Graduação flex: entenda o conceito e as vantagens desse formato de ensino

graduação flex
9 minutos para ler

Quando se fala em faculdade, uma galera logo pensa e debate bastante sobre que curso fazer, as possíveis formas de ingresso, as alternativas de bolsas e descontos e por aí vai. Porém, há um assunto que cada vez mais desperta curiosidade: o que é graduação flex?

Isso porque esse formato vem se popularizando e conquistando cada vez mais espaço entre os estudantes que querem uma formação personalizada, mais dinâmica e que trabalhe tanto os aspectos teóricos quanto práticos do curso desejado de forma aprofundada. 

Curtiu a proposta e ficou curioso para saber mais? Então acompanhe este post até o fim, pois ele vai abordar as principais dúvidas sobre essa modalidade para deixá-lo por dentro do assunto!

O que é graduação flex?

A graduação flex não é nenhum bicho de sete cabeças! De uma forma bem simples, ela consiste em uma modalidade de ensino na qual as suas aulas com disciplinas teóricas são assistidas online por meio de um campus virtual.

Já aquelas aulas ou atividades com conteúdo prático — que requerem testagem, experimentação ou manipulação de materiais, por exemplo — acontecem presencialmente nos laboratórios da instituição de ensino sob a supervisão de um tutor.

Isso é muito importante porque diversos cursos (como é o caso das Engenharias) requerem esse tipo de vivência por parte do aluno não só para que ele entenda melhor a matéria, mas principalmente para que ele seja capaz de resolver problemas que encontrará mais à frente no mercado de trabalho.

Contudo, essa prática não ocorre em períodos programados da semana, fazendo com que o estudante tenha que reorganizar a agenda para encaixá-los. Longe disso! Nessa graduação, você tem total autonomia para bater o martelo sobre quando você quer realizar essas atividades. Com isso, dá para estudar bem a disciplina, se familiarizar com as teorias, sanar dúvidas, se preparar mental e fisicamente e, por fim, manda ver no laboratório!

Quais são as diferenças entre ensino flex e os outros tipos?

Há pouco, a gente falou sobre o que é a graduação flex. Agora, vamos recapitular e falar dos outros formatos para que você possa entender melhor como se dá as diferenças entre eles. 

Enquanto na primeira modalidade os conteúdos teóricos são vistos em aulas online e os conteúdos práticos são trabalhados em laboratório — o que dá uma maior autonomia para o estudante em relação ao tempo de estudo e garante uma maior imersão em matérias que exigem experimentação —, no ensino presencial é o contrário.

Toda a formação ocorre em espaços físicos e com horários preestabelecidos ao longo da semana. Por conta disso, essa opção de graduação segue um cronograma mais fechado de aulas e atividades no decorrer do semestre, exige uma frequência maior do aluno dentro do campus e ocorre em turnos predeterminados — que pode ser matinal, vespertino, integral ou noturno.

Por outro lado, a modalidade de educação a distância (EAD) é aquela que acontece 100% online, sem aulas em ambiente físico, e você vai ao polo de ensino a distância apenas quando quer fazer uso da biblioteca e do laboratório de informática ou então tem que fazer suas provas, apresentar trabalhos ou defender o seu TCC. Mas tudo isso, é claro, é agendado com bastante antecedência!

Quais são as vantagens que a graduação flex oferece?

Se você estiver prestando atenção ao post, certamente, já vai ter sacado algumas das vantagens desse tipo de graduação. Porém, nunca é demais reforçar quais são elas, não é verdade? Isso porque, o que é bom merece bis! Por isso, listamos algumas delas abaixo. Veja:

Maior flexibilidade de horários

Você tem liberdade para assistir e reassistir às suas aulas online do local que quiser e no horário que achar mais conveniente. Além disso, pode montar (ou mesmo mudar) a sua rotina de estudos como considerar mais produtivo para si — aproveitando melhor, dessa forma, os seus horários livres. Ou seja, não há regras ditando o que você deve fazer.

Aqui, você determina como será o seu aprendizado. Afinal, ninguém melhor do que você mesmo para saber quais são as suas necessidades, os seus objetivos, as disciplinas em que tem mais facilidades e maior dificuldade, como está a sua agenda etc.

Conteúdo sempre disponível

O conteúdo abordado nas aulas online não some após você terminar de acompanhá-las. Ao contrário, ele fica no campus virtual para que você possa acessá-lo quantas vezes quiser para fixar o tema, tirar dúvidas ou simplesmente revisar de acordo com o seu ritmo, sem pressa. Só é preciso alguns cliques no seu computador, celular ou tablet para encontrá-los!

Mensalidade mais acessível

Um terceiro benefício da graduação flex é que a mensalidade do seu curso, independentemente de qual seja a área dele, será bem mais acessível do que no formato presencial. O motivo? Simples: como não há o uso contínuo das instalações físicas da instituição de ensino, apenas nas atividades práticas, a própria universidade disponibiliza um abatimento no valor cobrado mensalmente. Com isso, você tem uma boa economia!

Quais cursos podem ser feitos dessa forma?

“Certo, eu entendi o que é graduação flex, a diferença dela para os formatos presencial e EAD e as vantagens que ela proporciona. Porém, quais são os cursos que podem ser feitos dessa forma?”, você deve estar se questionando — e com razão. Por isso, fica tranquilo que a gente responde!

Na Estácio, você pode se graduar nas mais diferentes áreas do conhecimento por meio dessa modalidade. Prova disso, é que oferecemos cursos do segmento da(o)/de:

Engenharia

Saúde

Gestão

Design

Sistema e Mídias Digitais

Ciências Sociais

Fora tudo isso, ainda temos cursos específicos de licenciatura que são aqueles voltados para quem deseja se tornar um professor e lecionar para alunos nos Ensinos Fundamental e Médio. São eles: Educação Física, Química, Teatro e Física. Já para quem quer atuar com foco na educação básica há a graduação em Pedagogia. Bastante coisa, não é mesmo?

Qual é o perfil do aluno que opta por essa modalidade?

Se você acha que existe uma distinção muito grande entre o aluno da graduação flex e os demais tipos de graduação, está enganado, viu? Há gente de todos os gêneros, idades e perfis recorrendo a essa modalidade! Porém, muitos desses universitários compartilham, sim, de algumas características em comum.

Por exemplo, há aquela turma que já trabalha e não conta com muitos horários livres. Há também os estudantes que moram longe das grandes cidades, em regiões mais interioranas, que não tem como se deslocar diariamente até a faculdade. Isso sem mencionar o pessoal que, por questões familiares ou até mesmo de saúde, está impossibilitado temporariamente de acompanhar uma rotina de aulas.

Ou seja, uma galera que quer investir na própria formação, pois sabe que esse é o caminho para ter um currículo diferenciado e conquistar uma carreira de sucesso, e que encontrou na graduação flex a solução perfeita para continuar estudando e se capacitando.

Como se dar bem ao fazer uma graduação flex?

Para se dar bem na graduação flex não tem mistério. O segredo está em escolher uma instituição de ensino que preste o suporte necessário durante a sua formação e seja pioneira nesse tipo de modalidade, como é o caso da Estácio.

Além disso, é fundamental ter dedicação e autodisciplina. Afinal de contas, você é o responsável por organizar o seu tempo e também estabelecer o seu próprio ritmo de estudo. Contudo, há algumas dicas que podem ajudá-lo a ter um bom desempenho e principalmente a aumentar o seu aprendizado ao longo da sua formação. Tome nota!

  • reserve um canto fixo na sua casa para você deixar os seus materiais de estudo e conseguir sentar para assistir às aulas, ler os livros, fazer as atividades etc;
  • estabeleça dias para se aprofundar nas matérias e dias para praticar exercícios;
  • faça revisões periódicas para fixar melhor os conteúdos antes de ir para o laboratório e, em especial, com antecedência em relação às provas;
  • evite distrações ao usar o computador para acessar o campus virtual, como as redes sociais, os jogos online, os serviços de streaming de músicas e séries etc.

Como você viu, a graduação flex une o melhor dos dois mundos (presencial e EAD) para colocá-lo como protagonista do seu próprio aprendizado e, de quebra, oferecer a você uma formação versátil, voltada para o mercado de trabalho e adaptável ao seu estilo de vida e às suas necessidades. Tá bom ou quer mais?!

Por isso, não marque bobeira: conheça mais sobre a graduação flex da Estácio e saiba como se inscrever para começar a trilhar sua carreira de sucesso desde já!

Você também pode gostar