DESAFIO EXPERIÊNCIA ESTÁCIO: A HISTÓRIA DO SAMBA DE RODA

2 minutos para ler

O samba de roda foi criado na Bahia, mais precisamente no Recôncavo Baiano. Mas as curiosidades não acabaram por aí, já que o samba de roda é um gênero musical cheio de nuances, que vamos explorar mais por aqui.

Por mais que o samba urbano tenha sido criado no Rio de Janeiro, o samba de roda é da Bahia. Ele surgiu no século XVII, originário das danças e expressões culturais dos escravos africanos da região.

Banner do ebook manual de organização de rotina para quem estuda e trabalha

No samba de roda, várias pessoas se reúnem para realizar manifestações artísticas em círculo para cantar, tocar e dançar. Outra diferença está no canto. O samba de roda tem um canto coletivo, associado à música africana.

E para não ter dúvidas sobre a importância dessa resistência cultural, em 2005 o samba de roda foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Aqui na Estácio, o samba tem uma importância especial. Isso porque, em parceria com o Dudu Pagodinho, criamos a Rádio Samba, a primeira rádio dedicada ao samba do Brasil, que fica em um espaço dentro da faculdade e conta com a participação dos alunos no dia a dia.


Os temas são para lá de variados, passeando pela gastronomia, indo à literatura, mas todos têm algo em comum: o samba! Durante a programação, todos os componentes são envolvidos, como cantores, compositores, escritores, produtores, músicos, dançarinos, historiadores, cenógrafos, entre outros. Todos os conteúdos e produções audiovisuais são feitos pelos alunos dos cursos de cinema, jornalismo, publicidade, fotografia e produção de audiovisual da Estácio.

Você também pode gostar