5 bons motivos para não desistir da Medicina
Vai dizer que você não conhece alguém que, de tanto tentar, já quis desistir da Medicina? Talvez seja você mesmo esta pessoa. Afinal, é realmente desgastante enfrentar vários vestibulares e não conseguir ser aprovado em nenhum — tanto do ponto de vista físico quanto psicológico.
Porém, na Medicina isso é muito mais comum do que a gente imagina. Não ser aprovado de primeira é absolutamente normal, pois estamos falando do curso mais concorrido do país. Inclusive, tamanha concorrência se deve aos diversos benefícios de se tornar um médico, que vão muito além do retorno financeiro.
Então, se você está pensando em desistir, não faça isso antes de ler este post. Aqui, explicamos em detalhes por que vale a pena insistir no curso e não abrir mão do seu grande sonho. Continue a leitura e inspire-se!
1. É uma carreira gratificante
Todas as profissões da área da saúde são extremamente gratificantes, tendo em vista que o objetivo maior do ofício é ajudar ao próximo. Na Medicina, em especial, esse zelo é ainda mais relevante, pois envolve o domínio de conhecimentos específicos que são cruciais no diagnóstico, tratamento e reabilitação das pessoas.
Os pacientes em geral têm essa noção e conseguem perceber claramente quando o médico e sua equipe se doam sem medir esforços. A gratidão com que retribuem é algo emocionante, que faz valer o dia a dia exaustivo da profissão. Existem diversas maneiras de ser grato a alguém. Um médico, com certeza, conhece várias delas.
Ao longo de sua trajetória profissional, ele criará fortes laços de amizade e empatia com pacientes e familiares. Esse apoio é mútuo, sobretudo se a gente considerar que, apesar de trabalharem com foco na ciência, os médicos também são humanos e contam com o retorno positivo dos pacientes para sentirem que estão cumprindo com maestria sua função.
2. Permite um amplo campo de atuação
De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), existem atualmente 55 especialidades médicas e 59 áreas de atuação, incluindo setores públicos e privados, o que por si só explica a diversidade do campo. Para além da questão das especializações, os profissionais da Medicina também têm ampla liberdade de escolha quanto ao local de trabalho: hospitais, clínicas, postos de saúde, Forças Armadas, entre outros.
Outro ramo com forte atuação dos médicos é a gestão e administração hospitalar no setor privado. Mas vale lembrar que isso não impede que esse profissional concilie o trabalho em uma instituição privada com a prestação de serviço em hospitais públicos, que vão desde o posto de saúde do bairro até grandes centros hospitalares.
Além disso, os médicos com grande interesse nos avanços da área também podem se interessar pelo universo acadêmico, especializando-se em cursos de mestrado e doutorado na Medicina. Nesse caso, as principais funções são a docência no ensino superior e a pesquisa científica em saúde, o que é fundamental para as descobertas do setor.
3. Proporciona excelente retorno financeiro
Uma coisa é certa para quem investe em um curso de Medicina: não existe dinheiro jogado fora. O retorno financeiro da profissão é algo indiscutível, mesmo para os profissionais que estão em início de carreira. Isso se justifica devido à responsabilidade social da profissão, já que esse ofício é voltado para a saúde coletiva e, portanto, não permite negligências.
Independentemente se o médico trabalha no setor público ou privado, ele será reconhecido por isso — seja financeiramente, seja por meio da realização profissional. Nada mais justo, pois se trata de um serviço essencial, que visa ampliar o bem-estar e a qualidade de vida de toda a população. Inclusive, para muita gente, esse é o maior incentivo entre as vantagens de cursar Medicina.
É claro que as médias salariais vão variar conforme alguns fatores, como a cidade onde o médico trabalha, sua especialização e seu grau de experiência. Porém, de modo geral, ele será sempre muito bem remunerado, mesmo que não se especialize em uma área ou função em particular.
4. Há pouquíssima chance de desemprego
Outro motivo indiscutível para não desistir da Medicina é que são raríssimas as chances de esse profissional ficar desempregado. Como dissemos no tópico anterior, trata-se de um trabalho essencial. Portanto, sempre haverá demanda pelo serviço médico, tanto na carreira pública quanto no setor privado.
Além disso, a flexibilidade também é um ponto bastante favorável. Os médicos conseguem ajustar facilmente a carga horária para equilibrar seus ganhos conforme a necessidade. Há quem prefira fazer um único plantão semanal, atender diariamente no consultório ou trabalhar em dias alternados da semana, por exemplo.
Contudo, isso não quer dizer que você deva deixar seu planejamento para trás. Pensar em um bom plano de carreira é importantíssimo em qualquer profissão, pois permite vislumbrar as possibilidades de ascensão naquela carreira e traçar o melhor percurso para alcançar seus objetivos.
Então, antes mesmo de começar o curso, vale a pena pesquisar sobre as áreas de atuação e as perspectivas de crescimento no setor de sua preferência. Pesquise também sobre a reputação da universidade, pois isso faz toda a diferença no peso que seu diploma terá no mercado de trabalho.
5. Favorece sua realização profissional
Realização profissional e pessoal são duas coisas que andam juntas. Afinal, de nada adianta ser alguém bem-sucedido no trabalho, porém cheio de problemas pessoais. Isso, infelizmente, é algo muito comum, que normalmente decorre de escolhas mal feitas. Quem decide fazer um curso superior somente pensando no retorno financeiro tem grandes chances de não se sentir totalmente realizado na profissão.
No caso da carreira em Medicina, essa escolha geralmente é feita por vocação. Até porque a profissão exige um perfil profissional bastante característico, que é o caráter humanitário, a responsabilidade social e a empatia para poder lidar com os mais diversos problemas de saúde da população.
Essas características, aliadas à importância da profissão, fazem dos médicos pessoas plenamente realizadas. Talvez seja esse o maior motivo para não desistir da Medicina e continuar investindo seus esforços nesse ofício essencial à humanidade. Contar com uma instituição de ensino de referência é o primeiro passo nessa jornada! Entre em contato conosco e saiba mais sobre o curso!