Habilidades esperadas para o médico do futuro | Blog Estácio
“Como será o médico do futuro?” — essa é uma pergunta feita com frequência entre os universitários de Medicina. Afinal de contas, apesar de ser uma área bastante tradicional e que proporciona uma enorme variedade de carreiras sólidas, bem remuneradas e reconhecidas, é inegável que ela também está em constante mudança por conta da tecnologia, das novas descobertas científicas e das políticas de saúde em vigor no Brasil e no mundo.
Pensando nisso, reunimos, neste post, algumas das habilidades que serão não só esperadas, mas também requisitadas daqueles se formarem em Medicina nos próximos anos. Para completar, também trouxemos algumas dicas de como se preparar para ser um bom profissional da saúde. Curioso para saber mais? Então confira!
Habilidades para médicos do futuro
Abaixo, estão listadas algumas das principais habilidades que o médico do futuro deve ter. Vale a pena tomar nota para começar a desenvolvê-las o quanto antes!
Domínio de tecnologias
Cada vez mais a Medicina conta com a ajuda da tecnologia para fazer triagens, tratamentos, avaliações clínicas, exames e procedimentos cirúrgicos. Portanto, o médico precisa ser flexível e capaz de se adaptar ao uso de novos equipamentos — muitas vezes complexos e com instruções disponíveis exclusivamente em outras línguas — que vão surgir diariamente para facilitar o trabalho dele.
Marketing digital com empreendedorismo
Além da tecnologia presente nos consultórios, postos, clínicas e hospitais, o médico do futuro deve praticar o marketing digital se quiser ganhar renome e reconhecimento no mercado. Isso porque as redes sociais se tornaram uma forma eficaz, rápida e com excelente custo-benefício para divulgar o trabalho dos profissionais da saúde.
Por isso, muitos médicos têm se tornado produtores de conteúdo (vídeos, fotos, publicações, artigos, podcasts etc.) para se tornarem referência na especialidade em que atuam e darem visibilidade ao negócio que têm — que pode ser uma clínica particular ou mesmo uma marca de produtos e serviços.
Afinal, o empreendedorismo tem ganhando espaço na Medicina e se tornado uma excelente opção de carreira para aqueles que não querem ser concursados em programas médicos ou trabalhar na rede pública de saúde.
Empatia
O médico do futuro, independentemente do segmento que ele escolha, deve desenvolver a empatia. Essa é, sem dúvidas, uma das habilidades mais importantes no repertório de um profissional da saúde. O motivo é simples: sem a capacidade de entender a dor e as necessidades do outro, por mais que ele seja o seu oposto, é impossível prestar um atendimento médico eficiente, respeitoso e ético.
Inteligência emocional
Por último, o médico do futuro deve ter inteligência emocional. Ou seja, a capacidade de manter tanto a mente quanto as emoções devidamente controladas. Isso porque os profissionais que trabalham na linha de frente do atendimento de emergência e urgência, situações de desastre e acompanhamento médico durante epidemias e pandemias estão sob constante estresse, pressões e desafios.
Além disso, os médicos passam por momentos de tomada de decisões difíceis, perdas marcantes e riscos de vida não só para os pacientes, mas também eles próprios. Portanto, ter inteligência emocional para enfrentar tudo isso é indispensável.
Como se preparar para ser um bom profissional
Há pouco, falamos sobre as características que os médicos devem apresentar e que serão muito importantes no futuro da profissão. Agora, você vai conferir como se preparar e se qualificar para ser um profissional que tem essas habilidades e ainda contar com uma formação sólida e completa. Veja!
Busque uma instituição de ensino de qualidade
É fundamental que você se gradue em uma instituição de qualidade e respeitada no mercado, como a Estácio. Isso porque a sua formação não se resume à grade de disciplinas que é ofertada no curso e ao acompanhamento das aulas e das atividades em laboratório. Ao contrário, ela também envolve tudo aquilo que a faculdade disponibiliza durante a sua jornada acadêmica para aumentar a sua imersão na sua futura profissão, como:
- a infraestrutura do campus;
- os cursos livres, de aperfeiçoamento e de extensão;
- os convênios que ela firma para estágios;
- os programas de iniciação científica;
- as iniciativas de assessoria de carreira;
- as inovações digitais presentes no planejamento pedagógico da graduação;
- o corpo docente que vai orientá-lo enquanto você estuda para ser médico.
Por isso, não dê bobeira: escolha a melhor opção para o seu futuro!
Invista em capacitação
A sua capacitação não acaba com o fim do curso de Medicina. Longe disso! Para ser um médico capaz de se destacar e crescer no mercado, você deve investir na continuidade da sua educação. O melhor é que as possibilidades são bem diversas.
Você pode, por exemplo, cursar uma especialização ou uma residência para se aprofundar em um campo médico, como a Gerontologia, a Pediatria, a Cardiologia e a Infectologia. Além disso, é possível seguir a carreira acadêmica por meio de um mestrado e doutorado, que vão lhe dar a base necessária não só para você se tornar um professor universitário, mas também um pesquisador científico.
Estude assuntos além da Medicina
Por fim, mas nem por isso menos importante, estude assuntos que vão além da Medicina e englobam outros campos da saúde, como a Psicologia, a Nutrição, a Fisioterapia etc.
Isso ajuda você a desenvolver uma visão mais multifacetada e aprofundada sobre as diferentes enfermidades físicas e mentais existentes, torna a sua atuação mais versátil, lhe capacita para um atendimento médico mais humanizado e adaptado à realidade do paciente e o deixa a par dos desafios e adversidades que outros profissionais da saúde enfrentam diariamente.
Como você viu, o médico do futuro não só vai dominar os conteúdos teóricos e práticos da especialidade na qual escolheu atuar, como também será um profissional empático e preparado para lidar com situações desafiadoras, terá um ótimo faro para empreender e estará antenado às novas tecnologias e às redes sociais. Por isso, comece hoje mesmo a desenvolver essas competências e siga as nossas dicas para se tornar um profissional de destaque na área da saúde!
Gostou do post? Então entre em contato com a gente para saber mais sobre como a Estácio pode ajudá-lo a construir a sua carreira dos sonhos!