Jogos Digitais: 4 motivos para escolher estudar na Estácio

jogos digitais
7 minutos para ler

Você é do tipo que se amarra em jogos digitais, se interessa por programação, manda bem quando o assunto é tecnologia e, de quebra, está sempre acompanhando os lançamentos da indústria de games? Pois saiba que esse hobby pode render uma carreira de sucesso e permitir que você trabalhe com o que mais ama. Já pensou nessa possibilidade?

É exatamente para falar sobre isso que elaboramos este post explicando o tipo de formação necessária que você deve ter — isto é, a graduação em Jogos Digitais —, por que a Estácio sai na frente com a oferta desse curso e como está o mercado de trabalho no Brasil. Acompanhe e descubra mais sobre o assunto!

Afinal, o que se estuda em Jogos Digitais?

Não há muito mistério sobre o que se estuda em Jogos Digitais. Como o próprio nome do curso sugere, você aprende as etapas de desenvolvimento de um jogo — o que inclui o roteiro da saga, a construção de personagens, a programação dos comandos e das animações, a interface gráfica e a usabilidade dela em diferentes aparelhos (computador, smartphone, console, tablet, entre outros).

Essa formação o prepara para um setor que está em constante expansão. Tanto que, como aponta o levantamento feito pelas companhias norte-americanas Headway e Newzoo, a indústria de games já supera a musical e a de cinema juntas no quesito lucratividade. Além disso, a América Latina já é o quinto principal mercado para jogos digitais no mundo com cerca de 417 milhões de jogadores online. Bastante gente, não?

Como se isso não fosse o bastante, somente no Brasil esse setor alcançou faturamento de US$ 1,45 bilhão em 2018. Não é para menos que quem investe em uma graduação voltada para a área pode alcançar inúmeras oportunidades profissionais com bons salários e planos de carreira para atuar como programador, desenvolvedor ou animador de games.

Conheça o curso de Jogos Digitais da Estácio

O curso superior em Jogos Digitais da Estácio é do tipo tecnológico e tem uma duração de 5 semestres. Na prática, isso significa que ele tem duração reduzida se o compararmos a um bacharelado ou a uma licenciatura.

Além disso, outro diferencial dele é o foco no desenvolvimento das competências necessárias para que você comece a sua trajetória profissional mais rápido e seja capaz de atender às expectativas e às demandas do mercado (empresas de desenvolvimento de games, agências de publicidade, produtoras de audiovisual etc.).

Afinal, esse segmento está sempre se reinventando, buscando novas tendências e fazendo uso de novos meios tecnológicos complexos e multifacetados. É justamente por essa razão que a grade curricular traz muitas disciplinas e atividades práticas para que o aluno aprenda a programar, a criar interfaces e a produzir animações por meio de diferentes softwares, programas e plataformas.

Ou seja, desde que ingressa na faculdade, você tem esse contato contínuo com as tecnologias disponíveis e utilizadas em larga escala nessa indústria para experimentar e vivenciar aquilo que será a sua rotina quando se formar. Entre as principais matérias, há aquelas que tratam desde tecnologia da informação até conceitos de empreendedorismo. Algumas que podemos citar são:

  • Multimídia para Internet;
  • Modelagem para Jogos Digitais;
  • Fundamentos de Sistemas de Informação;
  • Inteligência Artificial Aplicada a Jogos Digitais;
  • Engenharia de Usabilidade;
  • Manipulação de Imagens Digitais;
  • Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional;
  • Roteiros e Personagens;
  • Cultura Empreendedora;
  • Computação em Nuvem;
  • Programação para Dispositivos Móveis.

No final da graduação, por sua vez, os estudantes têm a oportunidade de fazer um projeto prático para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e utilizá-lo para apresentá-lo às empresas do ramo, visando, assim, implementá-lo e comercializá-lo no mercado com elas.

4 vantagens para fazer o curso de Jogos Digitais da Estácio

Agora que você já está por dentro do que se estuda em Jogos Digitais e como é essa graduação na Estácio, está na hora de conferir alguns dos motivos para você se graduar com a gente. Isso porque quem quer estar qualificado para ter sucesso profissional não marca bobeira na hora de escolher a instituição de ensino. Por isso, fique atento!

1. Curso avaliado com nota 5 pelo MEC

Para começar, a graduação em Jogos Digitais foi avaliada com nota 5 pelo Ministério da Educação. Isto é, com a pontuação máxima que o órgão concede às instituições de ensino no Brasil e que leva em conta aspectos como: qualificação do corpo docente; infraestrutura; recursos didáticos disponíveis; desempenho dos estudantes no Enade etc. Portanto, esse resultado serve para mostrar o padrão de qualidade que a Estácio tem.

2. Excelente infraestrutura

Já que falamos de infraestrutura há pouco, não dá para deixar de citar que a faculdade conta com laboratórios temáticos exclusivos para os formandos em Jogos Digitais, como o de gamificação. Esse espaço simula a indústria de games e disponibiliza um grande e diversificado aparato de equipamentos para atividades práticas que visam desenvolvimento, experimentação e testagem de jogos.

3. Professores com experiência no ramo

Os professores, por sua vez, não só têm uma formação continuada (com mestrado e doutorado), como também contam com um grande envolvimento com a área que se traduz por meio dos anos de atuação no mercado e de projetos profissionais já desenvolvidos.

Vale reforçar ainda que os docentes adotam uma metodologia ativa de ensino durante as aulas. Ou seja, os alunos deixam de ser apenas ouvintes e espectadores e passam a ter protagonismo na aquisição de conhecimento e desenvolvimento de novas habilidades.

É por isso que há muitos estudos de caso que servem para fomentar debates e atividades que são desenvolvidas visando a criação do portfólio do aluno — que é um material muito importante para ele participar de processos seletivos e concorrer a vagas de estágio ou emprego em empresas de pequeno, médio e grande porte.

4. Participação em eventos do segmento

Fora o que já foi dito, a graduação em Jogos Digitais da Estácio tem outra grande vantagem: ela estimula a participação dos alunos em eventos temáticos — tanto nacionais quanto internacionais — focados em cultura digital. Isso sem falar, é claro, que a própria instituição promove competições, como é o caso do Desafio Top Games de Gestão e do Desafio Game Center, para que você aprofunde ainda mais o seu aprendizado.

Dessa forma, você tem a possibilidade de vivenciar mais experiências acadêmicas, praticar o networking, ter contato com profissionais ativos no mercado, se atualizar quanto às novas tecnologias que vão dominar a indústria de games e, inclusive, testar em primeira mão novos jogos que serão lançados para o grande público.

Depois de tudo o que explicamos sobre a formação em Jogos Digitais, certamente, a sua curiosidade para saber mais sobre essa graduação e quais são as formas de ingresso nela só aumentou.

Como você leu, a graduação em Jogos Digitais o prepara para um mercado que está aquecido e repleto de oportunidades de trabalho. Portanto, vale a pena fazer esse curso na Estácio para desfrutar de todas as vantagens que ela oferece para a sua formação e principalmente a sua qualificação profissional.

Por isso, não deixe para amanhã! Entre já em contato com a Estácio, tire suas dúvidas e saiba como se inscrever para o curso de Jogos Digitais!

Você também pode gostar