniciativa governamental, como o FIES, que também utiliza a nota do Enem, ou pode ser privado. Diversos bancos oferecem oportunidades para que universitários possam fazer o pagamento da mensalidade em dia e devolver o dinheiro futuramente, quando estiverem atuando na área de formação.
3. Dê aulas particulares
Outra forma de conseguir dinheiro para pagar o curso é dar aulas particulares. Tenha em mente que você passou por um longo período de vestibular, estudando conteúdos complexos, e que ainda terá acesso a uma densa quantidade de disciplinas na faculdade.
Isso faz com que você tenha habilidades em diversas áreas do conhecimento, principalmente Biologia e Química. Se você tem afinidade com outras matérias, melhor ainda. Aproveite todo esse conhecimento para dar aulas particulares para alunos do Ensino Fundamental ou Médio.
Se você já está há um tempo no curso de Medicina e percebeu que teve facilidade em disciplinas nas quais muitas pessoas enfrentam dificuldades, vale a pena oferecer aulas particulares também para alunos da área. Além disso, verifique se a sua instituição de ensino oferece bolsas para monitores e tente se candidatar nas vagas das matérias com as quais você tem afinidade.
4. Revise textos
Ainda aproveitando as suas habilidades, se você escreve bem e tem um bom domínio sobre gramática, por que não aproveitar isso para revisar textos? Sejam redações para o Enem, sejam trabalhos acadêmicos, é possível ajudar as pessoas a melhorar a escrita e se organizar financeiramente para pagar a faculdade apenas monetizando o seu trabalho de revisão.
5. Corte os gastos desnecessários
Para ter uma boa organização financeira, é preciso também saber cortar os gastos desnecessários. Pense que cada centavo pode ser útil para o pagamento da sua mensalidade. Desse modo, mantenha sempre o planejamento de suas finanças e faça apenas compras essenciais.
Praticar o consumo consciente, nesse momento, vai ser de grande ajuda. Além de adquirir um hábito que ajuda a preservar o meio ambiente, ainda é possível aprender a manter a saúde financeira em dia.
6. Venda comida na faculdade
Sabe aquela vontade de comer algo reconfortante depois de uma aula exaustiva ou de uma prova difícil? E se você fosse a pessoa que oferecesse essa comida? Vender alguns lanches ou doces na faculdade é outra maneira excelente de conseguir dinheiro para pagar a mensalidade.
Se você ou alguém da sua família tem habilidades culinárias, melhor ainda. No entanto, vale a pena ter um pensamento mais estratégico na hora das vendas, principalmente se existem mais alunos vendendo comida no mesmo espaço.
Tente descobrir quais receitas seriam irresistíveis para os seus colegas e aposte nelas. Além disso, observe o volume de alunos em determinados horários e concentre suas vendas nesses períodos. Assim, é possível ter mais lucratividade e conseguir clientes fiéis.
7. Cuide de animais de estimação
Você adora pets e tem facilidade para cuidar deles? Então, por que não aproveitar essa habilidade como uma forma de ganhar dinheiro? Muitas pessoas não têm com quem deixar os animais de estimação ou não têm tempo de levá-los para passear. É aí que você entra como uma solução.
Oferecer serviços para olhar ou passear com os pets de outras pessoas é uma alternativa para se organizar financeiramente. Isso sem contar que aproveitar o tempo livre ao lado de animais fofinhos ajuda a melhorar o humor. Vale a pena experimentar.
8. Dê cursos online
Durante a preparação para o vestibular, você conseguiu descobrir novos métodos de estudo que podem ajudar a passar em Medicina? Ou, então, tem domínio de técnicas de lettering e faz resumos lindos e fáceis de assimilar? Já pensou que essas suas habilidades podem se transformar em cursos online?
Ter um bom engajamento nas redes sociais e começar a dar dicas de algo que você domina gratuitamente é um ótimo começo. Depois disso, é só investir em uma plataforma de curso e passar os conteúdos de forma didática.
Vale de tudo: desde formas de organizar uma rotina produtiva até como escolher a faculdade ideal. Tire um momento para refletir sobre quais são as suas melhores habilidades e veja se é possível transformá-las em um curso online que possa oferecer algo novo e útil para um público específico.
Pagar a mensalidade de Medicina nem sempre é uma missão fácil de ser cumprida. No entanto, como visto, existem diversas formas de se organizar financeiramente para arcar com esses custos. Selecione aquelas que mais fazem sentido para você e tente investir nessas alternativas. O importante é não desistir do seu sonho.
Conte com a ajuda da Estácio para pagar a mensalidade de Medicina. Confira as nossas opções de bolsas e financiamentos!