O que faz um filósofo? Veja se vale a pena se formar nessa área

Deus existe? Nosso universo é real? Há vida após a morte? Sabe o que um filósofo faz? Ele tenta responder a todas essas perguntas. São as mais simples, difíceis, complexas e que direcionam a humanidade a um caminho “bom, belo e justo”, parafraseando Platão.
Se você chegou até aqui é porque busca saber mais sobre o que um filósofo faz e como se tornar um. Sabia que você pode escolher Filosofia no ENEM?
Nesse curso, você vai aprender uma série de teorias que estão na base da sociedade, como acerca da ciência, economia, sociologia, política e tantas outras. Após a formatura, pode atuar como consultor, professor, escritor, palestrante e exercer atividades na área de pesquisa acadêmica.
Quer saber mais sobre o curso de Filosofia e o que um filósofo faz? Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
Afinal, o que é Filosofia?
Filosofia é um termo já conhecido por todos, mas, você já parou para pensar no que efetivamente significa essa palavra? Afinal, apesar de ser usada no dia a dia, nem todo mundo entende o que efetivamente ela quer dizer e o que essa área do conhecimento realmente estuda.
Filosofia, em sua definição, é a área dentro das Ciências Humanas que estuda o conhecimento, a existência e o sentido da vida. Parece abstrato e amplo, não é mesmo? Realmente é! Por isso, a Filosofia pode ser considerada a base de todo o conhecimento humano e, inclusive, da ciência.
Um filósofo estuda, por exemplo, o que é ética profissional e, até mesmo, os conceitos de ciência e conhecimento. Há diversos autores que discutem o que significam esses aspectos, o que é necessário para que uma disciplina seja considerada uma ciência e os tipos de ciência que existem.
Porém, há outras áreas da Filosofia que vão se dedicar mais ao estudo do ser humano, buscando entender qual é a razão da existência. “Ser ou não ser, eis a questão”: enfim, desde a antiguidade, filósofos discutem o que é ser humano em sua essência.
Além disso, a Filosofia também é a área que estuda propriedades da lógica, por exemplo. Há diversas regras lógicas que foram criadas e que, hoje, podem ser usadas nos mais diversos conceitos — inclusive na programação de computadores.
Portanto, como você pode perceber, a Filosofia é uma área de estudo extremamente ampla. Muitos dos pensadores mais famosos, como Immanuel Kant, Karl Marx, René Descartes, Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Michel Foucault e outros, eram filósofos. Durante o curso, você terá a opção de estudar conceitos e elementos relacionados a eles, lendo suas obras e entendendo a teoria de cada um.
Como é o curso de Filosofia?
Estudar Filosofia parece bem interessante, não é mesmo? E saiba que o curso também é! Em cada uma das matérias, você terá a oportunidade de aprender sobre determinados pensadores e debater com professores e colegas sobre as mais diversas teorias.
O curso de Filosofia tem duração média de 8 semestres, ou seja, ele pode ser feito em 4 anos. Ao longo desse tempo, você vai se deparar com uma série de conteúdos densos e interessantes sobre a humanidade, a criação de conceitos e o pensamento filosófico, desenvolvendo reflexividade e senso crítico.
Dessa forma, ao longo do curso de Filosofia, é possível aprender sobre as principais correntes filosóficas existentes, como Humanismo, Existencialismo, Estruturalismo, Teologia, Fenomenologia, entre outras.
Você também terá acesso a conhecimentos relacionados ao pensamento filosófico, como a lógica, metafísica e outros métodos de conhecimento. Por fim, vai mergulhar em conteúdos que a Filosofia ajudou a fundar, aprendendo os fundamentos de Psicologia, da Antropologia, da Sociologia e até da Política.
Afinal, todas essa áreas do conhecimento têm forte relação e, inclusive, bases na Filosofia.
Vale destacar que o curso é, em sua maior parte, teórico. Isso porque a Filosofia é uma área de desenvolvimento de grandes teorias, sendo que esse é um dos principais tipos de conhecimento que você vai adquirir nesse momento. Porém, você pode ter acesso a práticas, principalmente de ensino ou experiências de debate, uma vez que essas são atividades importantes para a profissão do filósofo.
Quais são os conteúdos das disciplinas do curso de Filosofia?
Em um curso de formação tão ampla, as disciplinas também são bastante diversificadas. Veja agora algumas das principais delas e entenda o que você vai aprender ao longo da graduação em Filosofia.
História da Filosofia
A Filosofia é uma área do conhecimento que nasceu na Antiguidade. Pode ser, inclusive, que ela seja uma das primeiras áreas do conhecimento a serem desenvolvidas pelo ser humano. Isso porque Sócrates, Aristóteles e Platão, por exemplo, eram filósofos.
Dessa forma, uma matéria importante — e que você terá acesso ao longo do curso — é a História da Filosofia. Nela, você vai aprender os fundamentos dessa disciplina e descobrir quais foram os percursores da Filosofia, bem como essa disciplina foi desenvolvida desde os primórdios até os dias atuais.
Ciência Política
Você sabia que a maioria dos conceitos da política e da justiça, por exemplo, vieram da Filosofia? Essa é a disciplina que trouxe a definição de política, justiça, democracia, poder e tantas outras noções importantes para o desenvolvimento da sociedade como ela é hoje.
Dessa forma, outro conteúdo que você vai estudar no curso de Filosofia é a Ciência Política. Você pode aprender a definição de cada um desses conceitos com base nos mais diversos autores que já pensaram sobre a política — e eles nem sempre concordam entre si. Logo, você também vai aprender mais sobre os diversos modelos políticos e teorias filosóficas acerca de cada um deles.
Teoria do Conhecimento
Outra coisa que nem todo mundo sabe é que a ciência, apesar de parecer, não é única. Ou seja, existem diversas visões sobre o que é ciência e o que torna um conhecimento científico ou não. E todas essas discussões vêm da Filosofia.
É por isso que outro elemento que você vai estudar ao longo da graduação em Filosofia é a Teoria do Conhecimento — ou melhor, as Teorias do Conhecimento. O curso dá a chance de você conhecer os mais diversos autores que definiram o que é conhecimento e ciência e qual é a proposta de cada um deles, de modo que você possa construir suas próprias percepções a respeito do assunto.
Educação
Um dos caminhos que um filósofo pode seguir após a formatura é o trabalho com Educação. Ou seja, esse profissional pode dar aulas em cursos, escolas e universidades, ensinando Filosofia Geral ou se especializando em determinados conceitos para ministrar disciplinas e cursos mais aprofundados.
É por isso que a Educação faz parte da grade curricular da Filosofia. Os alunos aprendem diversas matérias sobre Educação, como Didática, montagem de planos de aulas e outros. Dessa forma, entendem como se tornar grandes professores para ensinar nos mais diversos contextos no futuro.
Prática em Pesquisa
Outra atuação muito importante para o filósofo é a pesquisa. É por isso que uma das matérias da faculdade envolve teorias e práticas de Pesquisa em Filosofia — uma vez que essa é uma área do conhecimento bastante específica e, dessa forma, precisa ser desenvolvida a partir de conceitos muito particulares.
Nesse aspecto, você vai aprender quais são as principais práticas usadas para fazer pesquisa em Filosofia e como isso funciona. Também vai descobrir temáticas de pesquisa que são comuns na área, assim como metodologias que podem ser usadas.
E após a formatura, o que um filósofo faz?
Agora que você já sabe bastante sobre o curso de Filosofia e quais são os principais conteúdos que você vai aprender nesse contexto, é hora de entender mais sobre as áreas de atuação e atividades que podem ser desenvolvidas por um filósofo formado. Veja algumas das principais atividades!
Dar aulas em colégios e cursos
Uma área de atuação muito importante para o filósofo é a possibilidade de ministrar aulas em colégios e cursos. Isso porque a matéria de Filosofia é oferecida em diversas escolas como uma forma de ensinar o pensamento lógico e crítico aos estudantes e ajudá-los a entender melhor a sociedade na qual vivem e a humanidade como um todo.
Dessa forma, um filósofo pode ser a pessoa que vai atuar na formação desses jovens, apresentando as principais correntes filosóficas. Além disso, existem diversas escolas especializadas em cursos de Filosofia nas mais diversas áreas. Você também pode, após a formatura, tornar-se professor nessas instituições e, com isso, promover cursos e debates sobre autores de seu interesse.
Ser consultor em projetos
O filósofo é um profissional que se dedica à análise da existência humana e seus fundamentos. Dessa forma, ele pode atuar como consultor em diversos projetos, principalmente aqueles voltados para a mudança social, nos mais diferentes contextos. ONGs, órgãos públicos e até mesmo projetos mais pontuais podem se beneficiar da atuação de um filósofo.
Desenvolver pesquisas
O filósofo também pode atuar como pesquisador em instituições ou universidades. Isso porque ele é um profissional com grande capacidade de pensamento crítico e visão sistêmica, com acesso a muitas teorias e capacidade de organizar ideias de forma lógica. Ele é, portanto, um ótimo pesquisador!
Em universidades, geralmente, os filósofos escolhem autores ou áreas de seu interesse para pesquisar e, com isso, aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto e promover novas discussões. Já em outras instituições, os filósofos podem atuar juntamente a antropólogos e sociólogos, por exemplo, para fazer pesquisas sociais.
Escrever livros, artigos e ensaios
Os filósofos são, em sua maioria, grandes escritores. Afinal, ao longo da graduação, você tem acesso aos livros e artigos que mais influenciaram o pensamento do mundo moderno, o que abre seu horizonte para novas ideias e permite que você se torne uma pessoa mais criativa.
Dessa forma, depois da formatura, você pode investir na carreira de escritor. É possível, por exemplo, escrever livros teóricos que discutem determinadas teorias e maneiras de ver a vida. Porém, também é possível usar todas as competências desenvolvidas ao longo do curso para criar suas próprias teorias e lançar novas ideias — por que não?
Seguir carreira acadêmica
Por fim, outra atuação possível e, inclusive, muito comum para os filósofos é assumir o cargo de professor universitário. Afinal, esses profissionais podem se especializar, investindo em mestrados, doutorados e pós-graduações na área e, com isso, adquirir conhecimento profundo em um determinado assunto. Com isso, a carreira de professor universitário se abre como uma ótima possibilidade para os filósofos.
Como é a demanda do mercado de trabalho para o filósofo?
O filósofo é um profissional bastante especializado e diferenciado, sendo que a sua atuação pode ocorrer nos mais diversos contextos. Dessa forma, existe mercado de atuação para esse profissional, principalmente quando ele é capaz de unir a Filosofia a outros tipos de conteúdos para agregar valor ao mercado.
Como professor, sempre é possível encontrar vagas em escolas, universidades e cursos. Além disso, quando você tem um mindset empreendedor, também pode fundar a sua própria escola de Filosofia ou iniciar um curso, abrindo portas para que as pessoas que se interessam pelo assunto possam ter um espaço de aquisição de conhecimento e discussão.
Porém, o filósofo pode atuar em vários projetos. Ao se unir com outros profissionais, você tem a chance de iniciar projetos de mudança social real dentro da sua região ou em qualquer outro lugar do mundo. O filósofo tem uma ótima capacidade de discussão e diálogo, sendo um profissional indicado para realizar essas atividades.
Vale destacar que há espaço para a Filosofia, inclusive, no mundo da tecnologia. Todos sabemos como ela está impactando a realidade e a sociedade, e o filósofo é um profissional extremamente importante para realizar discussões nesse aspecto. Ele pode ser contratado por empresas do setor para pensar em como levar a inovação de forma a causar impactos positivos na vida das pessoas, por exemplo.
Com este artigo, você descobriu o que um filósofo faz, como é o mercado de trabalho para esse profissional e, inclusive, como é a graduação na área — a faculdade de Filosofia Estácio, inclusive, é assim. Então, pode ter certeza de que, se escolher essa profissão, você vai se surpreender com a quantidade de conhecimento e possibilidades de enxergar e intervir no mundo.
Gostou do artigo? Ajudou você a entender mais sobre essa área de atuação? Então, compartilhe nas suas redes sociais e propague a informação. Acesse também o nosso Guia de Carreiras!