Tipologia textual: confira os principais tipos e características
A tipologia textual é um assunto que precisa fazer parte do seu cronograma de estudos do ENEM. Além de ser um tema bastante cobrado, saber mais sobre ele permite que você aperfeiçoe outras habilidades que ajudarão na prova.
Entre elas, está a capacidade de interpretação de textos, que precisa ser usada em absolutamente todas as disciplinas para entender bem os enunciados.
Mas não se preocupe! Ainda que seja uma matéria um pouco extensa, é também fácil de ser compreendida. Afinal, os textos estão presentes em todos os momentos de nossa vida, inclusive quando nos comunicamos oralmente.
Agora, vamos ao que interessa: a seguir, descubra o que é tipologia textual e confira os principais tipos e características!
O que é tipologia textual?
A tipologia textual classifica as diferentes apresentações linguísticas de um texto. Por isso, pode ser chamada, também, de tipo textual ou modo textual.
Para separar os textos dentro das classificações tipológicas, são observados alguns fatores, como aspectos sintáticos, tempos verbais, relações lógicas entre as sentenças e objetivos de comunicação, entre outros. Ou seja, a estrutura que o texto apresenta e os recursos utilizados pelo autor para se expressar.
Parece complicado, mas você verá que está muito mais familiarizado com os tipos textuais do que imagina. Então, controle a ansiedade nos estudos, porque explicaremos melhor como isso funciona, a seguir!
Quais são os principais tipos textuais?
A tipologia textual é dividida em 5 estilos de texto. A classificação é feita de acordo com a estrutura, o objetivo e a finalidade. Veja só!
Textos narrativos
Os textos narrativos são aqueles que contam histórias. Dessa maneira, eles apresentam elementos essenciais a uma narrativa:
- enredo — como a história é contada;
- narrador — quem conta a história;
- personagens — quem faz parte da história;
- tempo — determina o momento em que a história é desenvolvida;
- espaço — local em que a história se passa.
Além disso, o texto narrativo tem uma estrutura específica, sendo dividido na seguinte ordem: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
Assim, no começo você descobre sobre o que é a história, depois vê essa trama se desenrolar, chega a um momento de clímax e descobre como ela termina. São exemplos de textos narrativos os contos, as fábulas, os romances e as crônicas.
Textos expositivos
Para conceituar, definir, comparar, enumerar e apresentar informações, é preciso escrever um texto expositivo. Ele tem sempre foco em um determinado assunto, e pode ser separado em duas classificações:
- texto informativo-expositivo — transmite informações claras e objetivas, sem julgamento de valor;
- texto expositivo argumentativo — além de expor o tema em questão, inclui a defesa da opinião do autor.
E o que incluir nos exemplos de textos expositivos? Seminários, palestras e entrevistas fazem parte da lista.
Textos dissertativos
No texto dissertativo, a intenção é defender uma ideia. Portanto, ele se baseia no desenvolvimento do assunto e na argumentação. A opinião pode ser dada, mas o objetivo é o de persuadir quem lê.
Esse texto se divide em introdução, desenvolvimento e conclusão, podendo ser classificado como:
- dissertação expositiva — com foco em alguma ideia ou tema, para apresentá-lo ao leitor;
- dissertação argumentativa — bastante persuasiva, usa argumentações e contra argumentações ao longo da escrita.
E quais são os principais exemplos de textos dissertativos? Essa é a tipologia textual predominante no editorial, mas também está presente em resenhas, artigos, monografias e ensaios.
Textos injuntivos
Um texto injuntivo nada mais é do que a indicação para a realização de algo — ou seja, a orientação, com verbos no imperativo, para explicar ou apresentar um método.
Esse é o tipo de texto que encontramos em regulamentos, propagandas, bulas de medicamentos, receitas culinárias e manuais de instruções.
Textos descritivos
Os textos descritivos têm como objetivo descrever algo: objeto, pessoa, local, acontecimento etc. Neles, são expostas impressões e observações, detalhando características e pormenores.
Ao longo das descrições, é fundamental utilizar adjetivos, comparações e verbos de ligação. Assim, a estrutura básica do texto se desenrola, sendo separada por introdução, desenvolvimento e conclusão.
Como exemplos de textos descritivos, temos diário, relatos, biografia e notícias. Além disso, a descrição pode ser feita de duas maneiras diferentes. A escolha deve ser feita de acordo com a finalidade do texto:
- na descrição objetiva, você realiza uma descrição denotativa ou realista sobre algo, sem qualquer juízo de valor;
- na descrição subjetiva, suas impressões pessoais estarão presentes, sendo obrigatório o uso conotativo da linguagem.
Quais são as diferenças entre tipos textuais e gêneros textuais?
Mas, afinal, quais são as diferenças entre tipologia textual e gêneros textuais? Embora todos os textos produzidos por nós ao longo da vida se encaixem e uma dessas duas categorias, existe uma determinação básica que mostra que eles não são iguais.
Como você viu, a tipologia textual diz respeito a textos com estruturas bastante específicas. Existem regras para desenvolvê-los, e todos precisam ser escritos conforme as normas gramaticais da Língua Portuguesa.
Os gêneros textuais, por outro lado, não se apegam a questões normativas. Na verdade, eles levam em conta quase que exclusivamente a finalidade do texto — ou seja, o que ele deve cumprir ao chegar até o leitor. Portanto, outros fatores precisam ser analisados para determiná-los: a situação de comunicação, o papel do ouvinte e o papel de quem produz.
Exemplos de tipologia textual podem se encaixar dentro dos gêneros textuais: o romance é um tipo de texto narrativo, que é uma tipologia textual, e pode ser um gênero textual à parte, a depender da forma como é analisado — mas o texto narrativo, de forma geral, não é um gênero, apenas um tipo.
Pronto! Agora, você sabe exatamente o que é tipologia textual e pode usar essas informações como ponto de partida para os seus estudos. Mas, se estiver com um pouco de dificuldade para assimilar os estudos e se organizar para as provas, saiba que pode contar com uma série de ferramentas online.
Uma delas é o ENEM Action da Estácio, um programa que tem tudo o que você precisa para se dar bem nessa prova tão importante para seu futuro acadêmico!