O que um historiador faz? Entenda como funciona essa atuação
Você sabe o que um historiador faz? Entender a função desse profissional pode ser interessante para você que busca por uma carreira que pode proporcionar muitas oportunidades. Afinal, quem se forma em História tem um vasto campo de atuação, pois há várias especialidades nessa área.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para esclarecer as principais dúvidas sobre essa carreira e, assim, pode ajudá-lo a decidir se essa é a opção mais adequada. Confira!
O que faz um historiador?
O historiador é um profissional que estuda o passado humano em seus mais diversos âmbitos — social, econômico, cultural, cotidianos, entre outros. Além disso, ele analisa e interpreta os fatos de maneira crítica, com o objetivo de resgatar a memória da humanidade e aumentar o entendimento a respeito da condição dos seres vivos.
Assim, o seu trabalho se volta principalmente para a pesquisa de documentos, ou seja, gravações, manuscritos, fotos, objetos, impressões etc. Após fazer uma seleção, classificar, relacionar as informações colhidas e conferir autenticidade, observa a sua importância e significado para a compreensão dos acontecimentos.
Quais as principais áreas de atuação do historiador?
As principais áreas de atuação de um historiador são:
- Ensino: o profissional formado em História (licenciatura) se torna apto para dar aulas da matéria no ensino fundamental e médio, em instituições pública e privadas. Em relação ao ensino superior, poderá lecionar nos cursos de Arquitetura, História e Museologia, por exemplo;
- Gestão de arquivos: o profissional que escolhe esse ramo de atuação tem como responsabilidade realizar a gestão documental em arquivos públicos e privados, para assegurar a preservação desse patrimônio;
- Pesquisa: o historiador também é um pesquisador. Dessa forma, uma chance muito comum para o profissional é elaborar pesquisas, artigos e teses para instituições culturais, universidade e demais;
- Memória empresarial: o historiador, nesse caso, é contratado para cultivar a memória de uma empresa, fazendo a revisão e disponibilização de detalhes e relatos que englobam sua fundação, apresento-os em reportagens, livros, artigos e outros canais;
- Museus e órgãos de cultura: nesse sentido, o profissional pode trabalhar tanto em cargos administrativos quanto ter a função de organizações exposição e realizar o gerenciamento de acervos em museus, instituições, centros de memória, entre outros;
- Mídia: nesse ramo, o profissional pode prestar consultoria e trabalhar na produção de peças de teatro, televisão e cinema. Ele realiza pesquisas de época, fornece material audiovisual, colabora na construção dos roteiros etc.
Como é a demanda do mercado de trabalho de História?
Novos campos de trabalho têm surgido para o historiador. Isso porque nos últimos anos houve um aumento da procura de profissionais pelos órgãos públicos, empresas privadas e entidades de apoio à cultura, para o trabalho especialmente nos setores de resgate histórico e preservação do patrimônio.
Além disso, o historiador tem sido procurado por organizações interessadas na consultoria e pesquisa da trajetória de objetos antigos, que podem ser relançados de maneira mais próxima às expectativas dos consumidores.
Já as agências e operadoras de turismo buscam por historiadores para ajudar na elaboração de roteiros com foco em destinos culturais e históricos. Centros culturais e museus são outras opções de inserção no mercado de trabalho do profissional, que pode atuar na curadoria de exposições, organizações de eventos e promoção de cursos livres.
Em relação às editoras, o historiador pode exercer sua função por meio da criação de livros didáticos. Além disso, ele está apto para a produção de cinema, teatro e televisão. Desse modo, pode realizar pesquisas e épocas para novelas e filma, contribuir para o desenvolvimento de roteiro e auxiliar o material audiovisual em geral.
A média salarial de um historiador é de R$ 3.337,80 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais, mas esse valor pode variar de acordo com a região de atuação e o porte da instituição contratante.
Quais habilidades um historiador precisa ter?
Levando em conta as atividades exercidas e a rotina de emprego de um historiador, é importante que o profissional desenvolva algumas habilidades para que possa se destacar e encontrar as melhores oportunidades. Entre as principais podemos elencar:
- Curiosidade;
- Visão abrangente de diversos aspectos;
- Interpretação por meio de um viés crítico;
- Paciência;
- Organização;
- Gostar de ler;
- Postura de questionamento;
- Pesquisa;
- Imparcialidade.
Como ser um historiador?
A graduação em História dura, em média, quatro anos e está indicada para os estudantes que optam por pesquisar, analisar e discutir fatos do passado da humanidade, como sociedade, cultura, economia, cotidiano, entre outros temas, além de suas contextualizações e desdobramentos.
Nesse caso, é possível optar pela modalidade de licenciatura ou bacharelado, considerando que cada uma permite ao estudante atuar em áreas diferentes. Por exemplo, para trabalhar no ramo de ensino, a licenciatura é a indicada, tendo em vista que disponibiliza disciplinas como Psicologia da Educação, Didática etc. Já os alunos que estão em busca de se tornarem pesquisadores em História, o mais apropriado é escolher pela segunda modalidade.
Dessa forma, o curso vai ofertar um amplo leque de conhecimento. Assim, você terá a oportunidades de conhecer os mais variados períodos históricos das disciplinas de história antiga, moderna e contemporânea, entre outros conteúdos valiosos sobre fatos que nos trouxeram até aqui.
Em relação às diversas matérias que estão voltadas de forma exclusiva para quem opta pela licenciatura, podemos apontar:
- Inovação educacional;
- Pensamento científico;
- Metodologia do ensino de história;
- Práticas educativas em espaços não escolares.
Para garantir um bom preparo profissional, o ideal é contar com uma instituição de ensino experiente, com um corpo docente de qualidade e uma infraestrutura apropriada. Não é porque se trata de um curso mais teórico que a infraestrutura deixa de ser importante. Uma instituição de ensino de qualidade também proporciona aos estudantes a oportunidade de fazer intercâmbios e pesquisar assuntos de interesse no solo em que aconteceram.
Conseguiu entender melhor o que um historiador faz? Então, essa pode ser uma ótima oportunidade para você que têm interesse nos campos de atuação proporcionados pela formação de historiador. Ao contar com uma boa instituição de ensino e se dedicar aos estudos, é possível construir uma carreira de sucesso.
Gostou deste artigo? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de publicações interessantes sobre outros temas. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!