9 alternativas para você conhecer mais sobre as faculdades na área da Saúde
Você ainda não sabe qual curso quer fazer, mas está considerando as faculdades na área da Saúde? Saiba que ter dúvidas da escolha da graduação é algo muito comum, mas você já está no caminho certo ao saber com qual eixo do conhecimento mais se identifica.
Ter o perfil do estudante da área da Saúde é um dos requisitos principais para seguir nesse campo de atuação. Isso envolve se dispor para estudar diversos conteúdos, ajudar as pessoas e trabalhar em equipe.
Você acha que dá conta dessa missão? A boa notícia é que existem diversas opções de cursos para quem gosta do ramo. Por isso, conheça, neste post, 9 alternativas de faculdades na área da Saúde que você pode escolher!
1. Biomedicina
Se você gostava de estudar Biologia no Ensino Médio, essa é uma ótima opção de curso para seguir. Biomedicina, ao contrário do que muitos pensam, não tem muito a ver com a graduação de Medicina.
Esse curso foca nos aspectos científicos da área, podendo auxiliar os médicos nos diagnósticos, por meio de análises clínicas. Além disso, a profissão está sempre engajada nas pesquisas de novos tratamentos para as mais variadas patologias.
Com duração média de 4 anos, o aluno tem contato com disciplinas relacionadas à vida humana, especialmente no que diz respeito à sua saúde. O profissional biomédico pode atuar em hospitais, laboratórios, universidades, clínicas, indústrias, entre vários outros espaços.
2. Fisioterapia
A Fisioterapia é a área da Saúde que cuida dos aspectos motores das pessoas. Com isso, auxilia no tratamento de lesões ou doenças que afetam a postura, a movimentação e a sustentação.
Para isso, utiliza técnicas personalizadas, que vão de acordo com as necessidades individuais de cada paciente, como exercícios e massagens, a fim de promover o bem-estar e recuperar áreas danificadas.
A graduação dura em média 5 anos e o profissional pode trabalhar nas mais variadas áreas da Fisioterapia, que vão desde estúdios de pilates até mesmo hospitais e centros de reabilitação.
3. Psicologia
Psicologia é o curso perfeito para quem se interessa pelo comportamento humano. Sua duração varia entre 4 e 5 anos, dependendo do turno escolhido. Além disso, é uma profissão cada vez mais procurada no mercado de trabalho, podendo atuar em consultórios, empresas, hospitais e muitos outros ambientes.
Outro ponto positivo desse curso é que ele é muito versátil. Ou seja, existem diversas áreas da Psicologia para se especializar, o que favorece muito a sua formação. Por exemplo, se você amava as aulas de Educação Física na escola, pode ir para o segmento da Psicologia do Esporte, unindo duas paixões.
4. Enfermagem
A Enfermagem é uma das profissões mais conhecidas da área da Saúde e também é muito versátil. Além do mais, o enfermeiro é um dos profissionais que mais tem contato direto com o paciente e trabalha muito em equipe.
O curso leva cerca de 4 a 5 anos para ser concluído, no qual o aluno terá contato com diversas aulas que vai prepará-lo para atuar em diversas instituições de Saúde. Além disso, o profissional da Enfermagem também pode trabalhar na gestão de setores de hospitais ou clínicas.
5. Farmácia
O curso de Farmácia foca os seus estudos na composição das substâncias que podem ser transformadas em medicamentos, cosméticos e alimentos. Essa é uma profissão muito engajada com pesquisas científicas e testes de eficácia e segurança dos compostos químicos.
Se você se interessava pelas aulas de Química e Biologia, essa pode ser a graduação perfeita para você. Em cerca de 5 anos, é possível se tornar um profissional com diversas oportunidades no mercado de trabalho e salários atrativos.
6. Fonoaudiologia
O curso de Fonoaudiologia tem duração média de 10 semestres e tem como objetivo capacitar os profissionais para auxiliar os pacientes nos aspectos vocais, como na reabilitação da fala e da audição, na motricidade oral e nos déficits de aprendizagem.
Por conta disso, o mercado de trabalho é muito convidativo para alunos formados nessa área. Sem contar que tem a possibilidade de trabalhar em equipe com diversos outros profissionais, como psicólogos, médicos e fisioterapeutas.
7. Odontologia
A Odontologia é uma das áreas da Saúde mais procuradas pelos pacientes. O profissional aprende a realizar tratamentos e cirurgias relacionados à saúde bucal, especificamente na região bucomaxilofacial.
O curso tem duração de 5 anos e oferece também diversas áreas de especialização, tanto relacionadas à correção de problemas e prevenção de doenças quanto associadas à estética e beleza.
8. Nutrição
Já se você gosta de estar em contato com informações relacionadas a uma boa alimentação, estilo de vida saudável e prevenção de diversas doenças crônicas, estudar Nutrição vai ser muito estimulante.
Em cerca de 4 anos, o aluno aprende a relação das funções nutricionais com a saúde e bem-estar do paciente, abrangendo as questões metabólicas, psicológicas e sociais. Com esse conhecimento, é possível trabalhar em diversos espaços, como restaurantes, indústrias, hospitais, escolas ou em consultórios.
9. Medicina
Essa é provavelmente a mais conhecida das faculdades da área da Saúde. Cursar Medicina, assim como as demais profissões desse eixo, é um verdadeiro desafio, mas que traz diversas recompensas por cuidar da saúde e do bem-estar de inúmeros pacientes.
Durante os 6 anos da graduação em Medicina, o aluno vai ter contato com aulas teóricas para entender o funcionamento do corpo humano, disciplinas práticas para ter vivências laboratoriais e clínicas, além do internato, que é a experiência direta em hospitais e demais instituições de Saúde.
Esse é outro curso versátil, que tem várias áreas de especialização. Além do mais, o mercado de trabalho sempre tem ótimas oportunidades para profissionais graduados em Medicina, tendo em vista que é uma profissão muito necessária para a sociedade.
Conhecer essas diversas faculdades na área da Saúde ajudou a identificar aquela que mais combina com você? Lembre-se de que, antes de escolher uma graduação, é fundamental pesquisar a grade curricular do curso e considerar o mercado de trabalho. Assim, você garante que está tomando uma decisão que vai de acordo com os seus objetivos pessoais e de carreira.
O que achou deste artigo? Acha que foi útil para esclarecer algumas dúvidas? Então ajude também os seus amigos a escolherem uma área da Saúde para seguir. Para isso, basta compartilhar este post nas suas redes sociais!