Curso de Administração: confira tudo o que você precisa saber

Jovens mulheres conversam em ambiente corporativo enquanto olham para um tablet na mão de uma delas.
12 minutos para ler

Decidir fazer o curso de Administração é um passo muito importante. Principalmente, quando você está naquela expectativa para fazer o vestibular, entrar na faculdade e ter um diploma que o permita ter uma carreira estável e bem-sucedida — algo que, inclusive, é o grande desejo dos seus pais.

Porém, ao optar por uma área tão rica em possibilidades como essa, é normal que surjam algumas dúvidas sobre como se dá, na prática, a formação de um futuro administrador e quais são as perspectivas do mercado de trabalho. 

Por esse motivo, preparamos este post para responder aos seus questionamentos sobre o curso de Administração. Confira, a seguir!

O que é Administração e o que faz um administrador?

Administração refere-se ao processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos (como pessoas, finanças, tempo e tecnologia) para atingir objetivos organizacionais.

É uma disciplina que envolve a coordenação eficaz dos recursos disponíveis para alcançar metas específicas. O administrador, por sua vez, desempenha um papel crucial na gestão desses recursos e na coordenação das atividades organizacionais.

Suas funções podem variar dependendo do nível hierárquico da Administração, do tipo de organização e do contexto específico, mas costumam incluir:

  • planejamento;
  • organização;
  • direção;
  • controle.

Os administradores podem atuar em diferentes níveis dentro de uma organização, como estratégicos, táticos ou operacionais. Além disso, podem se especializar em áreas específicas, como finanças, recursos humanos, marketing, operações, entre outras.

A Administração é uma disciplina dinâmica, e os administradores precisam adaptar suas práticas às mudanças no ambiente de negócios, na tecnologia e em outros fatores que possam afetar a organização.

Afinal, ainda vale a pena cursar Administração? 

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm. Afinal, nos acostumamos a ver pessoas que não são formadas em Administração abrindo comércios ou até mesmo chegando a cargos de chefia ou direção em algumas companhias. Porém, não se deixe enganar. O resultado disso está longe de ser positivo! 

Dados recentes extraídos do relatório de sobrevivência das empresas elaborado pelo SEBRAE mostra que cerca de 21,6% das microempresas e 17% das empresas de pequeno porte fecham as portas antes de 5 anos de existência.

Sabe qual é o motivo constatado pelo instituto para o fracasso dessas organizações? A falta de profissionais que entendam sobre plano de negócios, legislação trabalhista, gestão de investimentos e recursos financeiros e afins. Ou seja, a ausência de administradores.

Portanto, graduar-se na área sempre valerá a pena, pois é essa a formação que o qualifica para comandar diferentes empreendimentos e garantir que eles tenham o retorno esperado em lucro, crescimento e expansão de negócios.

4 habilidades valorizadas na profissão

Agora que você sabe que vale a pena fazer um curso de Administração, veremos quais as 4 habilidades mais valorizadas nessa profissão. Confira!

1. Assertividade para tomadas de decisões

O bacharel em Administração deve ser muito assertivo. Afinal, suas decisões precisam ser seguras e firmes, sempre com o foco de passar confiança para a sua equipe.

Parte dessa característica vem dos aspectos pessoais de determinação e coragem, porém isso também pode ser desenvolvido ao longo do curso de Administração. 

2. Visão estratégica

A Administração pode ser aplicada em diversos segmentos da indústria, independentemente do momento em que cada instituição se encontra. 

Para que as funções sejam cumpridas da maneira que se é esperada, é fundamental que o administrador tenha uma visão macro (do todo) e estratégica sobre as decisões que serão necessárias. Isso é fundamental para que a empresa, ou setor, funcione da melhor forma possível.

Por isso, a resolução de problemas deve contar com uma ampla análise da real situação, considerando tudo o que está envolvido. Em contrapartida, é necessário ter foco no ponto principal da decisão e saber assumir riscos, quando necessário.

3. Senso de liderança

O senso de liderança precisa estar presente em diversos cargos dentro de uma empresa e possui grande influência nas muitas decisões que precisam ser tomadas diariamente. Como esperado, em algumas situações, uma pessoa pode precisar assumir para que o objetivo seja cumprido.

Os profissionais com esse senso bem desenvolvido acabam por ser mais autônomos e, por isso, conseguem otimizar (e muito) o seu tempo, delegando tarefas, por exemplo. Um outro aspecto positivo é que eles costumam trabalhar bem em equipe.

4. Busca pela inovação

Além das habilidades já citadas, uma pessoa que está pensando em fazer um curso de Administração deve sempre buscar pela inovação. Isso é essencial para administrar empresas, por exemplo, a fim de conseguir promover a evolução da instituição. 

Quais as diferentes formas de cursos de Administração, duração e custo?

Existem diversas formas de cursos de Administração, abrangendo desde cursos de nível técnico até programas de pós-graduação.

A duração e o custo podem variar significativamente, dependendo do tipo de curso, da instituição de ensino, do país e de outros fatores. O nível que podemos chamar de inicial nessa profissão é o Técnico em Administração. Na Estácio, esse curso é fornecido presencialmente com duração de 12 meses.

Quanto tempo dura m curso de Administração? No caso da graduação em Administração, você tem várias oportunidades e modelos de ensino distintos. Em todos os casos, o período é de 4 anos (8 semestres). Na Estácio temos as modalidades:

  • 100% presencial;
  • ao vivo;
  • semipresencial e;
  • totalmente digital, na modalidade EAD.

E quanto custa o curso de Administração? Ele pode variar muito de acordo com o nível do curso (técnico ou graduação), bem como a modalidade. Na Estácio, o curso técnico de Administração nessa área parte de, aproximadamente, R$ 250,00*.

O curso com maior valor de mensalidade, consequentemente, será o 100% presencial. Afinal, nesse caso, o aluno terá acesso a toda a estrutura da instituição de ensino, incluindo professores, laboratórios, biblioteca e outros elementos que mencionaremos em outro tópico deste artigo. Além disso, a localidade do polo afeta o preço final.

Para visualizar o valor exato para sua localidade e modalidade de interesse, consulte a página de inscrição do curso.

* Sujeito a alterações

Entenda mais sobre o mercado de trabalho em Administração

O profissional formado em um curso de Administração pode atuar, basicamente, em qualquer local. Isso se explica porque tanto organizações públicas quanto privadas, independentemente de qual seja o porte delas, lidam com gestão de orçamento, funcionários, serviços, logística etc. 

Ou seja, é um mercado que tem muitas alternativas de trabalho. Além disso, o administrador pode dividir a carreira dele em diversos segmentos, como:

Gestão de Recursos Humanos

Ramo que controla os processos de recrutamento e seleção das empresas, realiza treinamento de funcionários, define programas de incentivo para colaboradores, cuida de questões sindicais etc.

Planejamento do orçamento público

Esse é o ramo de atividade voltado para o poder Legislativo. Assim, sendo responsável por estabelecer, controlar e fiscalizar o uso do orçamento disponível para prefeituras, secretarias, pastas do Governo etc.

Comércio exterior

Ramo em que administradores ficam a cargo de fechar negócios internacionais com parceiros, fornecedores e consumidores finais em outros países. Dessa forma, assegurando que as companhias em solo nacional tenham um bom retorno financeiro com as exportações.

Logística

Esse é o ramo de atividade que define desde processos da linha de produção até a distribuição de bens e serviços para as organizações comerciais. Essa atividade é exercida especialmente em indústrias, companhias do varejo e empresas de e-commerce.

O foco é adotar medidas que possibilitem que essas empresas reduzam custos, diminuam o tempo de atendimento do cliente e aumentem a lucratividade.

Quais são os aspectos básicos do curso de Administração da Estácio?

Até aqui você já viu que vale sim a pena fazer esse curso e conheceu o amplo mercado de trabalho para os formados na área da Administração. Que tal conferir alguns detalhes sobre a grade curricular, as modalidades e muito mais? Acompanhe!

Aspectos do curso e matriz curricular

Como mencionamos, o curso de Administração na Estácio é oferecido no formato de bacharelado com duração mínima de quatro anos. Isso significa que a sua formação tem um aspecto generalista, na qual você vê conteúdos tanto teóricos quanto práticos que abordam o máximo possível das diversas atividades e funções exercidas na rotina de um administrador.

Prova disso é que a grade curricular do curso de Administração é bastante atualizada e traz disciplinas alinhadas com as necessidades do mercado, com foco em três temáticas: finanças, economia e gestão administrativa.

Para completar, ainda há matérias que exploram a capacidade de empreender com novas iniciativas comerciais e comandar um negócio próprio. Afinal, muitos profissionais da área optam por esse tipo de empreitada quando formados.

Ou seja, a matriz curricular do curso de Administração é realmente pensada para proporcionar o máximo de conhecimento e capacitação técnica.

Abaixo, você confere o que se aprende no curso de Administração?:

  • Contabilidade Geral;
  • Princípios da Gestão;
  • Economia Empresarial;
  • Teoria das Organizações;
  • Estatística e Probabilidade;
  • Matemática Financeira;
  • Inovação e Empreendedorismo;
  • Cultura Empreendedora;
  • Análise de Mercados e Projeção de Cenários;
  • Mercado Financeiro;
  • Gestão de Micro e Pequenas Empresas;
  • Gestão de Custos Logísticos;
  • Análise de Investimento;
  • Legislação Fiscal, Trabalhista e Previdenciária;
  • Ferramentas Digitais Aplicadas à Gestão;
  • Plano de Negócios.

Quanto ganha um administrador?

Falando um pouco sobre a faixa salarial de um administrador, ela pode variar bastante de acordo com o cargo, instituição e região. Mas, de acordo com o site da Glassdoor, a remuneração inicial fica em torno de R$ 3.000,00*, podendo ultrapassar os R$ 8.000,00*.

Contudo, é perfeitamente possível encontrar administradores que têm salários muito superiores. Tudo dependerá do seu nível de conhecimento, bem como das experiências profissionais acumuladas ao longo da vida.

Por isso, é indispensável que, mesmo após se formar em Administração, você continue estudando e se especializando. O seu salário estará diretamente ligado a esses fatores.

* Sujeito a alterações

Quais são as opções de cursos de Administração da Estácio?

Agora, vale a pena se aprofundar um pouco mais nas modalidades do curso de Administração que são fornecidos pela Estácio. Como mencionamos, existem muitas facilidades para fazer uma faculdade, a exemplo da opção EAD.

Assim, pensando em oferecer o melhor para os seus alunos, a Estácio disponibiliza o curso de Administração em duas modalidades: a 100% presencial e a EAD.

Curso presencial

O curso de Administração presencial na Estácio é ideal para quem prefere uma abordagem educacional tradicional, com aulas regulares de segunda a sexta em horários fixos e em um ambiente físico estruturado.

Nas instalações da Estácio, você terá acesso a salas de aula equipadas, bibliotecas e recursos para um aprendizado eficaz. Este formato favorece a interação direta com professores e colegas, facilitando o debate, a colaboração e o networking, elementos essenciais para um estudo aprofundado e uma experiência universitária enriquecedora.

Curso EAD

No entanto, como sabemos, nem todos os estudantes têm a mesma rotina. Muitos, por exemplo, já trabalham e estudam. Às vezes, com turnos alternados ao longo da semana. Ou, ainda, moram distantes da faculdade (em alguns casos, até em outras cidades). Portanto, para esse público, fica bem difícil acompanhar uma graduação presencial, não é verdade?

Por isso, o curso de Administração EAD funciona como a solução perfeita para ingressar no ensino superior. Uma vez que as aulas são online e os conteúdos didáticos debatidos pelos professores ficam disponíveis virtualmente.

Dessa forma, você otimiza o seu tempo livre, tem maior flexibilidade para montar o cronograma de estudos que mais se encaixa à sua realidade e, além disso, conta com todo o suporte da instituição.

Ou seja, tem acesso à biblioteca digital, tutoria para acompanhamento do seu aprendizado no ambiente virtual e mais de 500 polos de educação em todo o país.

Como escolher o melhor curso de Administração para você?

Escolher o melhor curso de Administração é indispensável para ter uma boa formação e, assim, alcançar uma carreira sólida em Administração. Por isso, é importante avaliar o que a instituição de ensino tem a oferecer para você. 

Um bom começo é se informar a respeito do corpo docente dela. Tenha em mente que professores com mestrado e doutorado não só têm uma melhor didática e uma maior bagagem teórica, como também são pesquisadores da área.

Outra sugestão é pesquisar se a faculdade de Administração conta com laboratórios voltados para os alunos dessa graduação. A Estácio, por exemplo, conta com o Laboratório de Práticas em Gestão (LGP), no qual os estudantes desenvolvem atividades de extensão acadêmica, projetos de iniciação científica e ainda prestam serviços de consultoria empresarial para o público.

Viu só como o curso de Administração na Estácio é planejado para que você se desenvolva como um excelente profissional da área? Portanto, faça o seu vestibular ou ingresse com a nota do Enem para adquirir o conhecimento necessário para empreender e atuar em organizações públicas e privadas dos mais diferentes setores!

Gostou do nosso post sobre o curso de Administração e quer começar essa empolgante jornada? Então, acesse a nossa página de informações do curso.

Banner do ebook aprenda a alavancar sua carreira e aumentar seu salário!
Você também pode gostar