Posicionamento de marca em realities: tire suas curiosidades sobre o assunto!

Posicionamento de marca
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O Marketing é uma área superinteressante e cheia de detalhes que merecem atenção, especialmente para que os objetivos sejam realmente cumpridos. Aproveitando o tema, vamos falar do posicionamento de marca em realities e como essa estratégia funciona.

Os reality shows são um modelo de entretenimento famoso no mundo inteiro, que têm grande repercussão especialmente aqui no Brasil. Por isso, eles são grandes vitrines para empresas anunciarem seus produtos e serviços. Que tal ver alguns detalhes sobre o assunto? Acompanhe a leitura!

Quais são os aspectos positivos e negativos de patrocinar esse tipo de mídia?

Os reality shows mexem muito com o público. Acompanhar pessoas vivendo uma dinâmica diferente da vida real desperta a curiosidade das pessoas, ainda mais em situações extremas, como acontece nos realities de sobrevivência, ou “jogos” que são supervisionados 24 horas — que é o caso do Big Brother Brasil.

Nos últimos anos, a internet chegou para somar nesse contexto. Se antes a opção era assistir às edições dos programas pela TV ou até mesmo seguir o pay-per-view nos canais fechados, agora todo o mundo virtual dá ainda mais força para esse tipo de entretenimento. As redes sociais são um grande exemplo disso!

A movimentação é intensa durante a atração, sobretudo porque a visibilidade e o engajamento gerados são surpreendentes. É claro que nem todos os realities têm o mesmo resultado, mas não deixa de ser uma oportunidade de uma marca ficar no foco das atenções no momento.

O BBB, da Rede Globo, é um dos nomes mais fortes do mercado e consegue acumular muitos milhões de reais em patrocínio. Apesar da credibilidade da produção, todos os anos as marcas fazem uma grande aposta ao investir no jogo de confinamento dos brothers — que nem todas as vezes gera mídia positiva.

Por isso, a principal desvantagem é correr o risco de ter o nome da empresa associado a algo que pode não ser tão favorável. Isso, seja por conta da possibilidade de ter uma baixa audiência, seja por conta de alguma situação negativa que aconteça ao longo do programa.

Um exemplo é patrocinar uma prova em que a pessoa mais “odiada” da casa vence. A verdade é que sentimentos fortes surgem nesse tipo de programação, sendo os resultados como os de uma espécie de loteria. Apesar dos riscos, o retorno quase sempre é bom (ou ótimo), tanto que as empresas continuam investindo e lucrando com a ideia.

A exposição é muito grande e muitas pessoas passam a conhecer a marca. Quem já conhece também é impactado e o acesso aos canais tende a multiplicar exponencialmente. Sem falar que o próprio fato de ter conquistado espaço na publicidade desses programas já gera um valor de posicionamento da marca — considerando que essa é uma luta travada nos bastidores. Fechar o contrato significa estar no auge da exibição!

Como fazer o posicionamento de marca em realities?

A estratégia utilizada pelas empresas pode variar muito, de acordo com seus objetivos e também com as possibilidades que o reality show oferece. Muitas vezes, não há espaço além de colocar seu nome e produto nas telas. Se houver chance de propor diferentes ações, o segredo é ter uma ótima equipe por trás do planejamento para desenhar uma oferta comercial inteligente.

Quando a apresentação é elaborada, pensando nos valores da marca e nos desejos do público-alvo, as chances de sucesso são grandes. A missão é chamar a atenção de forma positiva, e não apenas mostrar serviços e produtos. Aliás, em muitos casos isso fica em segundo plano, já que o fortalecimento da imagem chega a ser mais importante do que falar diretamente do que é vendido.

Então, o responsável por essa tarefa deve ter a seguinte questão em mente a todo instante: como a marca deve ser reconhecida? Por exemplo, empresas ligadas à sustentabilidade normalmente usam essa causa para se posicionarem estrategicamente em prol da preservação do meio ambiente.

Um cuidado muito importante a ser tomado em todas as situações é manter um posicionamento coerente com todas as ações da marca. Passar uma imagem falsa é ameaçar toda a sua credibilidade, inclusive, a própria existência do negócio.

Qual é o papel da assessoria de redes sociais dos participantes?

Assim como as marcas se beneficiam da exposição, os participantes também entram em uma vitrine nacional (ou até internacional, em alguns casos). Logo, uma das preocupações de cada um deles antes de entrar para o reality show é montar uma assessoria para tomar conta da carreira nesse período. Os anônimos passam a ser conhecidos e as oportunidades de trabalho começam a aparecer.

Nesse contexto, uma prioridade deve ser a manutenção das redes sociais para contribuir com o engajamento do público. Sabemos que esses são recursos fundamentais no Marketing Digital e a verdade é que pessoas se tornam marcas no mundo virtual depois de participarem de um programa de sucesso.

Como o Marketing se relaciona com as estratégias de posicionamento?

O Marketing é a grande ferramenta de comunicação e vendas de uma empresa com o público. Isto é, as estratégias de posicionamento devem fazer parte do plano de Marketing, que ainda engloba aspectos como orçamento, projeções e outros canais de relacionamento que vão além da mídia em reality shows.

É como construir um plano de carreira para o negócio, explorando as chances de conexão com seu nicho. Os profissionais da área são os grandes responsáveis por fazer a diferença no mercado. Pensando na competitividade existente em todos os setores, esse é um meio de diferenciação para as marcas.

Montar uma campanha com um posicionamento bacana e de grande alcance é uma excelente oportunidade de se aproximar das pessoas, fortalecer a marca e, claro, impulsionar as vendas. Então, se você gosta dessa área, fazer uma faculdade de Marketing é o melhor caminho para adquirir toda a capacitação necessária.

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