Vestibular social: saiba o que é e como funciona

Vestibular social: saiba o que é e como funciona
6 minutos para ler
Comece a estudar agora: aproveite grátis

Entrar na faculdade é o sonho de grande parte dos jovens brasileiros. Para isso, existem diversos meios e tipos de vestibulares que o estudante pode fazer para ingressar em um curso superior. 

O vestibular social é uma dessas formas de entrar na universidade e, hoje, apresentaremos as principais informações sobre esse meio, desde o seu conceito até como participar efetivamente. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema!

O que é vestibular social?

O vestibular social é um dos meios de ingressar no ensino superior e ocorre por meio de uma seleção, feita por algumas universidades, com a finalidade de inserir estudantes de baixa renda na faculdade. Para isso, oferece bolsas de até 100% para instituições particulares.

Sendo um programa de inclusão educacional, o vestibular social é destinado a aquelas pessoas que não têm condição de pagar por uma mensalidade integral.

Nesse sentido, qualquer estudante de baixa renda que ainda não tenha um diploma de ensino superior e tenha o patrimônio máximo compatível com o estabelecido pode participar do programa. 

O vestibular é realizado um pouco depois dos tradicionais e costuma ocorrer duas vezes por ano. Vale lembrar que, embora as vagas dos vestibulares sociais sejam muitas, eles não oferecem, necessariamente, vagas para todos os cursos.

Quem oferece o vestibular social?

Existem algumas instituições que oferecem o vestibular social. Porém, em sua maioria, o vestibular social é ofertado por universidades católicas, por exemplo, as PUCs de Goiás e de Campinas e a Católica de Petrópolis (UCP). 

Existem também outras instituições que disponibilizam o programa, como as Faculdades Integrais Hélio Alonso (Facha), a Faculdade Drummond e o Centro Universitário São Camilo.

Entretanto, a mais famosa e reconhecida das universidades que oferta o vestibular social é a Estácio. No ano anterior, por exemplo, a Estácio ofereceu a todos que fizeram a prova 30% de desconto em suas mensalidades, além de ofertar até 100% de desconto para os primeiros colocados.

Como funciona o vestibular social?

Para conseguir fazer parte do vestibular social é preciso entender que ele tem algumas fases. Veja, a seguir, quais são as etapas desse vestibular e como elas funcionam! 

Inscrição

A primeira etapa é a inscrição online. Basta preencher corretamente os campos dispostos no site, clicar em concluir e, em seguida, pagar o boleto. Assim, o candidato já estará pronto para realizar a próxima etapa. 

Prova

A segunda etapa é a prova. Todos os candidatos que concluíram a primeira fase poderão realizar a prova. Antes dessa etapa, é preciso se preparar para a realização do teste, assim como você se prepararia para o Enem.

Vestibular-online

Nesse sentido, é importante que você busque o edital do vestibular para entender quais são as matérias e conteúdos que podem cair nessa prova para, assim, conseguir passar para a próxima fase.

Entrega de documentos comprobatórios

Para aqueles que ficaram entre os primeiros colocados na prova, é preciso entregar a documentação comprobatória, mostrando que você está dentro dos requisitos do programa de inclusão educacional. Após isso, você seguirá para a próxima fase.

Visita e entrevista com o assistente social

Agora, seus documentos serão analisados por uma assistente social, e todos os candidatos poderão ser entrevistados e até receber uma visita. É assim que a faculdade escolherá quem realmente poderá iniciar o curso.

Quais são os critérios para participar do vestibular social?

Existem alguns critérios que você precisa seguir para poder fazer a inscrição no vestibular social. Porém, primeiramente, vale lembrar que não é porque você está dentro dos critérios que a vaga é automaticamente sua. Para decidir isso, existe o processo seletivo.

Confira quais são os parâmetros de inscrição a seguir:

  • o candidato precisa ter a renda per capita de, no máximo, R$1567,50 por pessoa na família ou um salário mínimo e meio, dependendo da faculdade; 
  • o estudante precisa ter concluído o ensino médio;
  • o aluno não pode ter ensino superior completo, ou seja, não pode ter feito e terminado um curso na faculdade; 
  • o candidato precisa morar em uma cidade que tenha a instituição escolhida ou optar pela modalidade EAD, disponibilizada por algumas faculdades;
  • se o aluno já realizou por algum tempo um curso pela faculdade escolhida, ele precisa ter trancado ou se desligado há mais de um ano.

Como participar do vestibular social?

Para poder participar do vestibular social é preciso seguir as etapas citadas nos tópicos anteriores. Por isso, comece fazendo a inscrição no site da instituição, preencha todas as informações e pague o boleto. 

Em seguida, é preciso conferir o edital do vestibular social da faculdade escolhida. Lá, além de mostrar as cidades nas quais o programa funciona, também é possível conferir as matérias e conteúdos que serão cobrados na prova. 

É importante se preparar bem para o teste, tendo em vista que é preciso ficar entre os 230 primeiros colocados para passar no programa. Por isso, separamos algumas breves dicas de como melhorar seus estudos:

  • prepare um ambiente de estudos — um que você use apenas para isso, que esteja bem organizado e limpo. Isso vai ajudar a manter o foco na hora de estudar
  • faça anotações — esse é um ótimo modo para fixar o conteúdo estudado, além de ser um bom jeito de revisar a matéria posteriormente;
  • use estratégias de estudo — existem diversas técnicas de estudo que podem auxiliar muito no seu aprendizado, por isso, vale pesquisar mais sobre isso na internet e em sites, adequando algumas ao seu processo de aprendizagem;
  • faça um cronograma de estudo — ele pode ajudar você a se organizar melhor, colocando as matérias mais importantes como prioridade e otimizando suas horas de estudo

Depois de tudo isso, você poderá realizar a prova com mais tranquilidade. Normalmente, é realizada aos sábados, entretanto, é importante sempre consultar a data no site oficial do vestibular social. 

Após a realização da prova, enquanto o resultado não sai, você pode ir separando os documentos que serão necessários para a matrícula. Assim, caso você passe, não precisará encontrar a documentação às pressas, correndo o risco de perder o prazo ou de não entregar algo.

Viu como o vestibular social pode ser um ótimo modo de entrar na faculdade? Com ele, alunos de baixa renda têm mais uma oportunidade de ingressar no tão sonhado curso superior e, assim, se desenvolver como profissional.

Gostou do artigo e está pronto para entrar na faculdade? Então saiba mais sobre os cursos da Estácio!

Banner do ebook aprenda a alavancar sua carreira e aumentar seu salário!
Você também pode gostar