Grupo de estudos: saiba o que fazer ao montar o seu

grupo de estudos
6 minutos para ler

A faculdade é um período que, sem sombra de dúvidas, traz muitas mudanças para os estudantes. São diversas atividades no campus, as aulas teóricas e práticas, as experiências em laboratórios, o início da vida profissional por meio dos estágios e muito mais.

Não é para menos que muitos deles formam grupos de estudos para melhorar o desempenho acadêmico e, de quebra, ter mais autonomia, ser mais paciente, se tornar mais resiliente e desenvolver um maior senso de liderança (para delegar tarefas e atribuições aos demais).

Contudo, quem não está acostumado com essa estratégia de aprendizado costuma se questionar como fazer um grupo funcionar e ser realmente produtivo. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas infalíveis que vão ajudá-lo nessa missão. Confira!

Não exagere na quantidade de integrantes

A primeira delas é bem simples: não exagere na quantidade de integrantes. Tenha em mente que você está montando um grupo de estudos, não um time de futebol! O excesso de pessoas pode ter efeito negativo e acabar tornando os encontros em uma verdadeira bagunça.

Afinal, além de ser preciso um espaço grande para receber todo mundo, é provável que ocorram conversas paralelas, vários estudantes resolvam falar ou debater ao mesmo tempo, indivíduos fiquem entrando e saindo do ambiente, alguns alunos não acompanhem o ritmo dos demais e fiquem envergonhados de expor esse detalhe etc.

Isso tudo sem contar que quanto mais participantes houver, mais difícil fica combinar horários e dias para todos se reunirem. Portanto, o melhor a fazer é limitar o número de integrantes em, no máximo, seis.

Conheça antes o perfil dos estudantes

Além de apostar em uma quantidade reduzida de pessoas, aproveite para conhecer previamente o perfil dos outros alunos que você chamará para estudar em grupo. Isso pode parecer algo bobo a princípio, mas acredite: futuramente será de grande ajuda para todos os envolvidos.

O que explica isso é o fato de que saber de antemão em quais matérias eles têm mais afinidade ou dificuldade é uma tática bastante útil para balancear o grupo de estudos. Dessa forma, é possível garantir que, pelo menos, cada um dos participantes domine um tipo de conteúdo diferente, sendo capaz de tirar dúvidas, explicar temas mais complexos, resolver questões e auxiliar o aprendizado dos demais.

Defina dias e horários para estudar

Após bater o martelo sobre quem vai ou não participar do seu grupo de estudos e quais assuntos serão revisados e debatidos, é hora de definir os dias e os horários para todos se reunirem. Isso é importante porque nem todo mundo estará livre ao mesmo tempo.

Alguns têm encontros com a família, outros fazem cursos (de línguas, programas de edição, teatro, informática etc.), há quem já faça estágio e por aí vai. Logo, é preciso conciliar a agenda de toda a galera. Por essa razão, uma boa ideia é sugerir que os encontros sejam semanais e com duração de duas horas, no máximo.

quiz-descobrir-o-seu-perfil-empreendedorPowered by Rock Convert

Quanto ao dia específico, não há mistério: vai depender se, entre segunda e sexta, há algum dia em que ninguém tenha compromisso e possa se reunir com os demais. Em caso negativo, a solução é marcar os encontros no sábado ou no domingo, já que são dias de folga para a grande maioria das pessoas.

Monte um cronograma de atividades

Outra dica útil é montar um cronograma de atividades para otimizar o tempo das reuniões com os seus colegas e evitar que minutos preciosos delas sejam gastos não com o estudo, mas sim com discussões sobre o que deve ser visto ou não naquele dia.

Para isso, vale a pena fazer um checklist de assuntos de cada matéria e estudá-los de acordo com o nível de dificuldade que eles têm ou que os integrantes apresentam. Além disso, você pode montar listas de revisão e tira-dúvidas em períodos de prova para dar aquele gás no desempenho da turma.

Escolha um lugar tranquilo para o grupo de estudos

Uma quinta dica é ter cuidado com o local em que você pretende realizar o grupo de estudos. Cá entre nós: de nada adianta marcar com a sua turma em um parque, por exemplo, se o local sempre tem dezenas de pessoas conversando, escutando música, comendo ou realizando atividades físicas. Serão tantas distrações ao mesmo tempo que ficará difícil alguém se concentrar!

O ideal é optar por um lugar tranquilo, com iluminação e climatização adequadas, e de preferência com acesso à internet, já que vocês podem ter alguma dúvida, querer pesquisar algum assunto ou acessar um material virtual.

Por isso, aproveite a biblioteca da sua faculdade. Uma boa instituição de ensino superior, como é o caso da Estácio, conta não só com um grande acervo de livros, mas também com cabines individuais, salas para estudo em grupo e computadores disponíveis para uso.

Saiba lidar com as divergências

Por fim, mas não menos importante, é crucial saber lidar com as divergências que eventualmente vão rolar ao longo dos encontros. Basta lembrar que ninguém é igual a ninguém. As pessoas que estão ali têm visões de mundo diferentes, histórias de vida bem distintas e experiências únicas.

Logo, ao tratar de temas mais delicados e que demandam debates mais aprofundados, é natural que fulano discorde de beltrano, que por sua vez se opõe ao que sicrano comentou. Por isso, é preciso ter maturidade para saber ouvir o que o outro tem a dizer e, acima de tudo, respeito pelo próximo para não tornar um momento tão produtivo e de troca de vivências e conhecimentos em um campo de guerra.

Viu só como o grupo de estudos pode ser uma grande mão na roda no seu aprendizado e, consequentemente, no seu desempenho na faculdade? Isso sem falar, é claro, que é uma ótima oportunidade para estreitar os laços com os colegas, fazer amizades e começar a desenvolver o seu networking. Por isso, não marque bobeira e siga as nossas dicas sobre como organizar o seu próprio grupo!

Gostou do post? Então assine já a nossa newsletter para conferir outras dicas de como tornar sua experiência acadêmica cada vez mais proveitosa!

cronograma infalível de estudosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar