Saiba como a gestão do tempo causa impactos na sua carreira

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Lidar com inúmeras tarefas simultâneas, ter de trabalhar e estudar, encontrar momentos de descanso e fazer uma renda extra: se você se identifica com esses desafios, é hora de começar a pensar em como melhorar a gestão do tempo.

O tempo é um recurso escasso que deve ser otimizado para conquistarmos nossos objetivos. Assim como não é saudável gastarmos descontroladamente nosso dinheiro, precisamos fazer bom uso das preciosas horas que temos à disposição, a fim de sermos mais efetivos em nossas carreiras.

Ao longo deste conteúdo, reunimos informações e dicas sobre como definir prioridades, organizar horários, ter disciplina e ser mais produtivo. Continue a leitura e dê os primeiros passos para uma boa gestão do tempo! 

Saiba o que é a gestão do tempo

A expressão se refere ao conjunto de atividades para otimizar o tempo disponível, ou seja, extrair o máximo de valor possível das horas que você tem a sua disposição. Isso significa, como mostra Christian Barbosa em “A Tríade do Tempo”, fazer o que realmente é importante, o que nos deixa mais próximo do que tem significado para nossas vidas, como objetivos pessoais e profissionais.

O especialista diferencia essas tarefas das urgentes e circunstâncias. Urgente é o que estamos obrigados a fazer agora, porque já não existe margem para adiamentos. Circunstancial é tudo aquilo que é inútil ou meramente cômodo.

Imagine, por exemplo, que você precisa revisar a matéria da prova. Faltando um mês, a tarefa é importante e deve ser agendada com eficiência. Se você deixar de revisar para ver as redes sociais, fará algo circunstancial. Já se procrastinar até o último dia, na manhã do exame, a tarefa se tornará urgente.

Outro conceito trazido pelo autor, que ajuda a entender a gestão do tempo, é que a administração ocorre sobre ações e eventos. Em termos simples, você não tem como parar o dia e evitar que a hora do almoço chegue ao fim, apenas pode decidir como agir nesse momento.

Perceba, por fim, que a diferença está no significado em relação ao momento de fazer a tarefa. Você pode julgar importante ver as redes sociais para acompanhar familiares, divulgar um portfólio ou se divertir, mas certamente não será positivo se virar uma forma de fugir do trabalho ou atrapalhar o estudo, não é mesmo?

Entenda por que a gestão do tempo é tão importante

As técnicas de gestão de tempo contribuem com a organização, planejamento e controle das atividades. Ademais, a área está intimamente ligada à produtividade, tomando emprestado muitas das ferramentas para aumentar a performance. Veja três benefícios!

Conciliar trabalho e educação

Com uma boa administração, temos mais chances de lidar com a necessidade de aprendizado contínuo. Na carreira, conciliamos trabalho e faculdade para obter o diploma. Depois, buscamos especializações, atualizações e reciclagens para sempre melhorar e acompanhar as mudanças. Logo, temos de otimizar o tempo tanto para dar conta das tarefas quanto para estudar mais.

Cuidar da saúde e da vida pessoal

Na transformação de tarefas importantes em urgentes, como não completar o trabalho durante o expediente, o mais comum é sacrificar elementos da vida pessoal. É quando deixamos de dormir, não temos lazer, perdemos contato com amigos e familiares etc. 

Por isso, a relevância de administrar ações e eventos pode ser entendida como uma forma de alcançar o equilíbrio. Quanto mais eficientes, maiores são as condições para satisfazermos necessidades próprias e alheias, bem como conciliarmos trabalho, estudo, saúde e lazer.

Crescer profissionalmente

A gestão do tempo exerce um papel similar à educação financeira no sentido de dar condições para o crescimento em outras áreas. Por exemplo, você estará em vantagem se conseguir se organizar e pagar uma faculdade, assim como se administrar o tempo e tirar o máximo do curso.

Perceba que isso ocorrerá em diversos momentos. Com mais tempo produtivo no trabalho, você pode entregar um serviço de maior qualidade. E se não deixar as revisões para última hora, conquistará notas melhores, e assim por diante.

Descubra como fazer uma boa gestão do tempo

A boa notícia é que gestão de tempo é uma competência comportamental que pode ser aprendida. Isto é, conhecendo as boas práticas e treinando, você pode ter um desempenho mais satisfatório nessa área.

Organize suas demandas

O primeiro passo é listar tudo o que precisa ser feito, formando uma espécie de “caixa de entrada”. Se possível, deixe a lista em um quadro branco ou tela para afixar post-its, com o objetivo de ter controle visível das pendências.

Defina prioridades

Posteriormente, identifique quais são as tarefas que precisam ser realizadas mais imediatamente para normalizar o fluxo de trabalho. Pense em prazos próximos ou riscos de prejuízo, agendando data e horário para cumprir as urgências.

Monte um quadro de horários

Também é importante, depois de desafogar as tarefas urgentes, organizar os seus dias. O ideal é ter uma rotina como base, indicando as atividades recorrentes, como horário de trabalho e estudo, mas sempre planejar o dia na noite anterior para dar conta de compromissos.

Aproveite intervalos e tempos livre

Outra dica é montar uma lista com tarefas rápidas, como revisar um resumo ou ler algumas páginas de um livro. Com isso, você terá algo para fazer em intervalos de trabalho e momentos livre, maximizando esses horários durante o expediente.

Fuja da procrastinação

Por fim, faça mudanças para facilitar o combate à procrastinação. Desligar notificações de celular, guardar o aparelho fora do alcance, tornar o ambiente de trabalho mais amigável, bloquear sites que atrapalham a produtividades, entre outras medidas, evitam os desvios e distrações antes e durante as tarefas.

A ideia-mãe é, por um lado, colocar obstáculos diante do que pode prejudicar a produtividade e, por outro, deixar os locais de trabalho e estudo mais acessíveis. É que, assim, temos mais motivação diante de tarefas que são sacrifícios em prol de nossas carreiras.

Conte com ferramentas

Lembre-se de que existem ferramentas que podem auxiliar o processo produtivo. A Técnica Pomodoro, por exemplo, consiste em utilizar um cronômetro regressivo (timer), a fim de revezar pequenos períodos produtivos, em que se deve ter atenção total, com intervalos.

Também pode ser útil buscar um modelo de gestão de tarefas. Atualmente, o método GTD é bastante utilizado para colocar todas as pendências em um sistema e criar um processo para planejar e executar, assim como a já mencionada Tríade do Tempo.

Por fim, o Kanban pode ser uma saída para ter o controle visível das atividades. Geralmente, a ferramenta de gestão de produção é utilizada com a criação de três colunas: fazer, fazendo e feito. E o objetivo é mover as tarefas das pendências para o andamento e desse para a conclusão, respectivamente, o que pode ser feito com postites em um painel ou em um aplicativo.

Com essas dicas, você certamente dará um choque de gestão do tempo nas suas demandas, colocando as pendências em ordem. Não deixe, contudo, de se aprofundar no tema e buscar outras soluções, pois quanto melhor a organização da sua produtividade, maiores serão os impactos na sua vida pessoal e profissional.

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