Humanas ou Exatas: descubra qual área combina mais com você!

6 minutos para ler

Alguém já perguntou se você é de Humanas ou Exatas? Esse é um questionamento feito com frequência a jovens que estão se preparando para ingressar no ensino superior.

A pergunta se refere a duas das principais áreas do conhecimento, que englobam, cada uma, inúmeras opções de graduação. Assim, embora escolher um curso superior seja uma missão complexa, ela pode se tornar mais fácil se você souber com qual dessas áreas se identifica.

Neste post, você finalmente vai descobrir qual área combina mais com o seu perfil — Humanas ou Exatas. Por isso, continue a leitura e fique por dentro das informações que trouxemos sobre esses dois campos do conhecimento!

Ciências Exatas

Como o próprio nome indica, as Ciências Exatas têm, como base, o uso de cálculos para chegar a resultados exatos, tão precisos quanto possível. Por esse motivo, o ideal é que os estudantes dos cursos dessa área apresentem algumas habilidades e características. Conheça, a seguir, as principais delas.

Guia de carreiras: Engenharias.Powered by Rock Convert

Afinidade com números

Uma vez que os cursos incluem muitos cálculos, é imprescindível que o aluno tenha habilidade para lidar com números. Nesse sentido, aqueles que costumam se dar bem em disciplinas como Matemática, Física e Química levam alguma vantagem.

Porém, já que os números são uma parte integral do curso e da vida profissional de quem opta por esse ramo, vale ressaltar que, além da habilidade, o gosto pelos cálculos também é recomendado. Para quem realmente tem afinidade com a área de Exatas, os cálculos matemáticos não são obstáculos, mas sim desafios muito bem-vindos que deixam o cotidiano mais interessante.

Raciocínio lógico

O raciocínio lógico é, por definição, um processo mental que ajuda a solucionar problemas e chegar a conclusões. Logo, é importante notar que o estudante dos cursos de Exatas não podem ser pessoas que se limitam a memorizar conceitos. Eles precisam saber utilizar a lógica para, racionalmente, encontrar as respostas para as questões.

Capacidade analítica

Assim como o raciocínio lógico, a capacidade analítica é uma maneira de pensar. Quem apresenta essa habilidade consegue analisar fatos e situações detalhadamente, a fim de encontrar explicações para eles. Na área de Exatas, isso é fundamental para a observação de dados e o desenvolvimento de hipóteses, o que é importante para solucionar problemas.

Gostar de inovações

Muitos cursos de Ciências Exatas envolvem novas tecnologias. Por isso, é indicado que o estudante seja curioso em relação às inovações, buscando se manter atualizado sobre as principais tendências do mercado na sua área. Também é interessante que ele tenha certa criatividade para pensar em maneiras de inovar e, assim, contribuir para o progresso da sociedade.

Ciências Humanas

As Humanidades, como esse campo do conhecimento também é chamado, tratam da produção criativa humana, analisando a sociedade por meio de acontecimentos históricos e culturais. Desse modo, pode-se afirmar que as Ciências Humanas estudam o homem enquanto um ser social.

Em vista disso, os estudantes que seguem nessa área normalmente apresentam um perfil composto pelas características que veremos na sequência.

Gostar de leitura

Assim como os alunos dos cursos de Exatas devem ter afinidade com os números, os de Humanas precisam ter afinidade com a leitura. Isso porque as fontes de estudo encontram-se, em grande parte, na forma de escritos. Portanto, a leitura acaba por ser o ponto de partida na construção do conhecimento.

É importante lembrar que os cursos das Ciências Humanas incluem um grande volume de material para leitura e análise. Por essa razão, o ideal é que o estudante realmente goste dessa atividade e tenha disposição para realizá-la com frequência.

Capacidade de reflexão

Sem reflexão, a leitura é apenas um ato mecânico, que nada tem a acrescentar à formação do indivíduo. Para apresentar resultados, toda leitura precisa ser acompanhada por reflexões. Porém, não pense que todo mundo já entra na faculdade com essa característica consolidada. Na verdade, a tendência é que o senso crítico do estudante se desenvolva cada vez mais no decorrer do curso.

Gostar de pesquisa

É natural que reflexões levem a questionamentos. Essas questões, por sua vez, podem resultar em estudos que, a partir de pesquisas embasadas no método científico, buscam entender a sociedade e até contribuir para transformá-la.

Gostar de se atualizar

A humanidade e a sociedade estão em contínua transformação. Logo, aqueles que se dedicam a estudá-las não podem deixar de se atualizar para acompanhar e compreender essas mudanças. Isso inclui não só bastante leitura, mas principalmente uma observação crítica do meio em que o indivíduo está inserido.

A partir do momento em que você entende como é o perfil ideal para as áreas de Humanas e Exatas, já dá para ter uma boa noção de qual delas é a mais recomendada para o seu futuro, não? Com essa informação, é possível delimitar as opções de curso superior, dando um direcionamento melhor à sua escolha de carreira.

A seguir, conheça alguns dos cursos das Ciências Exatas:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Ciência da Computação;
  • Engenharias (Ambiental, Sanitária, Civil, da Computação, de Controle e Automação, de Petróleo, de Produção, de Telecomunicações, Elétrica, Mecânica, Química);
  • Logística;
  • Matemática;
  • Sistemas de Informação.

Agora, observe alguns exemplos de cursos das Ciências Humanas:

  • Administração;
  • Comunicação Social;
  • Direito;
  • Filosofia;
  • Geografia;
  • História;
  • Jornalismo;
  • Letras;
  • Pedagogia;
  • Psicologia;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Relações Internacionais;
  • Serviço Social;
  • Sociologia;
  • Teologia.

Para escolher qual carreira seguir, é fundamental buscar informações não só sobre as Ciências Exatas e Humanas, mas especialmente sobre cada curso que lhe desperte interesse. A princípio, alguns podem até parecer semelhantes, como é o caso da graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do curso de Sistemas de Informação. Entretanto, cada um tem suas particularidades que fazem diferença na vida acadêmica e profissional.

Portanto, reflita primeiro sobre qual área mais combina com a sua personalidade — Humanas ou Exatas — e, assim que conseguir tomar uma decisão, prossiga com pesquisas detalhadas sobre as graduações. Lembre-se de que estamos falando do seu futuro e que, para alcançar satisfação pessoal e profissional, é importante encontrar a carreira certa para você.

Então, gostou de conhecer mais sobre as Ciências Exatas e Humanas? Já conseguiu decidir qual delas é o caminho certo? O Rota das Carreiras pode ajudar você a escolher sua profissão! Acesse agora mesmo e teste o seu perfil profissional!

graduação de ExatasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar