UI Design e UX Design: qual é a diferença e como atuar nas áreas?

UI x UX Design. Essa sopa de letras é muito importante para o usuário das plataformas digitais porque consideram a interface e a experiência diante dessas soluções. Mas você sabe quais são as diferenças entre essas duas áreas? Caso não, você certamente está em busca de atualização em Design e Desenvolvimento de Softwares ou, simplesmente tem interesse em diferenciar os dois conceitos para entender melhor como funcionam.
Então, saiba que são dois segmentos de Design muito em alta ultimamente e bastante promissores para quem pretende se destacar profissionalmente. No entanto, ainda é muito comum que os usuários os confundam, principalmente quem tem pouco conhecimento sobre o assunto. Mesmo aqueles já acostumados ainda podem ter alguma dificuldade para distinguir alguns pontos.
Mas é importante conhecer os dois conceitos e suas aplicações práticas, visto que isso faz muita diferença para a transformação digital no mundo dos negócios, além de determinar a preferência do seu público-alvo. Quer saber mais? Acompanhe!
O que é UI?
UI Design ou User Interface Design literalmente quer dizer interface do usuário. Por isso, seu objetivo é facilitar o acesso das pessoas no momento de interagir com a interface de algum produto ou serviço criado pelo profissional especializado no assunto.
Dessa forma, o profissional da área elabora elementos gráficos que permitem uma interação fácil e agradável para navegar pelas páginas de um site ou outro tipo de interação eletrônica. Por exemplo, um controle remoto, aplicativo, painel automotivo, portal online, entre outras diversas possibilidades.
O UI designer é também conhecido como visual designer e cria os citados elementos usando artes simplificadas, porém capazes de envolver o usuário a fim de proporcionar a melhor usabilidade, conforto, facilidade e eficiência simultaneamente. Portanto, durante o desenvolvimento das interfaces, o profissional se apoia nos seguintes fatores essenciais:
- Botões ergonômicos e acessíveis ao usuário;
- Representação gráfica com ícones;
- Tipografia;
- Cores equilibradas e alinhadas à marca.
Um exemplo de aplicação desses preceitos é o botão Call-to-Action (CTA), que tem a função de convidar os usuários de uma plataforma a realizarem um determinado tipo de ação. Para tanto, é preciso partir de um elemento textual, como “faça o download deste e-book”, ou de um ícone que chame a atenção para a ação desejada, que é geralmente destacado por um retângulo colorido. Esses elementos definem a experiência do usuário (UX).
O que é UX?
UX Design significa User Experience Design, ou simplesmente experiência do usuário. Esse conceito está relacionado às sensações que público tem ao entrar em contato com o serviço ou produto.
Assim, o UX designer projeta a estética de plataformas e dispositivos digitais para oferecer a melhor experiência aos usuários. Portanto, é necessário se basear em seu comportamento, levando em conta a utilidade, usabilidade e conveniência que a interação com o produto proporciona.
As duas áreas, então, são responsáveis por promover algo de positivo aos clientes. Por isso, atuam nas mesmas funções, porém, cada uma com um foco distinto.
UI Design x UX Design: quais são as diferenças?
Já foi possível notar algumas diferenças básicas na relação UX x UI, não? Conforme já foi dito, o UI é a parte visual, enquanto o UX trabalha a navegabilidade com desenvoltura. Isso porque, muitas vezes, a experiência do usuário não está atrelada à aparência da tela ou da interface de um dispositivo, e sim, à facilidade de usá-los ou a uma espécie de intuitividade.
Podemos entender que o UI foca no lado mais prático e racional, enquanto o UX lida com sensações e emoções. Porém, ambas se complementam e, se projetadas estrategicamente em um app ou site, a experiência costuma ser totalmente satisfatória.
Assim, o principal foco do UI Design é a interface, a aparência de uma plataforma ou dispositivo, enquanto o UX Design pavimenta o caminho percorrido pelo usuário para chegar ao seu destino, bem como fazer esse caminho de volta. E isso pode ter um impacto positivo ou não, dependendo da facilidade de navegação encontrada em um site ou a simplicidade para usar um controle remoto, por exemplo.
Reforçando os aspectos da navegação, podemos entender que o UI atua como um guia para orientar o caminho do usuário em uma plataforma até seu destino. Já o UX torna esse processo útil, transformando essa navegação em uma experiência fluida e agradável. Isso deve acontecer de tal maneira que o usuário consiga concluir sua jornada facilmente, goste do que vivenciou e retorne em outras oportunidades.
Finalmente, destacamos alguns aspectos fundamentais que diferenciam o trabalho de UI e UX: são os elementos usados pelo UI Design, como layout, tipografia, cores, imagens e modulações de voz. Quanto ao UX, os itens essenciais do projeto são relacionados a personas, pesquisa, objetivos e usabilidade.
Como se complementam?
Conforme podemos concluir, uma boa interface deve ser simples e fácil de usar, de modo que o usuário consiga ter uma experiência satisfatória, e um dos aliados nessa tarefa é o UX. Por isso, entendemos que UI e UX se interconectam e trabalham juntos, ou seja, não há como projetar uma interface sem considerar a experiência do usuário. E isso é especialmente relevante pelo simples fato de estarmos lidando com pessoas, e não com máquinas.
O profissional que desenvolve projetos de UX e UI constrói a interface com o suporte de softwares e pesquisas que ajudam a pensar em aspectos diversos relativos à experiência junto ao produto ou serviço. Além disso, ele identifica e cria personas.
Pensando no público-alvo
Empresas que adotam o UX e UI estão alinhadas com as necessidades de seus clientes/usuários, sendo fundamental para que os negócios prosperem. Imagine o simples fato de um cliente visitar uma loja virtual e não conseguir acessar informações sobre um produto visualizado ou desistir de uma compra porque não consegue finalizar seu pedido.
E ainda, muitas vezes, um site tem uma aparência incrível e muito atrativa, com os botões facilmente visíveis e uma tipografia clara e legível. Contudo, na hora de navegar, os botões não funcionam ou demoram muito para levar o usuário ao próximo destino. Esse aspecto é relativo a um trabalho de UX malsucedido, mas, se o usuário conclui sua navegação facilmente, sem esperas longas e de forma efetiva, o trabalho do UX Design foi bem realizado.
Essas questões são muito sérias e indicam qual trabalho é bem-feito e voltado aos interesses dos clientes. Da mesma forma, aponta aquele que negligencia esses aspectos, levando os usuários mais rapidamente para o site de um concorrente. Toda essa correlação, portanto, demonstra porque UI e UX são confundidas, já que a boa navegação leva a uma experiência satisfatória, mas o contrário também pode ocorrer.
Para atuar nas duas áreas o profissional deve se graduar em Design e conhecer disciplinas voltadas a Design de Produto, Design Gráfico e Web Design, que servirão como suporte para atuar com UI e UX. Assim, os estudantes aprendem a desenvolver projetos para plataformas digitais e outros produtos e serviços que demandam conhecimento sobre UI e UX.
Seus conhecimentos práticos pedem, ainda, conhecimento e domínio de algumas ferramentas, como Photoshop, Illustrator e outros aplicativos da plataforma Adobe ou similares, além de softwares de modelagem 3D e marketing digital.
Para concluir, de maneira separada, cada área é responsável por promover bons resultados para um negócio próprio ou de terceiros, porém, ao trabalhar conjuntamente é possível gerar alto valor para o usuário, aumentando as chances de engajamento, fortalecendo a marca e produzindo resultados muito melhores. Portanto, a qualidade de um bom trabalho de UI x UX de modo sinérgico é um poderoso aliado para negócios mais dinâmicos e intuitivos.
E você, o que pensa sobre a relevância desses profissionais para os negócios de hoje e do futuro? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião ou experiência no assunto!