Como construir a sua gestão de carreira desde a faculdade?

gestão de carreira
7 minutos para ler

Você quer se dar bem profissionalmente, certo? No entanto, para obter sucesso, é necessário muito mais do que desejar ser uma referência no mercado de trabalho. É preciso agir de maneira acertada para alcançar os seus objetivos. Nesse aspecto, a gestão de carreira pode ajudá-lo e muito. Para isso, você deve iniciá-la ainda na graduação.

Ter em mente a importância de conduzir as suas ações profissionais de forma bem organizada, com metas e ferramentas úteis para o seu desenvolvimento, é essencial. Neste artigo, vamos explicar o que é gestão de carreira, como e por que investir nela e quais serão os resultados alcançados caso você se aplique nesse sentido. Acompanhe!

O que é gestão de carreira?

Gestão de carreira é o processo de organização da sua vida profissional, feito com um planejamento adequado. Para realizá-la, é necessário ter atividades e ações programadas para o presente e para o futuro. Assim, as chances de ter êxito são muito maiores.

Como fazer a gestão da sua carreira?

Agora que você já sabe o que é gestão de carreira, é preciso seguir alguns passos para fazê-la de maneira correta. Você deve ter bastante foco em suas habilidades profissionais desde a graduação. Abaixo temos vários exemplos de ações para você conferir e se dar bem!

Tenha um deadline

Aonde você quer chegar e em quanto tempo? Essa é uma das primeiras perguntas que você deve fazer e responder a si mesmo. Para ter uma carreira profissional bem-sucedida, é necessário traçar metas e pensar em como você quer estar em cada etapa da sua vida profissional.

Isso significa dizer que é relevante estabelecer um prazo limite para as coisas nas quais você pretende investir. Quer fazer um curso extra? Verifique o calendário e veja até quando deve realizá-lo, de forma que não comprometa os seus próximos passos profissionais.

É importante lembrar que você deve ser realista ao estabelecer o deadline de cada etapa da sua vida profissional. Não seja muito rígido, de modo que não consiga realizar tudo o que pretende no período desejado, e nem muito flexível, estendendo o prazo para além daquele que precisa.

Respeite o seu tempo. Como estudante, você, muitas vezes, pode ainda não estar preparado para alguns desafios. Não se cobre além do possível.

Especialize-se

Antigamente, as pessoas escolhiam uma profissão e atuavam em todas as vertentes dentro dela. Embora um perfil generalista seja bom, hoje em dia, o mercado de trabalho busca aqueles que têm um conhecimento mais aprofundado em uma área específica. Portanto, tenha isso em mente e invista em especializações.

Você já pode ter levado o seu animal de estimação em um veterinário que entende muito de doenças em determinados órgãos, por exemplo. Ou ter procurado ajuda de uma professora que tem investido em estudar, ao longo dos anos, um segmento em especial dentro da área dela.

Pode ser que tenha recorrido a um nutricionista que é muito bom em orientar uma dieta determinada. Todos esses profissionais buscaram a especialização e, por isso, acabam sendo indicados em relação a elas.

Pense sempre no fato de que você deve oferecer um diferencial, fazer algo que poucos ou até mesmo ninguém está realizando ainda. Procure nichos de mercado que têm se mostrado promissores e busque especializações nessas áreas. Você não precisa esperar terminar a graduação para isso!

Trabalhe de modo que, quando alguém imaginar um bom profissional, que realmente pode ajudar em algum segmento, essa pessoa se lembre de você.

Busque capacitações

Estudar é muito bom! Abre a mente, ajuda a enxergar sob novas perspectivas e mostra ao mercado, de diferentes formas, que você é uma pessoa preparada para atender as demandas propostas. Com tantos benefícios, fica fácil entender por que você jamais deve parar de investir nisso, não é mesmo?

Procure sempre se capacitar em sua área de atuação. Como atualmente as coisas mudam bem depressa, é preciso estar atualizado às novas exigências mercadológicas e ao que se espera dos profissionais hoje em dia. Busque cursos, workshops, entre outros, para que você sempre tenha o melhor para oferecer.

Jamais pense que o seu conhecimento é o suficiente. Bons profissionais se especializam durante toda a carreira. Caso contrário, correm o risco de serem superados por outros que estão mais atentos à importância de não ficarem parados para poder crescer. Portanto, mesmo estando ainda na graduação, busque sempre expandir os seus conhecimentos.

Faça autoavaliações

Essa parte, por vezes, é dolorosa, mas é essencial para que você não se perca em sua gestão de carreira. Realize autoavaliações. Seja bem realista em traçar os seus pontos fortes e fracos, em quais partes você está errando ou acertando e em que é preciso investir mais para realmente obter êxito.

Saber enxergar o estudante/profissional que você é pode ser um desafio, mas é recompensador. Por mais que observe todas as suas qualidades, cultive o seu lado crítico também. Um bom exercício para isso é tentar ver você mesmo “de fora”.

Avalie-se imaginando ser outra pessoa. Se encontrasse alguém como você, o que pensaria? Acreditaria que é alguém confiante, firme, que realmente sabe o que faz? Ou, pelo contrário, não veria nada de extraordinário?

Esse é um exercício para que você possa, de fato, não somente entender quem é, mas conseguir observar aonde quer chegar. Pode ser que encontre ainda muitos fatos para aperfeiçoar e, com isso, consiga investir mais neles. Além disso, essa autoavaliação também indicará todas as suas qualidades, aumentando a sua autoestima e confiança.

Fazer isso enquanto ainda está fazendo um curso superior ajuda bastante, pois, quanto mais cedo você se conhecer, melhor será!

Conte com um bom networking

Uma boa gestão de carreira também leva em consideração a importância de ter bons relacionamentos profissionais. Quando se fala em networking, porém, não se deve imaginar que ele pode ser útil apenas quando se precisa de uma vaga de estágio ou emprego, por exemplo.

Mais do que isso, uma rede de contatos relevante ajuda você a crescer, uma vez que torna possível a convivência com pessoas experientes no mercado, que podem auxiliar com conselhos, excelentes indicativos de caminhos a percorrer, entre outros.

Por isso, é muito importante ficar sempre atento às pessoas com quem você convive e a outras que, por algum motivo, estiveram perto de você em determinadas ocasiões. Bons contatos podem ser feitos em eventos da sua área, em cursos, entre outros.

Lembre-se de que todos gostam de se aproximar de pessoas interessantes profissionalmente, que realmente têm como contribuir com os outros. Portanto, seja você também uma dessas pessoas.

Comporte-se de maneira tal que os outros façam questão de mantê-lo por perto e de aprender com você, seja com a forma como age em determinadas ocasiões, seja com o seu conhecimento de determinado assunto, entre outros aspectos.

O que esperar da graduação para a evolução da carreira?

Todos os passos aqui descritos são importantes, mas não tanto se você não fizer uma boa graduação. Isso é essencial para estar bem preparado para as demandas do mercado de trabalho, atualizado com as tendências e legitimado como um especialista na sua área de atuação. Portanto, pense nela como um degrau relevante para o sucesso.

A gestão de carreira, quando bem-feita, pode levar você muito além do que imagina. Para que tudo realmente dê certo, é preciso não somente investir em sua vida acadêmica e profissional, mas também ser persistente e ter, de fato, o desejo de ser alguém diferenciado no mercado.

Gostou deste artigo? Quer receber no seu e-mail mais novidades e conteúdos como este? Assine a nossa newsletter e esteja cada vez mais preparado para superar os desafios da carreira.

Você também pode gostar