Graduação tecnológica: quais são os cursos e como funcionam?

graduação tecnológica
6 minutos para ler

Para ter uma carreira promissora, é imprescindível fazer uma faculdade. Mas o fato de ter que ficar 4 anos na graduação, acompanhando um conteúdo que inclui muitas disciplinas teóricas, não agrada muitas pessoas.

Mas você sabia que é possível ter o diploma de curso superior em um tempo mais curto e com matérias mais práticas, pensadas no dia a dia do mercado de trabalho? Estamos falando da graduação tecnológica, que oferece cursos nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas.

Ficou curioso para saber como funciona essa modalidade? Então vem com a gente e descubra as vantagens de se tornar um tecnólogo e as opções de curso para você ter sucesso na vida profissional!

O que é a graduação tecnológica?

É uma modalidade de graduação que foi criada com o intuito de atender as demandas do mercado de trabalho para segmentos mais específicos. Dessa maneira, é uma formação mais rápida, que dura de 2 a 3 anos, atendendo quem tem pressa em concluir o ensino superior para começar a trabalhar.

Além disso, são cursos com uma matriz curricular mais direcionada para desenvolver habilidades profissionais. Ou seja, o tecnólogo é um candidato que já sai da faculdade preparado para atuar na área que escolheu.

Mas não confunda graduação tecnológica com cursos voltados somente para o segmento da tecnologia. Você pode se formar tecnólogo nas áreas de Humanas, Exatas ou Biológicas, que oferecem uma série de cursos, direcionados para perfis variados.

Como ela se difere das demais opções?

Muitos estudantes ficam em dúvida sobre qual modalidade de curso seguir. Para ajudar você, apresentamos as características dos outros formatos. Confira a seguir:

Bacharelado

O bacharelado é o modelo tradicional de graduação, que dura de 4 a 6 anos. O enfoque é um conhecimento amplo e mais generalista de uma determinada área. Assim, o conteúdo programático mescla aulas teóricas e práticas. São os cursos de Medicina, Direito, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo, as engenharias, entre outros.

Licenciatura

Já a licenciatura é a formação direcionada para quem quer ser professor e dar aulas na Educação Básica, que engloba a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Dessa maneira, apresenta um conteúdo com o conhecimento da área em questão, além de disciplinas voltadas para o ensino em si, como Didática e Metodologias da Educação.

Você pode cursar licenciatura em Educação Física, Ciências Biológicas, Matemática, entre outras.

Curso técnico

Por fim, existe ainda o curso técnico, que não é considerado uma graduação, por isso pode ser realizado em paralelo ou no mesmo curso do Ensino Médio.

É uma formação de curta duração, de 18 a 24 meses, e suas disciplinas são essencialmente práticas, visto que o intuito é preparar para o trabalho em um nicho mais específico do mercado profissional.

Por que optar pela graduação tecnológica?

Diante dos diferentes formatos de graduação e também da possibilidade de cursar um técnico, por que a graduação tecnológica é a melhor opção? Veja a seguir as vantagens de escolher essa modalidade.

Planilha de gastosPowered by Rock Convert

Tempo menor de curso

Um dos diferenciais dos cursos tecnológicos é você fazer uma graduação, ou seja, uma formação valorizada no mercado, em um prazo menor, se comparado ao do bacharelado ou da licenciatura.

Dessa forma, se você não tem uma disponibilidade grande de tempo para se dedicar a uma faculdade, pode escolher a graduação tecnológica para ter o diploma em mãos em poucos semestres.

Rápida inserção no mercado de trabalho

Essa é a opção para quem tem pressa em ingressar no mercado de trabalho e começar uma carreira. Muitos cursos duram apenas 2 anos, possibilitando que você consiga um bom emprego ou comece o seu negócio próprio em pouco tempo.

Muitas empresas valorizam quem faz um curso tecnológico, pois o candidato já chega mais preparado para a rotina profissional.

Possibilidade de estudar a distância

Para quem já trabalha e busca uma graduação mais rápida, também vai se dar bem com a formação de tecnólogo. Isso porque, para alguns cursos, é possível escolher a modalidade de educação a distância (EAD) ou ainda a Flex, que une a EAD com a experiência da sala de aula.

Desse modo, você investe no seu futuro, mas com a vantagem de estudar online, ou seja, sem bagunçar a sua rotina.

Diploma reconhecido pelo MEC

Saiba que, da mesma forma que o bacharelado e a licenciatura, o diploma do tecnólogo é reconhecido pelo MEC e é válido em todo o território nacional.

A precaução do aluno deve ser em pesquisar se a instituição de ensino tem autorização desse órgão para funcionar e ofertar o curso em questão. Para saber se o curso é reconhecido pelo MEC, basta pesquisar no site do e-Mec.

Auxílio na mudança de carreira

Muitas pessoas estão descontentes com a profissão que escolheram e não conseguem enxergar boas perspectivas para o futuro. Nesse contexto, optar por uma graduação tecnológica pode ser a melhor opção para mudar de carreira e se recolocar no mercado, visto que a formação é rápida.

Sem contar que são cursos que costumam atender áreas que são tendência, ou seja, que demandam profissionais. É também o melhor caminho para quem quer empreender em um novo segmento do mercado.

Quais são as opções de cursos tecnólogos?

E aí? Ficou interessado em começar a sua carreira de forma rápida com a graduação tecnológica? Acompanhe a seguir alguns cursos dessa modalidade que a Estácio oferece:

Comece a pensar no seu futuro profissional com a graduação tecnológica. É o melhor caminho para obter, em poucos semestres, um diploma bastante valorizado pelo mercado. Se você não tem tempo a perder, não deixe de conferir as opções de cursos e escolha aquela que mais se encaixa em seus objetivos de carreira!

Gostou das informações que trouxemos para você planejar a sua vida profissional? Então conheça todos os cursos oferecidos pela Estácio e invista em uma formação de qualidade!

enemPowered by Rock Convert
Você também pode gostar