Confira a lista com os principais materiais do curso de Medicina

materiais do curso de medicina
6 minutos para ler

Sem dúvida, a Medicina é a carreira mais bem-sucedida da área da saúde e uma das mais promissoras do mundo do trabalho. No entanto, além da intensa dedicação aos estudos, quem decide entrar no ramo precisa se planejar para adquirir os materiais do curso de Medicina o quanto antes em sua graduação. Afinal, esses itens serão indispensáveis durante as aulas práticas.

Como não se tratam de materiais baratos, o ideal é se planejar financeiramente com antecedência para comprar o kit básico sem comprometer seu orçamento. Veja neste post a lista dos principais itens necessários e comece a se programar para adquiri-los!

Por que você deve escolher Medicina?

Antes de falarmos da lista em si, é interessante fazer uma breve contextualização do curso de Medicina para que você entenda por que essa graduação demanda um criterioso planejamento financeiro. Assim, fica mais fácil compreender que os gastos que você terá durante os anos da faculdade são, na verdade, um investimento em seu futuro.

Ou seja, não se trata de dinheiro jogado fora. Pelo contrário, estamos falando de uma profissão que, com certeza, trará retorno tanto do ponto de vista financeiro quanto em termos de realização profissional e pessoal, até porque essa sempre foi uma das carreiras mais estáveis do mercado de trabalho.

Devido à responsabilidade social da profissão (que não permite negligências), os salários são elevados e o reconhecimento profissional é garantido — sem falar que a demanda por médicos é constante, seja no setor público, seja no setor privado. As possibilidades de atuação também são enormes, principalmente se a gente considerar que existem diversas áreas da Medicina para o profissional atuar, todas elas com excelentes médias salariais.

O atendimento em clínicas e consultórios particulares é um dos setores mais requisitados, pois os profissionais têm mais flexibilidade para gerir a própria carreira. Mas isso não impede que um médico concilie o trabalho no setor privado com o atendimento em hospitais públicos, desde postos de saúde de bairro até grandes hospitalares.

Quais são os principais materiais do curso de Medicina?

Vamos agora à lista dos itens básicos que todo estudante de Medicina utilizará ao longo do curso.

Estetoscópio

É o material que melhor simboliza o curso de Medicina. Afinal, é comum associarmos esse item ao uniforme do profissional. De fato, os médicos estão sempre com o esteto no pescoço, de prontidão para o próximo atendimento. O aparelho permite ouvir sons vasculares, respiratórios, entre outros de qualquer parte do corpo humano.

Ele é composto por três partes fundamentais: a área auricular, os tubos que conduzem o som e o componente auscultatório. A lógica de funcionamento do esteto é bastante simples: a peça auscultatória entra em contato com o corpo do paciente e, então, o diafragma do equipamento capta os sons e os retransmite pelos tubos condutores praticamente sem perdas até os ouvidos do médico.

Por se tratar de um item tão simbólico da profissão, muitos estudantes acham que é preciso comprar o estetoscópio já no primeiro período. Mas, na verdade, não é preciso de tanta pressa. Dependendo da grade curricular do curso de Medicina, você não vai utilizá-los nos semestres iniciais do curso, somente a partir dos períodos que incluem aulas práticas.

Jaleco

Assim como o esteto, o jaleco também só será realmente necessário nas aulas práticas do curso. A dica mais importante em relação a esse material é a seguinte: compre pelo menos dois. Primeiramente, porque em um curso de Medicina é difícil conseguir tempo livre para lavar o jaleco entre uma aula e outra, sobretudo para quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Em segundo lugar, em algumas ocasiões a possibilidade de sujar o jaleco é maior, e você há de concordar que não é muito higiênico se apresentar aos pacientes com o uniforme sujo, certo? As aulas de laboratório são exemplos de situações em que a roupa suja com facilidade, pois os alunos lidarão com substâncias específicas, peças cadavéricas etc.

Já nas práticas de ambulatório, o contato com materiais que sujam o uniforme é muito menor. Inclusive, uma boa sugestão é investir em um jaleco de tecido melhor para usar durante o atendimento em ambulatório e outro mais em conta para “bater” durante as aulas laboratoriais.

Martelo de Buck MD

O martelo de Buck MD é um aparelho utilizado para exames de reflexos neurológicos, avaliando alterações de sensibilidade a partir de respostas cutâneas. Esse item é bastante minucioso, fabricado em marreta dupla e com uma das extremidades pontiagudas sobre a cabeça.

Tem ainda uma escova retrátil situada no interior da base do cabo. Por ser um equipamento que contém material perfurante, é preciso guardá-lo com cuidado e em locais apropriados para evitar acidentes.

Oxímetro

Esse aparelho serve para medir a quantidade de oxigênio que é transportada pelo sangue. O monitor do oxímero indica a porcentagem de hemoglobina arterial, sendo assim, é um item importantíssimo para os diagnósticos médicos. A queda na oxigenação, por exemplo, sobrecarrega o organismo e compromete o funcionamento cerebral.

As análises com esse aparelho são muito frequentes no caso de pacientes com doenças respiratórias, como insuficiência, embolia pulmonar e câncer de pulmão. Normalmente, pessoas com esse quadro clínico apresentam taxas de oxigenação sanguínea mais baixas do que o habitual.

Otoscópio

A função básica do otoscópio é avaliar as partes internas e externas do ouvido humano. A partir dessa análise, o médico diagnostica facilmente se há alguma anormalidade no tímpano e no canal auditivo de forma geral. Esse equipamento é fabricado de forma anatômica para que sua introdução seja confortável para todos os pacientes, sobretudo crianças. Basta trocar o espéculo introdutório a cada novo exame.

Como vimos, adquirir um kit com os materiais do curso de Medicina representa uma parte do investimento que todo aluno precisa fazer durante a graduação. Contudo, o retorno é certeiro, tendo em vista que se trata de uma das profissões mais bem pagas do mercado.

Para não comprometer sua renda, é importante planejar a compra com antecedência. Do mesmo modo, os estudantes deverão se organizar para adquirir os livros e apostilas que serão utilizados na faculdade.

Assim, é possível fazer o curso de forma mais tranquila e sem surpresas no orçamento. Lembre-se: estamos falando de seu futuro profissional, então cada passo deve ser muito bem calculado visando a uma carreira de sucesso.

Aproveite que está no clima e veja como o curso de Medicina da Estácio pode ajudar na busca pelo seu sonho!

CARREIRAS DA SAÚDEPowered by Rock Convert
Você também pode gostar