Curso de Moda e Jogos Olímpicos: a influência no estilo dos atletas

Talento, expressividade, posicionamento e símbolo cultural: valores que representam tanto a moda como os esportes. Apesar de, à primeira vista, as duas áreas não pareçam relacionadas, elas têm muito em comum. Com uma nova edição dos Jogos Olímpicos em cena — e dessa vez na capital mundial da moda, Paris.
Desde os uniformes usados pelos representantes de cada país, as delegações carregam símbolos que transmitem valores e ideais de suas terras natais. A tecnologia necessária para garantir o alto desempenho dos atletas, por outro lado, é resultado de muito estudo de profissionais especialistas em moda esportiva.
Mas por que a moda e os Jogos Olímpicos trocam tanta influência? Quais as contribuições dos designers de moda para esse tipo de evento? É isso que você vai descobrir com esta leitura, na qual convidamos Felipe Eiras, professor do curso de Moda da Estácio, para enriquecer a nossa conversa. Vamos lá?
A importância da moda nos Jogos Olímpicos
Moda e esporte andam lado a lado e em eventos como os Jogos Olímpicos, o impacto desses dois elementos vai desde a criação de uniformes que combinam funcionalidade e estilo até o planejamento das vestimentas para cerimônias oficiais. Isso sem falar nos produtos vendidos para torcedores e fãs.
Por isso, além de criar peças que considerem o estilo visual, a funcionalidade, o conforto térmico, a resistência e a flexibilidade, também é preciso usar materiais sustentáveis e tecnológicos que ajudem no desempenho do atleta.
Há uma preocupação grande com a alta performance e hoje já é possível contar com tecidos que se adaptam aos mais variados corpos. Isso permite que a peça traga conforto e segurança independentemente do manequim do atleta ou da modalidade esportiva praticada.
A Moda nos Jogos Olímpicos também ocupa um espaço importante de representação e existe até mesmo uma exposição em Paris que discute essa relação. Cada uma das 300 peças expostas conta histórias de superação e um pouco do contexto de cada evento.
As habilidades desenvolvidas no curso
Durante a trajetória na faculdade de Moda, os estudantes vão aprender tudo sobre como criar e confeccionar peças de Moda de acordo com tendências de mercado e do próprio universo fashion.
Ao longo de sete semestres, eles terão contato com disciplinas como as listadas aqui:
- Design de Moda — focando em entender as relações entre a capacidade de criação e a usabilidade;
- Gestão de Negócios — para desenvolver a habilidade de empreender e gerenciar suas próprias empresas;
- Fotografia de Moda — a fim de entender melhor como os looks têm impactos visuais em diferentes ambientes e trabalhar a divulgação das suas criações;
- Anatomia e Biomecânica — para o entendimento sobre os movimentos naturais do corpo;
- Desenho — habilidade fundamental, principalmente para quem tem interesse na parte de criação de conceitos;
- Modelagem — entendendo quais cortes funcionam melhor com diferentes tipos de manequim;
- Costura — técnicas e recursos para permitir um bom design sem prejudicar a resistência e o visual das peças;
- Manipulação de Tecidos — identificando quais são os tecidos mais adequados a cada tipo de peça;
- História da Moda — fomentando o aprofundamento sobre as tendências passadas e sua influência no design contemporâneo;
- Expressão Criativa — para estimular os alunos a criarem sua voz única no mundo da moda, alinhando materiais, estilos e abordagens;
- Eventos — para entender como funcionam os desfiles e outros tipos de exibições, incluindo os objetivos e conceitos de cada um deles;
- Marketing — a fim de estimular a mente criativa para ações relacionadas às vendas e divulgações dos produtos ou serviços.
Assistir a todas essas aulas incentiva os estudantes a manterem-se atualizados com as novas tendências, bem como a compreenderem as principais demandas dos consumidores e das grandes marcas, e realizarem suas criações com foco em práticas sustentáveis.
As contribuições dos Designers de Moda nos Jogos Olímpicos
“Os trajes de abertura e encerramento são os mais significativos; são trajes mais elegantes.”, aponta Felipe Eiras. Contudo, não é fácil carregar tantos símbolos e elementos em um conjunto tão grande de peças, que inclui também objetos promocionais e que devem ser alinhados a uma estratégia de comunicação integrada.
Para isso, os Designers de Moda têm que buscar fontes de criatividade nas raízes de seus países. O professor de Moda da Estácio continua:
“As inspirações dos trajes são características nacionais, desde as cores das bandeiras, patriotismo, elementos de culturas, belezas naturais no uniforme, como exemplo temos os trajes dos EUA, França, Haiti e o Brasil.”
Este é o principal trabalho do especialista em Moda Esportiva para os Jogos Olímpicos: resgatar elementos culturais sem esquecer a modernidade e a funcionalidade dos trajes. Hoje, com as diferentes tecnologias em termos de tecido, corte e costura, há uma gama ainda maior de possibilidades.
Por isso, o recomendado é que o profissional de Moda construa uma boa base de referências para saber onde e como combinar esses elementos. Lembrando sempre que a criatividade é a capacidade de combinar, de forma inusitada, coisas já existentes para a formação de uma nova ideia.
As oportunidades de carreira
Todo o conhecimento e habilidades adquiridas durante o curso, alinhadas à atualização constante sobre as tendências de mercado, permite que o estudante saia da especialização bem-preparado para lidar com os principais tipos de demanda.
Veja algumas das oportunidades profissionais que você vai encontrar quando se formar no Curso de Moda com Foco em Esportes.
Design de Moda
O Designer de Moda é a pessoa que transforma todo o conhecimento adquirido ao longo do curso e das vivências na área em expressões criativas por meio das peças que ele desenvolve. É ele o responsável por elaborar conceitos, escolher os tecidos, definir quais são os cortes e todas as outras etapas que vão da concepção à produção das roupas.
Marketing de Moda
Trabalhando com Marketing de Moda, você vai poder participar do desenvolvimento de eventos, elaborar estratégias para posicionar a marca no mercado, analisar o encaixe de patrocinadores nas peças e fazer outras funções relacionadas à estética, sempre com foco no comercial.
Gestão Empresarial
Os profissionais da área de Gestão da Moda são os responsáveis por definir estratégias, metas e direcionamentos gerais para a marca. Eles tomam decisões para o alcance de sucesso a longo prazo, considerando aspectos sociais, econômicos e competitivos.
Produção Têxtil
Aqui, o profissional formado em Moda tem como foco a análise dos materiais que serão utilizados na confecção das peças, sempre com foco no desempenho, sustentabilidade e na transmissão dos valores visuais definidos na estratégia.
Modelagem
Transformar os designs em moldes tridimensionais e que vão se ajustar perfeitamente ao corpo faz parte do especialista que se dedica à modelagem. Isso é muito importante no marketing esportivo, considerando não só as necessidades dos atletas, mas o perfil do público que comprará os uniformes e demais peças.
Estilismo
O estilismo retrata a capacidade de combinar peças de roupas e acessórios, com o intuito de criar looks que representem toda a identidade visual do time. Ele focará sua rotina na concepção de looks e na unidade estética como um todo das peças.
Consultoria de Imagem
A consultoria de imagem no ramo dos esportes alia conforto, funcionalidade e expressão pessoal na hora de se exercitar ou torcer pela sua equipe favorita. O consultor consegue identificar quais são as necessidades dos indivíduos sem deixar de lado a expressão pessoal trazida pela Moda como um todo.
Pesquisa de Tendências
Por fim, quando o assunto é entender as tendências e projetar quais devem ser os estilos que cairão bem em um futuro próximo, o profissional capacitado em pesquisa é o mais indicado. Existem oportunidades de emprego para ele em diversas áreas, das pequenas lojas às grandes grifes esportivas, como Nike, Adidas e Puma, além de marcas de outros segmentos da Moda.
Boa parte do trabalho desse profissional é focar em como foram os feedbacks dos atletas e torcedores em relação às coleções passadas e analisar como o mercado se modificou durante o período de preparação para o próximo ano.
Vale reforçar que o profissional de moda é muito requisitado em empresas de grande porte, até mesmo de outros segmentos fora do esporte. Além disso, abrir seu próprio negócio também é uma boa opção, principalmente com o mercado aquecido atualmente.
Como você viu, o mundo da moda e dos esportes, principalmente nos Jogos Olímpicos, estão super conectados. Todos os trajes são pensados para representar a identidade de cada país, além de mostrar a cultura local para o mundo enquanto permite o melhor desempenho das delegações.
Se você quiser fazer parte desse espetáculo, saiba que o primeiro passo é fazer uma graduação em moda em uma boa instituição de ensino. Dessa forma, você terá bases sólidas para sair na frente no mercado e conquistar seu lugar entre as maiores marcas do mundo! Quem sabe não é você o estilista da próxima equipe brasileira a disputar o ouro?
Acesse a nossa página e conheça um pouco mais sobre o curso de Design de Moda oferecido pela Estácio!