Marketing Médico: conheça os diferenciais e a importância
Você sabia que o Marketing Médico tem um grande potencial de impulsionar a sua carreira? Profissionais da Medicina que atuam de forma autônoma, com o próprio consultório, devem conhecer e aproveitar as estratégias de divulgação e apresentação do trabalho.
No entanto, é importante saber que esse tipo de Marketing se distingue em várias questões do tradicional. Por esse motivo, torna-se fundamental conhecer as normas envolvidas e aprender a divulgar o trabalho seguindo as condutas médicas.
Quer saber como utilizar o Marketing Médico de forma correta e desfrutar de uma carreira médica de sucesso? Então, acompanhe este post e saiba mais sobre o assunto!
O que é Marketing Médico?
A tecnologia tem se tornado cada vez mais acessível para a sociedade, o que trouxe uma nova dinâmica na forma como o público consome. Isso vale tanto para a compra de produtos quanto para a escolha de serviços, inclusive na área da saúde.
Com uma maior facilidade de acesso às informações, os pacientes têm sido mais exigentes na escolha dos profissionais para cuidar da sua saúde. Desse modo, os médicos que sabem fazer uma boa apresentação dos próprios serviços levam vantagem na preferência do público.
O Marketing Médico surge como uma maneira de divulgar o trabalho e conquistar novos pacientes. Contudo, isso vai além de uma propaganda do consultório. Nesse caso, é fundamental conhecer e aplicar as boas práticas do Marketing Tradicional, porém, adaptadas para a área da saúde. Assim, é possível fidelizar o público e oferecer um atendimento personalizado.
Qual é a diferença do Marketing Tradicional para o Marketing Médico?
A principal diferença entre o Marketing Tradicional e o Marketing Médico é a limitação das atividades. Na área da saúde, é preciso ter um cuidado maior em relação à exposição do trabalho e divulgação de imagens.
Em outras palavras, é preciso seguir a legislação do Marketing Médico, que é regulamentado pela Resolução 1974/11 do Conselho Federal de Medicina (CFM). Prestar atenção em cada detalhe das normas é fundamental para fazer uma publicidade médica dentro do que é permitido na área da saúde.
Isso não dispensa a necessidade de utilizar as boas práticas do Marketing Tradicional. No entanto, é necessário alinhá-las às regras que o CFM traz para a publicidade para profissionais da Medicina.
O que pode ou não ser compartilhado no Marketing Médico?
Está em dúvida sobre o que você pode ou não usar no Marketing Médico? Reunimos algumas informações do que é permitido ser compartilhado e do que deve ser evitado quando o assunto é publicidade na Medicina. Confira, a seguir!
Pode
Vamos começar falando sobre o que você pode aproveitar na hora de divulgar o seu trabalho:
- anúncio da especialidade — desde que seja um segmento em que você fez residência médica, não há problema nenhum em informar a sua especialidade e o seu registro no CRM;
- imagens da clínica e do profissional — o que diz respeito ao seu trabalho pode ser publicado, caso siga as orientações do CFM;
- perfis em redes sociais e criação de sites — além de ser permitido, é muito recomendado criar uma conta profissional nas mídias que os seus pacientes acessam para ter mais contato com o público-alvo;
- anúncios em mídias sociais — também é permitido fazer anúncios dos seus serviços e do consultório ou clínica nas redes sociais, utilizando-os como forma de aumentar o alcance;
- entrevistas — o profissional também pode ser entrevistado, permitindo a divulgação do seu nome e CRM, desde que não seja feita uma autopromoção durante a entrevista.
Não pode
Além disso, é importante saber o que implica infração das normas do CFM sobre publicidade médica:
- fotos de “antes e depois” — os pacientes não podem ser expostos em fotografias, selfies ou vídeos com o objetivo de promover um profissional da Medicina, mesmo que haja o consentimento;
- propaganda enganosa — isso vai contra as boas práticas de Marketing, pois anunciar um serviço ou produto que não tem o efeito informado traz sérias complicações para a carreira médica;
- divulgação de marcas de aparelhos — ainda que você tenha comprado equipamentos de tecnologia de ponta e queira que o público tenha ciência disso, saiba que isso não pode ser divulgado como um diferencial competitivo no seu Marketing;
- revelação de preços — nas divulgações dos serviços, o profissional não pode revelar o valor das consultas. Isso é permitido apenas a partir do contato do paciente;
- anunciar serviços que não são de sua especialidade — existe um limite de especialidades médicas que um profissional pode ter, e é proibido falar ou insinuar que você é capaz de oferecer atendimento em um segmento no qual não fez residência médica;
- informações alarmantes — outra péssima conduta de Marketing Médico é fazer publicações com palavras que provocam um efeito alarmante no público, ainda que os dados sejam verídicos.
Como o Marketing Médico ajuda na captação de novos pacientes?
Mas será que o Marketing Médico ajuda mesmo a alcançar novos pacientes? Para isso, é preciso lembrar que a evolução da Medicina conta com a ilustre presença da tecnologia. A transformação digital trouxe diversas mudanças na sociedade, impactando também a área da saúde. Por conta disso, é impossível não levar em conta o efeito que o acesso ao mundo virtual trouxe para os médicos, inclusive no que diz respeito à publicidade.
Além da Medicina remota, proporcionada pela telemedicina e que facilitou o acesso aos serviços de saúde sem a limitação da distância, a tecnologia nessa área traz bons resultados no Marketing Médico. Afinal, o posicionamento na internet é fundamental para que uma clínica ou consultório se destaque no mercado. Diante desse contexto, vale a pena apostar em conteúdos digitais para se aproximar do público-alvo.
Com isso, o Marketing Médico consegue reforçar a credibilidade do profissional da Medicina no mercado, aumentar a autoridade, atrair novos pacientes e fidelizar o público que já conhece os serviços. Tudo isso é feito por meio da apresentação honesta do potencial do médico por meio de estratégias de divulgação e publicidade.
Agora que você já sabe o que é Marketing Médico e o que é permitido na divulgação dos serviços e dos profissionais da área da saúde, aproveite para se informar sobre as boas práticas de divulgação. Assim, é possível desenvolver a carreira e conquistar o público desejado, sem deixar de lado o cuidado com a ética médica.
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