Trabalho em equipe: como lidar com as diferenças?

Trabalho em equipe: como lidar com as diferenças?
6 minutos para ler

Em algum momento da faculdade, seja em atividades das disciplinas do curso, seja em atividades extracurriculares, você terá que fazer um trabalho em equipe Ele é fundamental para desenvolver habilidades socioemocionais, de liderança e reconhecimento de coletividade que serão úteis na vida profissional.

Contudo, para muitos estudantes, esse tipo de tarefa é um verdadeiro desafio. Afinal, ele reúne pessoas com diferentes personalidades em torno de um objetivo em comum. Logo, em alguns casos, há conflitos, insatisfações generalizadas, sobrecarga para alguns membros da equipe, má execução do trabalho etc.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas importantes para você tornar os grupos na faculdade uma experiência mais positiva e, principalmente, produtiva. Acompanhe!

Compreenda a diversidade

O primeiro passo para desenvolver um bom trabalho em equipe é compreender que você está lidando com pessoas com diferentes origens, comportamentos, personalidades, formas de pensar, entre outros. Portanto, não dá impor a sua “régua individual” de produtividade, familiaridade com o conteúdo ou conhecimento tecnológico.

O que é a sua realidade nem sempre é a mesma para o outro e vice-versa — e está tudo bem! O importante é encontrar os pontos positivos de cada pessoa, combinando-os para que a atuação conjunta da equipe tenha harmonia e que, por consequência, o resultado seja positivo.

Identifique as diferenças

Ao assimilar a diversidade da sua equipe, você consegue notar mais rapidamente quais são as diferenças de cada membro e como elas podem ser melhor aproveitadas. Por exemplo:

  • Se uma pessoa manda muito bem na oratória, por que não usar isso a favor do time, promovendo-a como o apresentador principal e/ou porta-voz da equipe?
  • Se outro estudante domina a língua portuguesa e gosta de escrever, por que ele não fica encarregado de revisar o trabalho escrito (como artigos e relatórios)?
  • Se você sabe sobre edição audiovisual, por que não usar essa habilidade para produzir apresentações que saiam da zona de conforto e surpreendam pela criatividade?

Busque uma comunicação eficaz

Trabalhos em grupo requerem comunicação eficaz e compartilhada. Afinal, quando as interações são, basicamente, de um membro com o outro, acaba ocorrendo o famoso disse-me-disse, que gera desorganização e até mesmo desentendimentos desnecessários.

Por isso, proponha que a equipe tenha um canal de comunicação oficial para concentrar todas as conversas sobre a atividade em um só lugar, de forma acessível e prática. É possível, por exemplo, montar um grupo no WhatsApp ou no Telegram.

Não resolva conflitos de cabeça quente

Divergências em grupo podem ocorrer a qualquer momento. Às vezes, por motivos banais, em outros, por questões mais sérias. Seja qual for o caso, o ideal é nunca sentar para conversar com os colegas se você se sentir estressado, com o humor alterado ou emocionalmente mal.

Isso porque o seu estado psicoemocional não só o deixa mais suscetível a brigas, como também afeta a sua forma de comunicar, a sua capacidade de argumentar e até mesmo a sua cognição (como raciocínio, memória, atenção etc.). O melhor a fazer é deixar a cabeça esfriar para você recuperar o seu autocontrole. Somente depois disso, você está apto a sanar problemas com o seu time.

Tenha empatia

Outra dica útil para fazer atividades em equipe é estimular a sua empatia. Ou seja, a sua capacidade de entender o outro, reconhecer as dificuldades como verdadeiras e ser capaz de validar a dor e as angústias que ele apresenta. Isso é muito importante porque, por mais planejada e organizada que a pessoa seja, todos somos seres humanos.

Infelizmente, estamos suscetíveis a contratempos, como acidentes ou problemas familiares, financeiros, psicoemocionais, de saúde, de moradia etc. Portanto, esses fatores podem afetar algum colega justo no período de produção do trabalho. Nessas situações, além de demonstrar apoio, avalie o que pode ser feito pelo resto da equipe para cobri-lo enquanto ele precisa se ausentar. 

Por exemplo, dar continuidade ao que ele já começou a fazer, ampliar o prazo de entrega dele ou, então, trocar as atividades internamente para que o amigo só comece a participar ativamente do projeto no futuro.

Foque na colaboração

Outro ponto necessário é o foco na colaboração entre os membros da equipe. Isso porque o trabalho pode ser sobre uma temática complexa, sobre a qual vocês não têm domínio e familiaridade. Portanto, em um cenário desses, não vale a pena cada um fazer a sua parte de maneira individual. A atividade pode acabar como uma verdadeira colcha de retalhos, prejudicando o rendimento acadêmico de todos.

Portanto, diante desse tipo de desafio, é importante que a equipe se una e proponha estratégias para aprender o tema, com apoio mútuo e fonte de estímulo para o colega se superar. Nesse caso, você pode propor rodas de estudo, compartilhamento de resumos, revisão conjunta, entre outros.

Delegue tarefas

Por fim, tente sempre delegar tarefas ao fazer um trabalho em grupo. O processo é simples, rápido e ajuda a otimizar o andamento da atividade. Vejamos como fazer isso na prática imaginando que o trabalho se trata de um seminário de uma matéria.

Nesse exemplo, o conteúdo pode ser dividido em tópicos considerando a quantidade de membros da equipe. Dessa forma, cada um se aprofunda em um tema, fazendo pesquisas sobre o segmento com o qual ficou e planejando as informações que serão apresentadas nos slides.

A partir disso, vocês podem estabelecer um prazo para essa etapa ser finalizada (como uma ou duas semanas antes da data do seminário). Após essa fase, utilize uma plataforma compartilhada para a criação de slides (como o Canva ou o Easil), em que um modelo de apresentação é escolhido e cada integrante do grupo insere, remotamente, a parte dele.

Como vimos, o trabalho em grupo não precisa ser uma dor de cabeça. Você pode melhorar o entrosamento da equipe e estimular o engajamento dos membros a partir dos passos que listamos. Portanto, comece a exercitar essas dicas para ter trabalhos com mais qualidade e que facilitem a sua relação com os seus colegas. Afinal, essa pode ser uma ótima forma para começar a fazer contato profissional e a construir o networking que ajudará na sua entrada no mercado!

Aproveite e conheça o Carreiras, iniciativa da Estácio para potencializar o seu desenvolvimento profissional!

Banner do ebook aprenda a alavancar sua carreira e aumentar seu salário!
Você também pode gostar