Entenda o que é procrastinação e como evitá-la

procrastinação
7 minutos para ler

Certamente, você já ouviu falar sobre procrastinação em algum momento da vida. Afinal, essa é uma palavra que se popularizou na mídia e ganhou a boca do povo. Muita gente assumiu que procrastina atividades acadêmicas, domésticas, do trabalho e, até mesmo, do âmbito pessoal.

Mas por que isso acontece e qual a razão para esse problema estar presente no cotidiano de tantos indivíduos?

Foi com essa pergunta em mente que preparamos um artigo para discutir a procrastinação e mostrar quais estratégias você pode adotar para lidar com ela e alcançar uma maior proatividade. Continue lendo e saiba mais!

O que é procrastinação?

Se você tem dúvida sobre o que é procrastinar, saiba que a resposta é relativamente simples. É o ato de a pessoa deixar para depois uma tarefa ou um compromisso que ela deveria cumprir de imediato. Esse adiamento é bastante variável, podendo levar desde simples minutos até longas semanas.

O grande X da questão envolvendo esse problema é que ele facilmente deixa de ser uma ação isolada e se torna um hábito corriqueiro, afetando todas as áreas da sua vida. Quando isso acontece, é comum ver pessoas tendo dificuldade para largar o costume e retornar ao que era antes. Entrando, assim, em um ciclo sem fim de procrastinar no modo automático.

Quais as causas da procrastinação?

As causas da procrastinação são bastante diversas. Para uma grande parcela das pessoas, ela surge por conta do acúmulo de afazeres (trabalho, faculdade, casa etc.) e do prazo curto para resolvê-los. Como resultado, algumas atividades são preteridas ou adiadas, mesmo que não seja a vontade desses indivíduos.

Para outras pessoas, a causa está relacionada à saúde mental. Isso porque há vários transtornos psicoemocionais que prejudicam e reduzem tanto a cognição quanto a disposição diária. Isso inclui capacidades como atenção, raciocínio, percepção e pensamento.

Dessa forma, o sujeito não consegue render como gostaria, ficando cansado física e mentalmente para lidar com as tarefas sob responsabilidade dele. Como exemplo de transtornos, podemos citar: 

  • Transtorno depressivo;
  • Transtorno de pânico;
  • Transtorno de ansiedade generalizada;
  • Transtorno de estresse agudo;
  • Transtorno de insônia.

Como a procrastinação pode prejudicar o dia a dia do estudante de Medicina?

A Medicina é um curso com uma carga grande de conteúdo, muitas atividades laboratoriais e diferentes projetos de extensão para complementar o que é aprendido no semestre. Diante de tudo isso, o estudante não pode dar brecha para a procrastinação, pois ela não vai apenas afetar o compromisso com os estudos.

Também dificulta o acompanhamento das matérias, o engajamento com as aulas, a vivência das oportunidades no campi e, acima de tudo, a imagem que você quer construir como futuro profissional da saúde.

Como não procrastinar? Siga estas dicas!

Neste tópico, você entenderá quais soluções ajudam a controlar ou mesmo evitar o hábito de procrastinar, desde decisões até afazeres. Tome nota delas!

Faça a gestão de produtividade

Realize uma gestão do tempo para ter mais produtividade na sua rotina. Essa é uma ação bem simples e prática. Basta montar um cronograma de atividades por dia. Assim, você consegue planejar sua semana sem deixar nada acumular e respeitando os demais compromissos que já tem.

Banner do ebook manual de organização de rotina para quem estuda e trabalha

Tenha metas praticáveis

Evite metas exageradas que são difíceis de se cumprir: por exemplo, ler mil páginas de um livro de Medicina em um dia. Isso só serve para desestimular e fortalecer a ideia equivocada de que você não consegue mudar para melhor.

Em vez disso, tenha metas praticáveis e que sejam pé no chão. Você pode ler, a cada dia, cerca de 50 páginas para se aprofundar nas matérias.

Não se enrole nem aumente um desafio

Ao se deparar com o impulso de procrastinar, resista a ele. É importante que você se dedique não só a iniciar, mas também a terminar a atividade que começou. Com o tempo, você tornará isso algo comum e aplicável a todas as esferas da sua vida.

Para tanto, há duas dicas extras: atue com um prazo estimado de realização para cada tarefa: por exemplo, terminar um projeto até às 16h. Isso contribui para que você não enrole uma vez aqui, outra ali.

A segunda sugestão é evitar dobrar o volume de afazeres só porque você finalizou mais rápido outra atividade. É importante dar um passo de cada vez, tanto para criar o hábito do comprometimento quanto para evitar a sobrecarga de trabalho.

Reserve momentos para si

Outra dica importante para não procrastinar é reservar momentos para si durante a semana. Períodos em que você não precise se preocupar com tarefas ou prazos, apenas relaxar, praticar algum hobby ou ficar no mais completo ócio. Isso ajuda a reduzir a preocupação e o estresse no cotidiano, dois fatores que causam desgaste mental e estimulam a procrastinação.

Quais tecnologias e ferramentas podem ajudar?

Na construção de uma rotina mais produtiva e proativa, é sempre útil contar com diferentes ferramentas que ajudam nesse processo e aumentam a sua motivação, todas disponíveis gratuitamente, como:

  • Asana;
  • Trello;
  • Calendário do Google;
  • Keep, também do Google.

Essas tecnologias são úteis para a sua organização pessoal, permitindo que você consiga otimizar os seus horários e tenha uma lista de prioridade para as tarefas. Fica mais fácil, também, estabelecer metas diárias de produtividade, gerar lembretes para compromissos futuros, entre outras ações.

Quais livros ajudam a aprender mais sobre procrastinação?

Além de tudo o que falamos, você pode investir na leitura como uma aliada para se aprofundar no significado de procrastinar, como lidar com a procrastinação e de que forma tornar a sua rotina mais produtiva e eficiente.

Isso, sem dúvidas, faz a diferença para quem cursa ou quer cursar Medicina. Nesse sentido, listamos algumas obras que abordam esses assuntos e serão ótimas escolhas para a sua lista de leitura. Confira:

  • O Fim da Procrastinação: Como Parar de Adiar o que Precisa Ser Feito;
  • Hábitos Atômicos: Um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos;
  • Foco: A Atenção e Seu Papel Fundamental Para o Sucesso;
  • Procrastinação: Faça Agora o que Você Queria Ter Feito Ano Passado;
  • O Poder do Foco: 8 chaves Para Ganhar Mais Tempo, Eliminar a Procrastinação e Ser Mais Produtivo;
  • Produtividade Para Quem Quer Tempo: Aprenda a Produzir Mais Sem Ter que Trabalhar Mais.

Vale lembrar que você consegue encontrar esses e outros títulos não apenas em edições físicas em bibliotecas e livrarias, mas também em formatos virtuais para ler em e-readers, smartphone ou notebook. Há diversos serviços de assinatura de livros com obras sobre essa temática. Por exemplo, o Skeelo, o Kindle Unlimeted, o UBook e o Google Play Livros.

Como você leu, a procrastinação é um problema compartilhado por muitas pessoas, por isso entre os estudantes não seria diferente. Porém, é um hábito que pode ser corrigido e até extinto com a adoção de algumas medidas que ajudam você a se organizar e planejar a sua rotina.

Aproveitando, conheça já o nosso plano de estudos para a faculdade de Medicina. Assim, você otimiza o aproveitamento das aulas e dá um gás no seu desempenho acadêmico!

Banner do ebook aprenda a alavancar sua carreira e aumentar seu salário!
Você também pode gostar

Deixe um comentário