Matéria atrasada: descubra táticas para correr atrás do tempo

matéria atrasada
7 minutos para ler

Ter uma matéria atrasada não é o ideal, mas é algo que pode acontecer ao longo do curso superior. Até porque, imprevistos, dificuldades de conciliar trabalho e estudo, assuntos complexos, enfim, vários fatores podem nos deixar um pouco atrás do restante da turma.

Então, antes de tudo, tente se acalmar. Essa situação não é incomum e acompanha quase todos que tentam construir uma nova carreira. Ademais, com organização e comprometimento, o quadro é perfeitamente reversível.

Neste conteúdo, trouxemos técnicas e métodos de organização para lidar com matérias atrasadas. Continue a leitura e dê o primeiro passo para colocar o estudo em dia!

A dificuldade pode ser acompanhar a turma

matéria atrasada

A largada é refletir um pouco sobre o caminho que levou ao atraso das matérias. É que, ao entendermos a causa, temos mais chances de encontrar um medicamento.

Em muitos casos, o ponto central é acompanhar o ritmo das aulas e da turma. A questão se torna uma bola de neve, pois, quanto mais para trás, mais se perde a confiança nas próprias capacidades, afetando o desempenho.

A verdade é que, em um curso tão amplo como o superior, todos vamos ter algum calcanhar de Aquiles. Haverá sempre aquelas matérias que merecerão um esforço redobrado para alcançarmos um bom resultado.

Por isso, encare as dificuldades como um passo importante para preparar o início de carreira. A faculdade é justamente o momento para desenvolver competências e habilidades.

Melhores táticas para recuperar matéria atrasada

matéria atrasada

Entendendo as dificuldades, podemos pensar em um plano para atingir duas metas. A primeira é destinar mais tempo aos assuntos em que você tem dificuldades, e a segunda é tomar providências para entender e memorizar com mais qualidade.

Liste os assuntos e defina prioridades

O começo da recuperação é definir o objetivo. Por isso, elabore uma lista com todos os assuntos pendentes. Uma dica é criar 3 colunas em uma tabela:

  • estudar — assuntos pendentes;
  • estudando — em andamento;
  • estudado — finalizados.

Com isso, podemos fazer a gestão desse projeto com mais facilidade, movimentando as tarefas conforme o andamento. Também é importante grifar os assuntos que devem ser priorizados, seja pela dificuldade, seja pela importância para as avaliações.

Faça um plano de estudos

Sabendo o que estudar, planeje como você manterá o restante em dia e lidará com a matéria atrasada. É hora de montar um quadro de horários, considerando o seguinte:

  • revisar as anotações da aula no mesmo dia em que ela aconteceu;
  • ter horários de estudo fora da sala de aula;
  • estabelecer uma carga horária com a qual você consiga se comprometer;
  • usar os finais de semana para compensar a matéria atrasada.

Esse plano é mais conservador e baseia-se em usar a semana para não acumular matéria, deixando o final de semana para acompanhar a turma. 

Use o sistema de próximas ações

Alternativamente, podemos aplicar um dos conceitos de gestão de tarefas. O método GTD é uma ferramenta bastante utilizada no mundo corporativo, principalmente por executivos atarefados. Dele, você pode pegar a categoria de “próximas ações”.

A ideia é ter uma lista com tarefas para serem realizadas sempre que você tiver um tempo livre. Pode ser um horário entre as aulas, um espaço no almoço, o tempo no transporte público, entre outros.

Agrupe matérias complementares

Outra boa prática de organização é reunir matérias complementares para estudá-las no mesmo dia. O foco dessa técnica é facilitar o entendimento, mantendo o estudo dentro do mesmo contexto. Além disso, pode reduzir a carga de trabalho, se houver assuntos repetidos.

Seja mais participativo nas aulas

Solução de dúvidas, exemplos e explicações fazem parte da sala de aula. Esse feedback ajuda o professor a gerir o tempo e tornar a apresentação mais adequada ao perfil da turma. Afinal, se todos demonstram estar acompanhando, a tendência é que o ritmo se mantenha, pois retomar pontos seria cansativo para uma turma que já entendeu.

Se você for mais participativo na matéria atrasada, o professor saberá como lidar com a situação, mudando o jeito de explicar, contando experiências profissionais que ajudam a ilustrar o assunto, sugerindo leituras e indicando materiais.

Peça a coordenação para ser ouvinte

Outra solução, embora exija mais tempo disponível, é ir à coordenação do curso e verificar a possibilidade de assistir aulas como ouvinte. Por exemplo, se você ainda tem dúvidas sobre “Teoria Geral da Administração I” e está com dificuldades em “Teoria da Geral da Administração II”, tente negociar para rever as aulas do semestre anterior.

Logicamente, isso dependerá de um acordo com a faculdade, mas, como geralmente não há muitos alunos nessa condição, é possível que você consiga.

Técnicas de concentração e estudo

matéria atrasada

Para encerrar, reunimos as técnicas de estudo para aumentar a sua concentração, entendimento e memorização dos assuntos. Assim, com métodos mais eficientes, será mais fácil acompanhar a turma. Veja as 4 dicas a seguir!

Evite a curva do esquecimento

A curva do esquecimento é bastante utilizada em concursos públicos e facilita nossa capacidade de gerir grandes volumes de matérias pendentes. Nela, realizamos revisões dos materiais estudados nos dias e horários em que haveria perda do conteúdo, recuperando a informação. Os prazos são os seguintes:

  • dentro das primeiras 24 horas antes de dormir;
  • no dia seguinte;
  • 7 dias depois;
  • 30 dias depois.

As revisões são simples, bastando ler com atenção as suas anotações. Logo, com 10, 20 minutos por dia, você não deixa acumular mais matéria e, aos poucos, resolve as pendências.

Jogue o marca-texto fora

Nos estudos, métodos mais ativos geram melhores resultados do que os mais passivos. Daí que uma forma rápida e imediata de melhorar o desempenho é trocar marcações e grifos por anotações feitas a mão.

Tudo bem, você não precisa exatamente se desfazer do marca-texto, apenas siga o princípio de sempre privilegiar anotações, exercícios, mapas mentais e outras ferramentas mais ativas.

Organize um local de estudos

matéria atrasada

Para ajudar na concentração, prepare o seu lugar de estudos. Com isso, a repetição criará o hábito de estudar, além de ser mais fácil deixar celulares, televisores e outras distrações longe. Ah! Uma dica é usar a biblioteca da faculdade, onde existem regras para preservar o silêncio, e não haverá perturbações.

Crie grupos de estudos

matéria atrasada

Na faculdade, também é possível criar grupos de estudos. O sistema é bastante simples, cada um auxilia aos demais nas matérias que tem facilidade, tirando dúvidas, dando exemplos e explicando os conteúdos. Ao final, todos melhoram um pouco, e os membros se apoiam para que ninguém fique desmotivado

Com isso, você tem uma boa lista de ferramentas para se organizar e estudar melhor. Logo, aos poucos, vai recuperar o tempo perdido e acompanhar a sua turma.

Se quiser mais dicas para tornar o estudo eficiente, leia nosso conteúdo com 8 técnicas para melhorar a sua performance!

Você também pode gostar