Habilidades profissionais: 9 competências que o mercado espera de você

habilidades profissionais: equipe em escritório desenvolvendo suas habilidades
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O que as empresas esperam de um profissional? Quais características é preciso ter ou desenvolver para se destacar no mercado de trabalho?

Quem quer crescer na carreira deve estar atento não só ao currículo, ou seja, às competências técnicas, mas também àquelas relacionadas ao comportamento e relacionamento interpessoal.

Quer saber como estar mais bem preparado na hora de procurar um emprego? Então acompanhe nosso post e fique por dentro de 9 habilidades profissionais que você deve ter para se dar bem!

1. Inteligência emocional

É uma competência muito valorizada pelo mercado, pois o profissional que utiliza a inteligência emocional no trabalho sabe como ter equilíbrio para lidar com as pessoas e situações.

Dessa maneira, é alguém que consegue controlar os impulsos, ou seja, que pensa duas vezes antes de tomar uma decisão ou dar uma resposta. É, portanto, o indivíduo que mantém uma boa relação com os colegas, pois tem empatia e sabe se colocar no lugar do outro.

Além disso, profissionais que usam a inteligência emocional conseguem ter foco mesmo nos cenários de crise e têm habilidade para lidar bem com a frustração.

2. Flexibilidade

O mercado, em qualquer segmento de atuação, muda constantemente, por isso as empresas esperam que os profissionais acompanhem esse dinamismo. Quando se trata de áreas que lidam com tecnologia, essa questão ganha uma importância maior ainda.

As pessoas devem ser flexíveis e estar preparadas para trabalhar com novas ideias, técnicas, equipamentos ou projetos. Precisam, portanto, sair da zona de conforto e enfrentar desafios. Assim, as empresas sabem que podem contar com esse colaborador em diversas situações, porque ele não tem dificuldades para se adaptar.

A flexibilidade também é importante para que o profissional consiga ter um bom relacionamento com colegas, mesmo com aqueles que tenham personalidade e bagagem cultural diferentes da sua ou que sejam de outra geração.

3. Autoconfiança

A autoconfiança é uma das habilidades profissionais essenciais para quem quer alavancar a carreira. Muitas pessoas, mesmo com uma boa formação, ficam inseguras ao dar uma opinião ou participar de um projeto. Com essa postura, ela não consegue mostrar todo o seu potencial e acaba perdendo espaço no mercado.

Nesse caso, é fundamental ter autoconfiança. Para isso, faça uma reflexão sobre seus pontos fortes e conquistas, assim você consegue perceber que pode se destacar. Se for preciso, converse com amigos e familiares sobre suas qualidades profissionais para que você se sinta mais seguro.

Outro ponto importante é tentar não ser perfeccionista, ou seja, saber que os erros no trabalho são comuns e que com você não será diferente.

4. Capacidade de trabalhar em equipe

Tenha em mente que ninguém trabalha sozinho, por isso os profissionais devem saber como trabalhar em equipe. Dessa maneira, é preciso ter confiança nos colegas, ser empático, saber como apresentar ideias, como dar feedbacks construtivos e estar aberto para receber críticas.

É importante também estar disposto a aprender com os outros colaboradores e a ajudar o colega que esteja com alguma dificuldade.

5. Liderança

A liderança é uma das habilidades profissionais de quem sabe como tomar decisões, tem o perfil analítico para resolver problemas e consegue ter um bom relacionamento com a equipe.

Mas não estamos falando somente de pessoas com os cargos mais altos na empresa. Saber liderar é uma característica importante para todos os profissionais, pois diz respeito a estabelecer metas, assumir responsabilidades, reconhecer os erros, ter iniciativa e entusiasmo no trabalho.

O espírito de liderança vai destacar o colaborador e, assim, há mais chances de ele ser promovido e subir de cargo na empresa.

6. Boa comunicação

Para que o profissional possa ter um bom desempenho, ele precisa saber como se comunicar. Lembra que falamos do trabalho em equipe? Pois bem, agir de maneira cooperativa exige que a pessoa saiba como se expressar e como apresentar suas ideias.

Além disso, ter uma boa comunicação implica também saber escrever e-mails sem excessos e se portar em uma reunião da maneira correta. Está relacionada ainda em ter habilidade para dar e receber feedbacks.

7. Proatividade

Você precisa ser proativo no trabalho. Sabe o que isso significa? É uma competência de pessoas que se antecipam às situações, que tomam iniciativa e que realizam mais do que somente sua função.

São profissionais comprometidos, que planejam suas atividades e que inspiram os outros colegas, pois “vestem a camisa” da empresa. Além disso, ficam de olho nas tendências de sua área e, assim, conseguem inovar e agregar valor à organização.

8. Interesse em aprender

Seja no estágio ou após ser efetivado, o profissional não pode parar de estudar. É preciso ficar atento a revistas e sites da sua área, participar de grupos online e também de eventos — como palestras e workshops. Esteja aberto também para realizar novos cursos e ficar por dentro do que é novo em seu segmento de atuação.

Desse modo, você se mantém atualizado, valoriza seu currículo e fica mais preparado inclusive para novas oportunidades profissionais, já que mostra comprometimento com sua profissão.

Saiba que pessoas acomodadas não são bem-vistas pelas empresas, pois passam a imagem de que simplesmente “pararam no tempo” — e o que o mercado busca é justamente alguém que possa trazer novas ideias e inovar.

9. Criatividade

As empresas precisam se destacar dos concorrentes, por isso buscam profissionais criativos, ou seja, que saibam como “pensar fora da caixa” ou a partir de uma nova perspectiva.

Dessa maneira, é necessário colocar a cabeça para funcionar em busca de soluções para problemas ou para o desenvolvimento de um novo produto ou serviço. Para isso, fique de olho no mercado para conseguir identificar novos nichos e pensar de forma inovadora.

Viu só como você pode se preparar para o mercado de trabalho? Esteja atento às habilidades profissionais que as empresas valorizam e construa uma carreira de sucesso. Uma dica fundamental é investir em sua formação — com cursos de graduação e pós-graduação.

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