Início de carreira: 5 oportunidades que só uma boa universidade oferece

Início de carreira
6 minutos para ler

Já se foi o tempo em que apenas o ensino superior era suficiente para a inserção no mercado de trabalho. Dentro de uma sociedade cada vez mais competitiva e exigente, entra em cena a necessidade de iniciar uma imersão na carreira desde o início da graduação, seja qual for a profissão escolhida.

Diante de tantos desafios, ter um parceiro para a busca de experiências profissionais é um diferencial importante para conseguir trilhar o caminho com mais segurança. Afinal, com um currículo sem muitas experiências, fica bem mais difícil encontrar e se candidatar para qualquer tipo de oportunidade profissional.

Sendo assim, a gestão da carreira deve começar dentro da própria universidade. Neste post, você vai entender melhor o tamanho da responsabilidade da instituição de ensino, bem como descobrir quais programas e ações ela deve apresentar para ajudar seus alunos a construírem e desenvolverem suas próprias carreiras. Confira!

1. Mentoria

O processo de mentoria é um diferencial fundamental para aqueles que vivenciam o ambiente acadêmico pela primeira vez. Isso é importante porque, além de promover a troca de experiências entre professores, funcionários e estudantes de diferentes períodos do curso, o aluno também terá a oportunidade de esclarecer dúvidas pessoais e ter suporte para tomar decisões fundamentais sobre sua carreira.

Na Estácio, por exemplo, existe uma parceria com a plataforma Learn to Fly de autodesenvolvimento. Por meio dela, o aluno desfruta da oportunidade de realizar, gratuitamente, trilhas de desenvolvimento e propósito, construção de currículos, simulação de entrevistas e mentoria com os executivos voluntários da universidade.

Esses projetos também são essenciais para promover o acolhimento de calouros. Afinal, na vivência em grupo, é possível se integrar com o compartilhamento de informações bastante significativas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

2. Voluntariado

Muito além de uma ação solidária, as universidades que oferecem oportunidades e/ou exercem trabalho voluntário compreendem a importância do desenvolvimento das interações pessoais de seus alunos, da criatividade e experiência dentro de variados campos de trabalho.

Além disso, o trabalho voluntário também aumenta o nível de satisfação pessoal, auxilia na construção de novas relações e no aumento das redes de contato. Este é um ponto especialmente relevante para que está no início da carreira.

Além de criar campanhas e colaborar com várias instituições preocupadas em fazer o bem, a Estácio também se importa com o futuro de seus estudantes ao disponibilizar diversas ofertas de trabalho voluntário, tudo para enriquecer o currículo de alunos e ex-alunos. 

3. Eventos profissionais

Congressos, convenções, feiras, palestras, confraternizações e encontros são importantes para aprender bastante, conhecer pessoas influentes e até conquistar novas oportunidades profissionais. Por isso, é indispensável que a universidade informe e promova esses tipos de atividades dentro e fora do campus.

A Estácio, por exemplo, executa diversas ações regulares com o objetivo de enriquecer a experiência de seus estudantes. Conheça a seguir as principais delas:

Feira Virtual de Estágios e Empregos

A Feira Virtual de Estágios e Empregos é uma das maiores do país e acontece uma vez a cada semestre, contando com a participação de cerca de 30 empresas. Cada uma delas oferece oportunidades e cadastros de currículos, com média de 8 mil vagas por edição.

Guia de carreiras: Engenharias.Powered by Rock Convert

O principal diferencial desse evento é que ele é sempre aberto ao público, com duração de 24 horas por dia. Para se inscrever e participar, é necessário apenas ter acesso à internet.

Feiras presenciais em todas as unidades da Estácio

Cada unidade da Estácio se compromete a programar um dia do semestre para sua feira e convida as empresas ao seu redor para oferecerem oportunidades de desenvolvimento profissional aos alunos.

Mês da Carreira

O Mês da Carreira consiste em um período do ano marcado por palestras transmitidas online, com executivos e profissionais influentes. Eles abordam temas que são normalmente relevantes para o desenvolvimento da carreira dos alunos.

Durante esse período, a Estácio também oferece o Fórum Nacional de Carreiras, no qual é promovido um bate-papo mais informal com grandes nomes do mercado, discutindo as competências e os desafios para o desenvolvimento de carreira.

Pitch Estácio 

O Pitch consiste em uma ação estratégica para a carreira do aluno com utilização de metodologias ágeis. O objetivo é estimular o seu autoconhecimento, descobrir as suas fortalezas e se apresentar a outros profissionais do mercado.

Ao apresentar seus projetos e ideias, o estudante terá a oportunidade de receber feedbacks valiosos na hora e, assim, compreender quais competências precisam ser desenvolvidas. Por fim, é um encontro dinâmico e produtivo.

4. Estágio

Atualmente, a experiência profissional é um pré-requisito para qualquer pessoa que procura um emprego, ainda que seja o primeiro. Por isso, a Estácio oferece aos seus alunos o portal de vagas para estágios e empregos, com mais de 35 mil empresas cadastradas. Cerca de 45 mil alunos estagiam hoje graças às oportunidades disponíveis nessa plataforma.

Além dessa iniciativa, a Estácio investe em uma área corporativa que atua nacionalmente, desenvolvendo projetos, ações e eventos para o autoconhecimento dos alunos e seu amadurecimento profissional. Assim, eles podem se sentir mais confiantes ao passarem por processos seletivos.

5. Espaços de autodesenvolvimento

Um diferencial muito interessante para melhorar o desempenho estudantil no âmbito pessoal está no investimento de espaços de apoio e autoconhecimento. Eles são importantes para que o aluno não se sinta preso apenas ao conteúdo teórico das salas de aula, mas também saibam tirar proveito de suas próprias habilidades para saber como e onde atuar quando entrarem no mercado de trabalho.

A Estácio, por exemplo, fornece um acesso exclusivo para a CMOV, uma plataforma de desenvolvimento, para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer as suas competências, realizem simulações de entrevistas e construam um currículo mais atrativo.

Para complementar as práticas, o blog da Estácio também disponibiliza conteúdos sobre empreendedorismo, programas de trainee e estágios, seleções in loco, vídeos e infográficos com orientação para processos seletivos e desenvolvimento de competências. Tudo para manter o estudante focado e bem-informado.

Como você viu, a instituição de ensino superior exerce uma responsabilidade muito maior do que a de informar e educar, mas também pode (e deve!) auxiliar o aluno a fazer uma gestão do seu currículo e promover o networking para atender melhor as necessidades do mercado, aprimorando sua própria carreira.
Agora que você já sabe o que a Estácio é capaz de fazer por você, que tal conhecer nossos cursos e se inscrever para o vestibular? Estamos esperando a sua candidatura!

Calouro a bordoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar