Entenda como é possível ter sucesso em uma jornada dupla

jornada dupla
6 minutos para ler

Para ascender na carreira, não tem outro caminho: é necessário fazer um curso superior. Mas como conciliar os estudos e trabalho ao mesmo tempo? Como dar conta dessa jornada dupla? Sabemos que não é nada fácil cumprir essas duas obrigações. No entanto, é preciso ter em mente de que é um esforço que trará bons resultados.

Se você vive nessa correria ou deseja se programar para se dividir entre a graduação e seu emprego, então vai gostar do nosso post. Entenda melhor o que é essa jornada dupla e fique por dentro de dicas sobre o que fazer para ter sucesso nessa rotina!

O que é a jornada dupla? 

Para muitas pessoas, as 24 horas do dia parecem insuficientes para que consigam cumprir todos os compromissos sem deixar passar nada nem se estressar. Estamos falando de alunos que fazem a jornada dupla, ou seja, cursam a graduação, mas não podem deixar de trabalhar.

São pessoas que acordam bem cedo e dormem mais tarde e, desse modo, precisam buscar meios de se organizar para conciliar os horários e driblar o cansaço. Afinal, além do expediente de trabalho e das aulas, é necessário se preparar para as provas.

No Brasil, ter uma jornada dupla é uma realidade comum para muitos alunos. Para exemplificar, uma pesquisa do Ministério da Educação (MEC), de 2016, com estudantes entre 15 e 29 anos, apontou que 32,2% deles têm a rotina de conciliar trabalho e estudo.

Como contornar a jornada dupla e ter sucesso em sua rotina?

Se você já enfrenta ou vai enfrentar a jornada dupla, precisa conhecer as dicas abaixo para organizar melhor sua rotina. Confira!

Faça uma boa gestão do tempo

O relógio parece que anda mais rápido, mas você pode contornar isso com uma boa gestão de tempo. Com um pouquinho de planejamento e organização, é possível otimizar as horas do seu dia e dar conta de todas as obrigações. Nesse sentido, é importante:

  • elaborar um cronograma com as atividades que você precisa realizar por dia, delimitando o horário certo para cada uma delas;
  • definir quais são suas prioridades a fim de não perder prazos ou deixar a matéria acumular;
  • evitar procrastinar, ou seja, não fazer a tarefa de determinado horário, deixando-a para o dia seguinte;
  • manter-se bem longe das distrações, deixando o celular desligado no momento dos estudos, por exemplo.

Quando passar a fazer a gestão do seu dia, você vai realizar as atividades sem pressa ou estresse, porque foi feita uma programação para cada uma delas. O resultado é a melhora de seu rendimento e mais tempo para dedicar às leituras, exercícios e trabalhos da faculdade.

Otimize o tempo no transporte público

Se o seu tempo é curto, que tal aproveitar os períodos de deslocamento para colocar os estudos em dia? Como? Otimizando o momento em que utiliza o ônibus ou metrô. Em cada viagem, você consegue ler um capítulo ou fazer a revisão de um tópico.

Comece a se acostumar a aproveitar esses períodos para pôr em dia as atividades acadêmicas e fazer seu tempo render muito mais.

Aproveite os pequenos intervalos

Da mesma maneira que é possível utilizar os períodos em que passa no ônibus para dar conta da jornada dupla, vale a pena aproveitar outros intervalos que surgem no seu dia. Vamos supor que você tenha uma hora de almoço em seu trabalho. Nesse caso, pode fazer a refeição em 20 minutos e utilizar o tempo restante para as leituras e exercícios da graduação.

Se chegar mais cedo para trabalhar também pode utilizar os minutinhos extras para as atividades acadêmicas. Quando voltar para a casa, por exemplo, ainda dá tempo de estudar um capítulo da prova antes de dormir.

Tenha muito foco nas aulas

Sabemos que o conteúdo programático da graduação é puxado e exige que o aluno tenha atenção nas aulas. Dessa maneira, mesmo diante do cansaço da jornada dupla, procure ter foco nas aulas.

Anote os tópicos principais, participe das discussões e tire suas dúvidas com os professores. Com isso, vai ficar mais fácil estudar, pois você assimilou bem os assuntos. Mas também não se acanhe e seja um aluno protagonista, ou seja, tenha autonomia para correr atrás do conhecimento, que é tão importante para o seu sucesso nessa trajetória.

Outra dica é ter o contato dos colegas de classe e montar um grupo no WhatsApp para tirar as dúvidas que possam surgir sobre as matérias e também para facilitar a organização e o planejamento de trabalhos da faculdade em equipe.

Monte um ambiente de estudos em casa

Separe um cantinho no seu quarto ou em outro espaço da casa para reunir os materiais da graduação e ter um ambiente próprio para os estudos. Assim, caso deseje colocar as matérias em dia antes de dormir ou aos finais de semana, existe um local específico para isso.

Com essa organização, você não perde tempo procurando livros e anotações e também fica mais motivado a estudar. Porém, caso divida a casa com familiares ou colegas, peça a compreensão deles para não conversar ou fazer barulho nos momentos em que estiver estudando.

Cuide da sua saúde

Até agora falamos da importância do seu esforço e de ter disciplina para cumprir essa jornada dupla. Contudo, não descuide da sua saúde. É necessário dormir bem para relaxar a mente e o corpo, ou seja, não sacrifique as horas de sono para estudar. Isso porque você ficará mais cansado no dia seguinte, seu rendimento cairá e faltará motivação para terminar a faculdade.

É essencial ainda ter uma alimentação saudável e, se possível, separar um tempo também para a realização de atividade física. Por fim, aproveite ainda os momentos de lazer com a família e amigos pelo menos uma vez na semana.

Saiba que você é capaz de realizar essa jornada dupla. Mentalize que essa rotina corrida durará apenas alguns anos, e, quando conseguir o diploma, terá chances de concorrer a uma vaga com salários maiores. O seu sucesso profissional está em suas mãos!

Já que estamos pensando no futuro, confira também os passos práticos de como conquistar sua independência financeira!

Você também pode gostar