Por que participar de congressos durante a faculdade de Medicina?
Você já ouviu falar em congressos, mas sabe o que realmente acontece nesses eventos? Entende a importância de participar de atividades desse tipo, mesmo enquanto ainda está na graduação? Sabe quais são os congressos que você deve participar? Está na hora de esclarecer todas essas dúvidas.
Os congressos são eventos científicos dos quais participam profissionais, pesquisadores e estudantes de toda a parte do país e, algumas vezes, do mundo. Na Medicina, a situação não é diferente, sendo que existem congressos específicos para cada uma das áreas que você pode atuar depois da formatura.
Quer saber tudo sobre o assunto? Então, continue a leitura e entenda as vantagens de participar de congresso na faculdade de Medicina!
A importância de participar de eventos acadêmicos
Congressos, encontros, conferências… Todos esses eventos acadêmicos podem ser extremamente importantes para a sua carreira e formação profissional, independentemente da área que você se dedica. Na Medicina, a situação não é diferente, afinal, essas atividades extracurriculares podem agregar muito valor à formação que você está realizando dentro e fora da sala de aula.
Mas, qual é a importância de se envolver com esses eventos acadêmicos? Em primeiro lugar, eles são o local em que as principais atualizações da área são divulgadas. Dessa forma, ao frequentá-los, mesmo durante a graduação, você já pode entender quais são as inovações e tendências que vão surgir na área médica nos próximos anos.
Além disso, os eventos acadêmicos são um espaço muito rico de troca. Já pensou em conhecer o autor do livro que você estuda na sala de aula? Saiba que isso pode acontecer em um congresso da área! Nesse espaço, você tem a oportunidade de conhecer grandes profissionais e, até mesmo, colegas que estão estudando em outras regiões do país — pode fazer amizades e trocar experiências.
Dessa forma, é possível perceber o quanto os eventos acadêmicos são importantes para a sua formação e, até mesmo, para seu relacionamento pessoal. Esse ambiente permite o seu crescimento enquanto profissional e ainda pode ser um diferencial na hora de conseguir um estágio ou entrar em uma residência no futuro.
O funcionamento de um congresso de Medicina
Agora que você já sabe a importância de participar desses eventos, é hora de entender um pouco mais sobre como isso funciona na prática. Mas, antes disso, é necessário considerar que existem outros tipos de eventos científicos na área, entendendo as diferenças entre eles e um congresso. Os principais eventos, para além dos congressos, são:
- simpósios — eventos científicos que têm como objetivo a apresentação de trabalhos e estudos em uma única área. Costumam ter uma temática muito bem definida, focada em um elemento bastante específico;
- seminários — são eventos científicos que têm como objetivo a discussão de um tema. São apresentados trabalhos que envolvem diversos pontos de vista para a discussão;
- colóquios — pequenos encontros de cientistas de determinada área, voltados para a discussão de um tema específico entre poucas pessoas;
- encontros — eventos semelhantes a um colóquio, envolvendo o encontro de cientistas de uma área específica. Porém, eles têm um porte maior, contando com mesas de debate, apresentação de trabalhos e outras atividades;
- workshops — eventos científicos de caráter prático. O objetivo principal é o desenvolvimento de competências técnicas ou comportamentais em determinada área ou assunto.
Além destes e outros eventos acadêmicos, também é possível participar de diversos congressos. Eles são eventos científicos de grande porte, que reúnem diversos profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de uma área, e trata sobre temas muito diversos.
Dessa forma, um congresso é o evento que vai reunir os principais achados e tendências da área nos últimos anos, tanto acadêmicos quanto técnicos. Ele envolve uma série de atividades distribuídas em 5 a 7 dias, incluindo mesas de debate, colóquios, apresentações científicas, discussão de resultados, seminários, palestras etc.
Um congresso de Clínica Médica, por exemplo, vai reunir profissionais, pesquisadores e estudantes que têm interesse em discutir essa temática e gostariam de aprofundar os seus estudos. Ele vai abordar diversas vertentes da Clínica Médica, trazendo profissionais de alta reputação para realizar palestras e atividades.
Além disso, estudantes e pesquisadores também têm a oportunidade de apresentar as pesquisas que estão sendo realizadas no momento, aproveitando a presença das grandes referências da área para discutir os resultados e caminhos de pesquisa.
Para muitos, o congresso é um dos momentos mais importantes para o crescimento e desenvolvimento profissional, uma vez que é a oportunidade de ter acesso às tendências e novidades da área e conversas com profissionais experientes para melhorar a própria atuação.
As vantagens de participar de congressos na faculdade de Medicina
Você já deve imaginar que participar de congressos na faculdade de Medicina é extremamente vantajoso para a sua formação profissional. Porém, você realmente entende todos os benefícios de realizar essa atividade enquanto ainda está cursando a graduação? Continue a leitura e veja quais são os principais deles.
Criação de network com outros profissionais
Um dos grandes benefícios de participar de um congresso de Medicina é a oportunidade que você tem de networking com diversos profissionais da área. Isso porque, no congresso, vão profissionais de todo o país e, até mesmo, de outros países, quando se trata de um evento internacional.
Além disso, você vai encontrar desde estudantes de graduação até as maiores referências da área, tanto acadêmica quanto profissionalmente. Ou seja, essa é a grande oportunidade que você tem de conhecer muitas pessoas.
Você pode conversar com os conferencistas, autores de livros ou profissionais que atuam em setores e instituições nas quais deseja trabalhar. Pode aproveitar esse momento, ainda, para tirar dúvidas, conversar livremente com essas pessoas e conhecer mais sobre a prática médica e a trajetória profissional de quem você admira.
Não é incomum até mesmo receber propostas de grupos de pesquisa ou conhecer programas de residência nesses ambientes. Afinal, você conversa sobre os seus interesses com pesquisadores que podem te convidar para fazer parte da pesquisa que estão realizando.
Por fim, vale lembrar que esse também é o momento de trocar contatos e conhecer outros estudantes de Medicina. Você pode fazer amigos e conhecer pessoas que estão estudando em outras regiões do país, comparando os cursos, compartilhando experiências e trocando ideias sobre como superar as dificuldades e obstáculos que podem surgir ao longo do caminho.
Conhecimentos adquiridos
Outra grande vantagem de participar de congressos de Medicina é a quantidade de conhecimentos que você adquire nesses eventos. Afinal, você tem acesso a seminários e workshops que são capazes de agregar grande quantidade de informação e conhecimento valioso para a sua formação.
Alguns congressos oferecem, por exemplo, workshops e minicursos de pré-congresso. Ou seja, um dia antes do início oficial do evento, você já pode se matricular nessas atividades que têm como foco o desenvolvimento de competências na área, inclusive aquelas que você não aprende na sala de aula.
Podem ser técnicas novas e tendências ou até mesmo técnicas mais tradicionais, mas que são utilizadas por muitos profissionais. Com isso, você complementa o seu currículo e pode aprender muito mais do que imaginava.
Mas não são só os workshops e minicursos que permitem o desenvolvimento de competências e habilidades. Todos os eventos do congresso têm como foco a aprendizagem de quem apresenta e assiste às atividades.
Em uma conferência com um profissional da área, por exemplo, você pode aprender o que há de mais novo na Medicina, quais são os desafios que ele enfrenta ao longo da carreira e como se tornar um médico melhor. E você também pode aprender muito assistindo a apresentações de pesquisas de alunos de pós-graduação ou professores.
Eles mostram os resultados que estão obtendo e as conclusões preliminares. É também possível se interessar pela carreira acadêmica ao assistir à exposição de um pesquisador, por exemplo, tendo insights sobre metodologias e temas de pesquisa que podem ser desenvolvidos no futuro.
Melhoria do seu currículo
A Medicina é uma área extremamente concorrida, não é mesmo? Ao buscar um estágio extracurricular, residência, participar de uma liga ou outra atividade, você pode se ver diante de muitos alunos bastante competentes e capacitados. Dessa forma, buscar meios para enriquecer o seu currículo e se destacar é essencial se quiser aproveitar todas as oportunidades que a carreira médica pode oferecer.
O congresso é uma ótima forma de fazer isso! Isso porque dá para incluir o evento em seu currículo e mostrar aos recrutadores que você tem interesse nas atualizações da área e que busca constantemente novos conhecimentos. Além disso, participar de congressos em áreas diversas ajuda a mostrar que consegue integrar informações distintas e tem interesses diversos dentro da Medicina.
Vale destacar que, se você está participando de alguma atividade de pesquisa ou, até mesmo, de extensão, é possível apresentar a sua experiência no congresso. Você pode escrever resumos com as contribuições a achados da atividade que está realizando e, se aprovado, tem a oportunidade de apresentar ao longo do evento.
Isso é ainda mais enriquecedor tanto para o seu currículo quanto para a sua formação profissional. Afinal, quando apresenta em um congresso, mesmo durante a graduação, você recebe um certificado de ouvinte e outro de participante. Isso conta mais pontos em muitas das residências médicas do país e incrementa o seu currículo na hora de conseguir estágios ou aproveitar outras oportunidades.
Ajuda na identificação da área que você mais gosta
A Medicina tem diversas áreas diferentes nas quais você pode se especializar e trabalhar no futuro, não é mesmo? Clínica Geral, Cirurgia, Ginecologia, Urologia… São tantas que pode ser difícil escolher a que você mais gosta.
O congresso também pode ser um grande aliado nesse aspecto. Isso porque existem congressos de cada uma dessas áreas da Medicina, focando em cada um dos aspectos nos quais você pode se especializar. Dessa forma, ao frequentá-los, você pode experimentar, por alguns dias, o que é ser um especialista em cada uma dessas áreas.
No congresso, você conhece mais sobre a área de atuação, entende quais são os principais procedimentos realizados por esses profissionais, os desafios que eles enfrentam e as inovações. Com isso, pode ver o que desperta mais seu interesse e curiosidade, identificando aquelas áreas que combinam mais com a sua personalidade e rotina que deseja para a sua carreira.
Validade de atividade extracurricular
Durante a graduação, você precisa investir em uma série de atividades diferentes para complementar os créditos exigidos pela faculdade. É necessário realizar atividades extracurriculares que valem créditos ao longo do tempo, e a formatura só é autorizada quando isso é concluído.
Muitos alunos acabam não atentando para essa parte do currículo durante a graduação e, no final, atrasam a formatura por ainda não terem realizado as atividades extracurriculares mínimas. Também é comum que os estudantes fiquem muito sobrecarregados nos últimos semestres, uma vez que precisam concluir uma série de tarefas para garantir a colação de grau.
Saiba que o congresso pode ser um ótimo aliado nesse aspecto, eliminando créditos e evitando essas situações no final do curso. Isso porque a participação em congressos vale como atividades extracurriculares para o colegiado da sua faculdade. Isso significa que as horas que você passou no evento contam como créditos.
O congresso é uma atividade de formação. Dessa forma, você já pode ir eliminando esses créditos ao longo do curso e, com isso, garantir uma formatura tranquila, com todos os compromissos feitos antes mesmo do último semestre de faculdade.
Insumo para o currículo Lattes
Você já ouviu falar no currículo Lattes? Esse é um dos elementos mais importantes para quem quer ingressar na carreira acadêmica. Trata-se de uma plataforma na qual os pesquisadores inserem todas as informações acerca de suas pesquisas, artigos publicados, vínculos com instituições e atividades que participaram ou organizaram ao longo da sua carreira.
Mas, se você já ingressou na plataforma, pode perceber que o currículo Lattes de alunos de graduação é, muitas vezes, bastante curto. Afinal, faz pouco tempo que iniciaram sua trajetória acadêmica e, dessa forma, ainda não têm muitos elementos para serem inseridos.
O congresso pode virar o jogo nesse caso! É que um dos elementos que constam no currículo Lattes é, exatamente, a participação em eventos. Dessa forma, todo congresso do qual você participa pode ser incluído. Com isso, você enriquece o seu Lattes e ganha, inclusive, um diferencial competitivo, que pode ser importante tanto dentro quanto fora da carreira acadêmica.
Atualização das novidades da área
Manter-se atualizado é essencial para qualquer área de formação que você escolher. A ciência e a tecnologia, principalmente, estão avançando rapidamente, o que exige que os profissionais estejam sempre por dentro das novidades, buscando entender como incorporá-las às suas práticas e gerar valor para a instituição em que atuam.
Na Medicina, a situação é semelhante. Ela está em constante evolução desde que foi criada, o que faz com que seja necessário investir em formação continuada para que você se mantenha no mercado. E, mesmo sem ter terminado a graduação, pode ser essencial estar por dentro das inovações a fim de agregar valor à sua formação.
O congresso, nesse sentido, é um local privilegiado para que você entenda quais são as novidades da área. É nesse local que elas são lançadas, na maioria das vezes,, sendo apresentadas e discutidas ao longo dos eventos para que, só depois, integrem a prática médica.
Além disso, são nos congressos que as pesquisas de ponta são apresentadas. Sabe aquele estudo que revolucionou a área? Provavelmente, ele foi apresentado em um congresso antes mesmo de ser concluído. Dessa forma, quando você faz parte dos eventos, é capaz de conhecer as pesquisas que estão sendo desenvolvidas e acompanhar os seus resultados ao longo do tempo — quem sabe, pode até contribuir com a evolução do estudo de alguma forma.
Pontos na hora de entrar na residência
Por fim, vale lembrar que, após a formatura, você deve ingressar em uma residência. Afinal, é por meio dela que você inicia a sua carreira médica e começa a se especializar enquanto profissional. Porém, as residências são bastante competitivas. São poucas vagas, sobretudo quando se fala nas melhores do país, para muitos recém-formados tentando ingressar.
Esse é outro ponto no qual o congresso pode ser um grande aliado. A preparação para iniciar a residência deve começar desde os primeiros semestres do seu curso, envolvendo a busca por atividades que possam fornecer conhecimentos e, inclusive, pontos para que você ingresse nesse processo. E o congresso é um deles!
Caso você já tenha lido um edital de residência, pode perceber que muitas delas têm uma pontuação do currículo que faz toda a diferença na hora concorrer a uma vaga. E o congresso pode contar alguns pontos que podem ser o diferencial que você precisa para garantir a sua vaga.
Quais são os principais congressos de Medicina no Brasil?
Agora que você já sabe como funciona um congresso e todas as vantagens que pode obter ao participar desse tipo de atividade acadêmica, é hora de conhecer os principais congressos existentes no país. Vale lembrar que eles costumam ocorrer anualmente e, a cada ano, em uma cidade diferente.
Portanto, já escolha os que quer participar e fique atento às datas e prazos!
Congresso Brasileiro de Clínica Médica
Um dos principais congressos do Brasil é o Congresso Brasileiro de Clínica Médica (CBCM). Esse evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, tem como objetivo a discussão das novidades e atualizações da área, contando com as principais referências para ministrar palestras, conferências e outras atividades interativas com os participantes.
Em 2021, o CBCM ocorreu em formato híbrido, devido à pandemia de Covid-19. O momento presencial ocorreu em outubro, em Campinas/SP, e o congresso contou com diversas mesas redondas simultâneas sobre assuntos relevantes, como Nefrologia, uso de algoritmos na Medicina, fármacos, entre outros. Além disso, contou com simpósios com temas que são uma novidade na área, como pesquisa e até empreendedorismo na Clínica Médica.
Vale destacar que o Congresso Brasileiro de Clínica Médica ocorreu juntamente do 6º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. Ou seja, além de ter atividades relacionadas à clínica brasileira, os participantes tiveram acesso a palestras e conferências das principais referências em Urgência e Emergência do mundo.
Congresso Brasileiro de Patologia
O Congresso Brasileiro de Patologia (CBP) é um dos eventos mais importantes para discussão das doenças, casos clínicos e tratamentos na Medicina. Dessa forma, esse é um dos principais congressos aos quais você deve ficar atento durante e após a graduação.
Vale destacar que o CBP teve a sua última edição em 2019, em Fortaleza/CE. Essa foi uma das edições de maior sucesso, mas, devido à pandemia, o evento não ocorreu em 2020 e 2021. Em 2022 ele volta, programado para acontecer em junho, na cidade de Foz do Iguaçu/PR. O evento conta com parcerias de renome, como a Sociedade Latino Americana de Patologia (SLAP) e a Sociedade Brasileira de Citopatologia.
Congresso Médico Universitário
Por fim, quem disse que não existe congressos dedicados ao profissional que está em formação? Desde a década de 80, a Faculdade de Medicina da USP organiza um dos maiores congressos universitários do país, atraindo uma grande quantidade de estudantes das mais diversas instituições de ensino.
Ele é chamado, carinhosamente, de COMU, uma abreviação para Congresso Médico Universitário. A edição de 2021 foi a 40º e ocorreu na cidade de São Paulo/SP, com o tema “A descoberta do profissional do futuro“. Fique de olho nas novas edições e aproveite a oportunidade de trocar experiências com colegas que estão na graduação, assim como você.
Você descobriu a importância de participar de congresso na faculdade de Medicina e todos os benefícios que isso pode trazer para a sua carreira — e até crescimento pessoal? Também foi possível compreender melhor como funcionam esses eventos e conhecer quais são os principais que ocorrem no Brasil.
Portanto, agora é a hora de colocar a mão na massa. Pesquise sobre os congressos nas suas áreas de interesse e acompanhe as atualizações dos organizadores com frequência. Também vale conversar com os professores sobre essas atividades e pedir indicação de eventos. Dessa forma, você não perde nenhuma oportunidade.
Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar o congresso que pretende ir ou sua última experiência? Então, aproveite e deixe um comentário!