Como ter uma carreira médica de sucesso desde a escolha da faculdade?

Carreira médica
6 minutos para ler

Uma profissão com bastante reconhecimento na sociedade: fazer o curso de Medicina é o sonho de muita gente que busca trabalhar com prevenção, diagnóstico e tratamentos em saúde para salvar vidas. Apesar de ser um mercado promissor, é fundamental que o aluno escolha bem a faculdade para construir uma carreira médica de sucesso.

É que a formação adquirida na graduação vai fazer toda a diferença em sua trajetória, tanto na aquisição de conhecimento técnico e científico quanto na habilidade para lidar diretamente com os pacientes, oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade.

Se você quer se tornar um médico, precisa conferir as informações a seguir. Continue a leitura e entenda a importância de escolher uma instituição de ensino de referência para alcançar as melhores oportunidades, independentemente da especialidade que você seguir!

Como a escolha da faculdade interfere no sucesso da carreira médica?

Ao decidir pela carreira médica, o aluno precisa ter em mente que está optando por uma profissão que envolve grandes responsabilidades. Afinal, você vai lidar com a vida das pessoas, e qualquer erro pode ter graves consequências.

O que queremos dizer é que é preciso desenvolver as habilidades técnicas e ter uma boa bagagem de conhecimento para realizar os atendimentos e qualquer tipo de procedimento com qualidade e segurança. Além disso, é necessário ter consciência do papel do médico na sociedade, seguindo os princípios da profissão no dia a dia de trabalho.

Dessa forma, o primeiro passo para o estudante trilhar uma carreira médica de sucesso é escolher uma faculdade de Medicina de credibilidade. Com isso, você receberá uma formação completa para se destacar no mercado, atuando com excelência e ética.

O que observar para escolher uma boa faculdade de Medicina?

Entenda abaixo os critérios para você avaliar na instituição de ensino.

Confira se a instituição é reconhecida pelo MEC

O primeiro aspecto é se a faculdade tem autorização do Ministério da Educação (MEC) para funcionar e para oferecer o curso de Medicina. Com isso, você se certifica que o local passa por avaliações regulares, apontando as boas condições de infraestrutura, qualificação dos professores, entre outros fatores.

Além disso, o reconhecimento do órgão federal garante que o diploma do curso é válido em território nacional.

Pesquise o currículo dos professores

O aluno precisa verificar a qualificação dos professores da instituição. Verifique a titulação e produção acadêmica para saber se o corpo docente tem boa qualificação. É que isso vai se refletir na qualidade das aulas e do seu aprendizado de uma forma geral.

Conheça os laboratórios e instalações da faculdade 

Pesquise também como são os laboratórios e instalações da faculdade: você pode verificar as informações no site da instituição e agendar uma visita para ver de perto como é toda essa infraestrutura.

Esse é um ponto importante, visto a necessidade do aprendizado prático no curso de Medicina. É que a teoria, apesar de essencial, precisa ser vista na prática, e é por isso que a faculdade deve ter toda a estrutura e equipamentos para um ensino completo.

Veja ainda como são realizados os estágios em Medicina na instituição, verificando se há parcerias e como é o suporte que o aluno recebe nessa questão.

Analise a grade curricular

O último ponto diz respeito às matérias abordadas no curso de Medicina: analise a grade curricular para saber se os temas tratados estão atualizados, de acordo com as tendências que surgem nessa área. Veja, por exemplo, se existem disciplinas focadas na humanização do atendimento e em aspectos bioéticos da profissão.

O que mais é preciso para ter uma carreira médica de sucesso?

Para que a carreira médica seja ascendente, além de contar com uma formação de qualidade, é necessário ter foco em outros aspectos. Confira!

Dedique-se aos estudos

Mesmo que a faculdade seja de referência, é importante o seu comprometimento nos 6 anos da graduação. A grade curricular é extensa, complexa e, portanto, vai exigir dedicação. Tenha o hábito de estudar um pouco a cada dia para não deixar nenhum assunto para trás.

Além disso, forme grupos de estudo e mantenha um contato próximo com os professores para tirar todas as dúvidas.

Faça residência médica

Quando você termina a faculdade de Medicina, depois de fazer o registro no Conselho Regional de Medicina, pode começar a carreira médica como generalista. Contudo, para crescer na profissão, a dica é seguir uma especialidade.

Então, o ideal é continuar estudando depois da graduação, realizando a residência médica. Você vai ter um aprendizado prático em hospitais com médicos altamente qualificados e atender pacientes; e, para isso, recebe uma bolsa. Após concluir o programa, o residente se torna especialista da área que escolheu.

Trabalhe diferentes habilidades

O conhecimento técnico e científico é essencial, mas é necessário desenvolver algumas habilidades para crescer nessa carreira, como:

  • flexibilidade para trabalhar em diferentes locais, com pacientes de perfis variados;
  • resiliência para conseguir atuar em um ambiente repleto de pressão, expedientes longos e plantões exaustivos;
  • proatividade para antecipar cenários e pensar em soluções antes que problemas mais graves aconteçam;
  • bom relacionamento interpessoal para trabalhar de forma harmônica em equipe;
  • empatia para saber se colocar no lugar do paciente, entender suas queixas e, dessa forma, oferecer uma atenção integral.

Atualize-se

É necessário ainda entender que a Medicina é um campo dinâmico. Por isso, o médico precisa estudar constantemente para acompanhar as novidades da sua área. São técnicas, medicamentos e equipamentos que surgem a todo momento, melhorando diagnósticos, cirurgias e tratamentos. Um exemplo é a telemedicina, que é tendência no Brasil e no mundo.

Por isso, o profissional que quer se destacar deve acompanhar as publicações científicas de seu segmento, participar de grandes eventos, como congressos e simpósios, e fazer networking para ampliar sua rede de contatos, compartilhar conhecimento e experiência.

As perspectivas profissionais na carreira médica são animadoras. No entanto, para aproveitar bem as oportunidades e realizar um serviço de excelência, é necessário receber a melhor formação. Então, se pensa em fazer o vestibular na área, avalie bem as instituições de ensino.

Na Estácio você encontra um curso de Medicina que vai te ajudar a ter sucesso nessa profissão. Entre em contato com a nossa equipe e descubra os diferenciais da nossa faculdade!

CARREIRAS DA SAÚDE
Você também pode gostar

Deixe um comentário