Bolsa residência médica: quais os valores praticados

bolsa residencia medica
6 minutos para ler

A residência médica consiste em uma importante modalidade de ensino de pós-graduação, sendo que é específica para os médicos. Caso decidam fazer a especialização, eles têm direito a bolsa de residência médica. 

A bolsa é um benefício proporcionada pelo Governo Federal para incentivar a formação de especialistas do país e, assim, garantir a presença de bons profissionais para o povo brasileiro. Existem diversos tipos de residência, como pediatria, neurologia, radiologia e psiquiatria, entre outras. 

Se você tiver interesse em se especializar, vale a pena conhecer melhor a respeito das bolsas de residência oferecidas pelas instituições de ensino estaduais e federais, para conseguir usufruir do benefício e potencializar o seu aprendizado. Continue a leitura e saiba mais!

O que contempla uma bolsa de residência médica? 

Os médicos que foram aprovados em uma residência médica — sendo em uma instituição de ensino pública — têm o direito a receber uma remuneração mensal. Isso porque a bolsa é um direito dos residentes e está prevista na Lei. O intuito é ajudar o estudante a pagar os seus gastos pessoais e aqueles relacionados ao programa.

Além de cumprir com a carga horária indicada — sendo, no máximo, 50 horas semanais e um plantão de 24 horas —, os residentes são obrigados a descansar 6 horas após um plantão noturno de 12 horas. Ainda, precisam ter, pelo menos, um dia de folga na semana e trinta dias consecutivos de férias durante o ano. 

Quais são as melhores opções de bolsa de residência médica? 

Diversas instituições públicas oferecem bolsas de residência médica. É importante conhecê-las para escolher a melhor opção, de acordo com as suas necessidades, de modo que consiga satisfazer os seus anseios como profissional.

Veja, a seguir, as melhores opções!

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) 

A Unifesp conta com mais de 80 programas de residência médica, e os estudantes exercem suas funções no Hospital São Paulo. A instituição de ensino é uma das mais procuradas do estado, devido à qualidade no ensino e à produção científica. 

O estudante encontra especializações de dois a seis anos de duração. Além disso, ao decorrer dos estudos, ele tem contato direto com os pacientes, realiza procedimentos de baixa e alta complexidade, apresenta diagnósticos e encaminha o paciente para o profissional adequado. 

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 

A Unicamp é uma das universidades paulistas mais requisitadas, uma vez que conta com diversos complexos hospitalares e ambulatórios médicos, além de oferecer mais de 70 programas de residência e diversos cursos complementares. 

Para conseguir uma vaga, é preciso ser aprovado em três etapas: a prova objetiva, a prova prática e a entrevista. As especializações mais procuradas são Dermatologia, Neurocirurgia e Cirurgia Geral. 

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

A UFMS apresenta cerca de 20 programas de residência e conta o apoio de diversos profissionais, uma vez que eles ajudarão a todos os residentes. Assim, os acadêmicos conseguem estudar de maneira mais tranquila, já que, em caso de dúvidas ou dificuldades, terão alguém para ajudá-los. 

A Universidade utiliza o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, referência em procedimentos de elevada complexidade e doenças infectocontagiosas, como HIV. 

banner do ebook carreiras da saúde: conheça as possibilidades de cursos e profissões para essa área

Direcionado para o público do Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital conta com excelentes áreas de atendimento, como:

  • Centro Obstétrico;
  • CTIs Adulto e Pediátrico;
  • UTI Neonatal;
  • Ambulatórios de Especialidades;
  • Centro Cirúrgico;
  • Pronto Atendimento Médico;
  • Serviço de Radiologia e Hemodiálise;
  • Banco de Leite.

Os residentes conseguem ampliar, de forma significativa, o seu conhecimento, visto que a infraestrutura do local é excelente e oferece atendimento a casos de diferentes complexidades.

Para entrar na UFMS, é necessário realizar o processo seletivo da Associação Médica do Rio Grande do Sul e ser aprovado. 

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 

A UERJ é uma das melhores universidades do país, e oferece diversas vagas de residência médica. Os acadêmicos têm acesso ao Hospital Pedro Ernesto, já que o programa é associado à Faculdade de Ciências Médicas. 

Os residentes conseguem ter uma experiência satisfatória durante os estudos, já que a instituição oferece um suporte preparado para atender os seus alunos — e eles já saem prontos para o mercado de trabalho. 

Residência da UnB 

A residência médica oferecida pela Universidade de Brasília também é uma das melhores do país. O estudante conta com um ensino de qualidade, além de ajuda e orientação de profissionais especializados, tendo acesso a um hospital de alto padrão.  

Quem faz a residência médica da UnB tem acesso aos seguintes locais:

  • Hospital da Região Leste;
  • Hospital Brasília;
  • Hospital Universitário de Brasília;
  • Hospital de Apoio de Brasília;
  • Instituto Hospital de Base do Distrito Federal. 

Quais são os valores de uma bolsa de residência médica? 

A bolsa paga aos estudantes de Medicina e aos outros profissionais da saúde é de R$ 4.106. Esse valor foi estabelecido no dia 1 de janeiro de 2022 pelo Ministério da Educação, com o objetivo de garantir que os profissionais continuem estudando e aprofundando os seus conhecimentos. 

A bolsa ofertada é fundamental para o Sistema Único de Saúde, uma vez que contará com profissionais capacitados e preparados para atender às necessidades da população. É importante ressaltar que algumas instituições oferecem um valor acima do mencionado.

O Ministério da Educação é o órgão responsável pelo pagamento da bolsa. Assim, a remuneração não é um salário, mas um auxílio durante o tempo de estudo.

Sendo assim, o residente não apresenta nenhuma relação empregatícia com a instituição ou com o hospital, fazendo parte do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e sendo contribuinte individual — a mesma categoria dos empreendedores liberais e autônomos.

Portanto, eles devem contribuir para a Previdência Social, por meio do INSS. O pagamento é de 11% do valor recebido, podendo aumentar para 20% quando o hospital empregador for uma instituição beneficente de assistência social — devendo ser certificado pelo Ministério da Saúde. 

Como vimos, a bolsa de residência médica é um importante benefício oferecido pelo Ministério da Educação, já que contribui na continuação dos estudos. É válido conhecer as instituições que oferecem residência para escolher aquela que consiga contribuir em seu crescimento profissional. 

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para saber a diferença entre interno e residente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário