7 habilidades indispensáveis para todo médico e como aperfeiçoá-las na faculdade
Muita gente tem o sonho de cursar Medicina, afinal, essa é uma carreira que une a satisfação profissional e pessoal, pois você vai cuidar da saúde e fazer o bem aos pacientes. No entanto, ela traz junto alguns desafios, por isso, para se dar bem nessa área, é necessário desenvolver as habilidades do médico.
Isso mesmo! Esse profissional tem uma rotina agitada, mas lida diretamente com pessoas, então deve estar preparado para oferecer um atendimento com qualidade e também segurança.
Quer prestar Medicina e está curioso para entender melhor do que estamos falando? Continue a leitura e fique por dentro das 7 habilidades que o médico deve ter, como aperfeiçoá-las na graduação e ainda como escolher a melhor faculdade de Medicina. Vem com gente!
Quais são as 7 habilidades indispensáveis para os médicos?
A seguir você verá as características relacionadas ao comportamento e relacionamento interpessoal que o médico precisa ter para exercer um bom trabalho. Acompanhe!
1. Empatia
Entre as habilidades do médico, uma das mais importantes é a empatia. É que estamos falando de alguém que vai lidar diretamente com os pacientes. Assim, é preciso saber se colocar no lugar deles para ter uma compreensão do que estão sentindo e conseguir fazer um diagnóstico.
Ser empático é essencial para oferecer um atendimento humanizado de forma que o indivíduo se sinta amparado, especialmente em momentos mais difíceis.
2. Boa comunicação
A arte de se comunicar bem deve fazer parte do perfil profissional do médico. Dessa maneira, ele consegue transmitir da forma correta os procedimentos que serão realizados e também a ouvir o que o paciente tem a dizer. É um jeito de criar uma relação de confiança com a pessoa e ter mais sucesso na prescrição do tratamento.
3. Foco no paciente
Lembra que falamos de humanizar o atendimento? Isso inclui deixar de ter foco apenas na doença ou problema de saúde e sim no paciente de forma global. É oferecer uma atenção integral, considerando, assim, seu estilo de vida, histórico de saúde, queixas, medos e até crenças.
É essencial que o médico chame o paciente pelo nome, converse olhando no olho, realize a consulta com calma e seja sempre gentil.
4. Concentração
A Medicina é um trabalho que exige concentração, ainda mais quando se trata de procedimentos cirúrgicos, em que é necessário precisão para evitar erros que podem trazer prejuízos à saúde do paciente.
5. Flexibilidade
Você sabia que ser flexível é também uma das habilidades do médico? Ele precisa estar preparado para atender com diferentes pacientes e condições de saúde, aceitando que terá um desafio a cada jornada de trabalho.
Além disso, a Medicina avança rápido com novas técnicas e equipamentos e o profissional deve se manter atualizado para estar apto a utilizar essas inovações e, assim, oferecer tratamentos de melhor qualidade.
6. Trabalho em equipe
O médico é essencial para a saúde das pessoas, mas saiba que ele não trabalha sozinho. Então, para ter sucesso na carreira, ele deve aprender a trabalhar com colegas de outras especialidades e também com outros profissionais de saúde, como enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, entre outros.
7. Resiliência
Por último, é imprescindível desenvolver a resiliência, já que, quando se trata da Medicina, estamos falando de um ambiente de trabalho com muita pressão, desafios e também momentos difíceis, como a perda dos pacientes.
Diante disso, o médico precisa ser resiliente para estar preparado para essas situações, de modo que isso não abale seu emocional, o que poderia afetar seu trabalho no dia a dia ou o fazer desistir da carreira.
Não é o caso de ser uma pessoa fria, mas sim de conseguir lidar bem com frustrações ou insucessos. É um aprendizado diário em que o médico precisa enxergar os erros como parte de seu crescimento profissional.
Como aperfeiçoar essas habilidades na faculdade?
Não se assuste caso você não tenha as habilidades do médico como listamos acima. Saiba que essas características podem ser desenvolvidas depois que você passar em Medicina, ou seja, nos anos de graduação e também ao longo da carreira, por conta da experiência profissional.
Na faculdade, por exemplo, as aulas práticas, especialmente o internato, já vão dar o impulso que você precisa para se preparar para lidar com pacientes, aperfeiçoar a comunicação e enfrentar diferentes situações.
Nessa hora, sai na frente o perfil do estudante curioso e observador para aprender a trabalhar em equipe com outros profissionais e para se espelhar nos médicos que estão supervisionando as atividades.
Buscar disciplinas e livros de Medicina voltados para o atendimento humanizado a fim de entender a importância do acolhimento do paciente e como realizar essa abordagem também é recomendado.
Qual faculdade de Medicina devo escolher?
Viu só como o curso superior, além de todo conhecimento técnico-científico, também oferece experiências que vão desenvolver características subjetivas, que são importantes para o dia a dia profissional?
Nesse sentido, se você deseja seguir essa carreira, deve escolher com bastante critério a faculdade de Medicina. Aqui na Estácio, os 6 anos de graduação são realizados com uma grade curricular atualizada, com aulas teóricas e práticas, que ocorrem em laboratórios modernos e bem equipados e também em espaços externos.
Além disso, os professores são mestres e doutores e têm bastante experiência de mercado. Com isso, eles conhecem a realidade da carreira e podem transmitir um conteúdo mais completo para a turma. Sem contar que a instituição trabalha com um sistema de ensino inovador para propiciar uma experiência diferenciada de aprendizado.
O interessante é que o curso de Medicina da Estácio é oferecido em 8 unidades. São elas:
- Ribeirão Preto (São Paulo);
- Centro I, Angra dos Reis e João Uchôa (Rio de Janeiro);
- Juazeiro e Alagoinhas (Bahia);
- Juazeiro do Norte (Ceará);
- Jaraguá do Sul (Santa Catarina).
Agora você já sabe quais habilidades do médico é preciso desenvolver para oferecer um atendimento de qualidade e se destacar nessa profissão. O primeiro passo é escolher uma instituição de ensino de referência, como a Estácio, para que você invista em uma formação completa e que vai preparar você para todos os desafios que essa carreira oferece.
Está em busca de mais informações sobre o curso superior de Medicina? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para receber as novidades diretamente em sua caixa de e-mail!