Trabalhar e estudar é possível? Confira dicas valiosas!

Mulher estudando no computador
12 minutos para ler

Você sabe que chegou à vida adulta quando os boletos no seu nome começam a aparecer e, para pagá-los, a alternativa é arranjar um emprego. Por isso, para a maioria dos universitários, a possibilidade de dedicar-se apenas ao curso, simplesmente, não existe. Eles enfrentam o desafio de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, o que exige uma série de adaptações e muita disciplina.

Porém, é possível ter um bom aproveitamento na faculdade mesmo enfrentando esse desafio. Organização e otimizações na rotina facilitam a conciliação dessas duas tarefas, o que vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos e se orgulhar ainda mais de suas conquistas. Quer saber como trabalhar e estudar? Confira nossas dicas!

Afinal, é possível conciliar trabalho e faculdade?

Manter uma rotina entre o trabalho e estudo certamente é bastante desafiador, mas não é impossível. Muitas pessoas tendem a desistir no meio do caminho, mas nem sempre isso precisa ser uma opção. Para evitar a situação, é importante dar uma atenção especial e redobrada à organização da rotina e, também, à mudança de certos hábitos.

A jornada dupla, atualmente, é uma realidade para muitos brasileiros. Pesquisas apontam que 60% dos alunos, entre 15 e 29 anos, em algum momento da vida, tiveram que conciliar as obrigações estudantis com as profissionais. Esse índice é ainda maior para o caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual 55% dos indivíduos declararam que precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Portanto, é fundamental tomar certos cuidados e dar atenção ao que  realmente importa para conseguir se dar bem em ambas as atividades. Devido ao gasto com o deslocamento e às inúmeras responsabilidades demandadas, é importante que o aluno evite o cansaço físico e mental para não sair prejudicado.

Pois saiba que quem escolhe seguir por esse caminho, seja por uma decisão pessoal ou por necessidade, acaba crescendo significativamente com a experiência. Com isso, as dificuldades da vida dupla proporcionam mais confiança e determinação para enfrentar os desafios e, também, contribuem para o estabelecimento de uma melhor postura profissional e estudantil.

3 maiores benefícios de trabalhar e estudar ao mesmo tempo 

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo pode oferecer diversas vantagens. Essas atividades são capazes de auxiliar o seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e, também, a sua carreira profissional. Mesmo que diante de tantas tarefas, como as aulas, as provas, entre outros compromissos, é interessante priorizar, nesse momento, o que realmente merece dedicação.

E para que você fique por dentro dos principais benefícios dessa escolha, confira, a seguir, os 3 benefícios que separamos sobre o desafiante caminho de quem precisa trabalhar e estudar.

1. Desenvolver habilidades do mercado

A maior parte dos estudantes nunca tiveram oportunidade de atuar em um emprego. Por isso mesmo, ao entrar em uma faculdade, as possibilidades de conseguir um trabalho e desenvolver habilidades na área de interesse aumentam, tornando possível que o aluno inicie a construção de uma carreira profissional sólida.

Além disso, é possível aprender bastante com um estágio, por exemplo, uma vez que ele serve como um preparatório para o mercado e, também, como uma forma de capacitação.

2. Ganhar dinheiro

Ao ter um emprego, o aluno pode contar com uma renda mensal que servirá como um importante auxílio para pagar as despesas da faculdade

Mensalidades, transporte, alimentação, livros, entre outros, são alguns dos principais gastos diários de uma pessoa que precisa conciliar trabalho e estudo. Por isso mesmo, é preciso ter dinheiro para arcar com todos esses compromissos, sem que esse fator atrapalhe o seu desenvolvimento nas diferentes atividades.

3. Construir um bom currículo

Apresentar um bom currículo é um detalhe importante na hora de buscar por uma oportunidade no mercado. 

Ao conseguir conciliar os estudos com a vida profissional, portanto, você contará com mais chances de demonstrar as suas experiências, podendo falar sobre elas para os recrutadores e líderes das empresas. Lembre-se de que essa é uma excelente maneira de adquirir novas qualificações e, inclusive, uma boa colocação profissional.

Agora que você já sabe quais são alguns dos benefícios de trabalhar e estudar, que tal conferir como ter um bom desempenho em ambas tarefas? A seguir, acompanhe!

Trabalhar e estudar: como ter um bom desempenho nas duas atividades?

Duas mulheres conversando
Para trabalhar e estudar e conseguir ter um bom aproveitamento de ambas as tarefas, é necessário ter uma boa organização e gestão de tempo.

Se a sua meta é alcançar destaque e aumentar o seu desempenho, apresentando resultados positivos em ambas as atividades, é preciso estar atento às tarefas rotineiras. Porém, para além disso, é fundamental que o indivíduo seja responsável e consiga conciliar trabalho e faculdade sem que isso interfira em sua produtividade. 

Abaixo, confira algumas dicas para fazer isso da melhor forma.

Elenque as prioridades

Em certos momentos do dia a dia, é necessário estabelecer prioridades sobre o que você deve fazer para conseguir levar a jornada dupla. Ela pode mudar muito de acordo com os seus objetivos em um determinado período, como a necessidade de parar e estudar para uma prova. 

De qualquer forma, é fundamental saber quais são as atividades que exigem mais esforço e atenção, pois com isso você ficará mais tranquilo para produzir e entregar todas as suas tarefas com qualidade.

Tenha uma estratégia de estudos

Para facilitar o processo de organização, é interessante contar com uma boa estratégia de estudos. Para isso, é necessário montar um cronograma contendo as atividades e prazos da faculdade, com o objetivo de conseguir visualizar tudo o que deve ser entregue em cada período.

É possível elaborar um planejamento por meio de aplicativos de celular, agenda online ou, até mesmo, com um quadro fixado na parede do quarto. Com isso, torna-se mais simples evitar o adiamento dos compromissos estudantis.

Mantenha uma rotina produtiva

A rotina de quem precisa trabalhar e estudar pode, muitas vezes, ser pesada. Desse modo, às vezes é inevitável ter que lidar com o constante cansaço e acabar tendo resultados insatisfatórios em ambas as atividades. 

Para evitar a situação, é interessante equilibrar bem o tempo e buscar sempre dar o seu melhor para que o dia a dia seja produtivo. Assim, além de apenas entregar as tarefas, procure realizá-las com uma dose extra de esforço e qualidade, pois a ação pode ser o verdadeiro diferencial para a sua carreira.

Conciliar trabalho e faculdade e manter a qualidade de vida é um desafio real para diversas pessoas. Entretanto, com disciplina e força de vontade, é possível manter uma vida produtiva, livrar-se do costumeiro cansaço e do estresse da sobrecarga das atividades. 

quiz-descobrir-o-seu-perfil-empreendedor

Portanto, separe um dia de folga na semana para respirar e busque inserir alguns momentos de lazer na rotina, pois assim você terá mais facilidade para continuar nesse caminho.

8 dicas extras para te ajudar a conciliar trabalho e estudo! 

Agora que você já sabe que trabalhar e estudar é possível e viu dicas pra se dar bem nas duas tarefas, que tal conferir algumas recomendações extras? Veja, a seguir!

1. Organize-se

Menina estudando com um livro
É vital ter uma organização impecável ao realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

O primeiro passo para se dar bem e conseguir conciliar trabalho e estudo é a organização. 

Monte um calendário minucioso das suas atividades da semana, mas mantendo uma pequena reserva de tempo para imprevistos. Cumpra-o rigorosamente, dedicando o tempo necessário ao seu emprego e também às atividades da faculdade. Mantenha à vista as datas de provas e trabalhos e comece a fazê-los com bastante antecedência.

O fato de fazer seus trabalhos antes vai evitar atrasos na entrega ou perda de nota, bem como a impossibilidade de aproveitar alguns compromissos sociais. Se os seus amigos chamarem para uma festa ou para reunir a turma em um barzinho e todas as suas atividades estiverem prontas, por que não? Isso não aconteceria se você tivesse deixado para a última hora e o prazo fosse exatamente igual ao do convite.

2. Use a aula para construir conhecimento

Essa é uma dica antiga, mas que continua valendo. Se você prestar atenção às aulas, aproveitar para tirar suas dúvidas e fizer anotações, vai precisar de muito menos tempo para estudar na época das provas. Portanto, esse não é o momento ideal para socialização.

Se o seu método mais eficiente de aprendizagem é ouvir, a explicação do professor fará com que guarde as informações com muito mais facilidade. Se a sua assimilação é visual, aproveite enquanto ele fala para fazer mapas mentais sobre o assunto, por exemplo. Assim, perto da avaliação você só precisará revisar os conteúdos.

3. Não volte com dúvidas para casa

A terceira dica de como trabalhar e estudar pode parecer meio óbvia, mas é essencial na hora de otimizar seu tempo, pois uma dúvida aparentemente simples hoje pode impedir que você compreenda a matéria de amanhã. Por isso, o ideal é não deixar nenhum detalhe passar antes que essas pequenas perguntas se tornem uma bola de neve e se transformem em uma grande dificuldade. 

Durante as aulas, questione o professor. Se o curso for na modalidade EAD, procure o monitor, consulte o fórum e não sossegue até ter uma resposta satisfatória.

4. Descubra sua melhor maneira de aprender

E por falar em aula e mapas mentais, o fato é que todos nós temos um estilo de aprendizagem. Isso significa que alguns retêm melhor a informação ouvindo, outros lendo, outros por meio de imagens, e assim por diante. 

Descubra qual é seu ponto forte e prepare-se para estudar utilizando os recursos que mais o favorecem. Atualmente, com toda a tecnologia que temos na palma da mão, isso é muito fácil.

Vamos dar um exemplo: suponha que você aprende melhor ouvindo. Então, basta gravar suas anotações da aula ou mesmo o texto dos livros e apostilas e ouça-os na ida para o trabalho ou no trajeto de volta. Outra dica é ouvir podcasts sobre o assunto.

Se o seu aprendizado é mais visual, crie mapas mentais e fotografe-os. Também é possível potencializar a retenção de informações com videoaulas em que o professor usa bastante o quadro, imagens ou animações. Esse esforço fará suas horas de estudo renderem muito mais.

5. Aproveite bem o seu tempo

Mesmo que seja contra a nossa vontade, nós perdemos um bocado de tempo todos os dias. Trânsito, tempo aguardando o transporte, salas de espera em consultórios, filas de banco… Então, aproveite esses momentos para revisar a matéria e se preparar para as avaliações! 

Tenha sempre em mãos (inclusive no smartphone) algum material referente às aulas. Dessa forma, ficará mais fácil ter um bom rendimento sem precisar usar todo o seu tempo livre para estudar.

6. Elimine distrações

Menina estudando com um notebook
Para otimizar suas tarefas é bom eliminar as distrações na hora de estudar ou realizar uma demanda do trabalho.

A dica número seis  de como trabalhar e estudar ao mesmo tempo é sobre as distrações na hora de desempenhar uma tarefa. É muito fácil se distrair durante os estudos quando o smartphone não para de sinalizar a chegada de mensagens e outros alertas de redes sociais. Para fazer seu tempo render, é importante silenciar esses aparelhos ou, em alguns casos, deixá-los longe para não cair na tentação de “dar aquela olhadinha” e iniciar um ciclo de procrastinação. 

Caso estude utilizando o computador, mantenha apenas as abas relacionadas ao assunto abertas, pois isso também evita a navegação aleatória.

7. Separe momentos de lazer

Ninguém é de ferro! Por isso, a vida não é só trabalhar e estudar. Todos precisamos descansar, fazer atividades que gostamos e dedicar algumas horas por semana para a vida social. Então, tenha uma parte do seu final de semana reservada para relaxar e curtir sua família, amigos, dogs e esportes — ou qualquer outra distração que faça bem à sua mente. Se você organizar seus trabalhos e estudos direitinho, sempre sobra algum tempo para isso.

8. Otimize sua rotina

Nós não precisamos escolher as alternativas mais complicadas. A faculdade é uma etapa de crescimento e construção de conhecimento, e não de tortura. Então, se existem cursos que você pode fazer a distância ou mesmo na modalidade semipresencial, aproveite-os! 

Muitas faculdades já tem programas assim: não é preciso se deslocar até a universidade ou, em outros casos, isso só é necessário algumas vezes por semana.

Quanto menos horas você gastar com deslocamentos, mais tempo e energia terá para fazer o que realmente importa: estudar e se preparar para ser um profissional de sucesso. 

Portanto, busque instituições que entendam isso e facilitem a sua vida por meio de cursos ou disciplinas EAD, desde que elas sejam reconhecidas no mercado pela boa qualidade de suas graduações. Assim, será mais fácil trabalhar e estudar ao mesmo tempo!

Ao otimizar a rotina, organizar a agenda e aproveitar bem o tempo, você conseguirá fazer suas atividades da faculdade no menor prazo possível e com um bom rendimento. No começo, isso exigirá alguma disciplina, mas depois a tolerância a esse período mais longo de concentração aumenta gradualmente, fazendo com que seja mais fácil trabalhar, estudar e se dar bem nos dois!

E aí, gostou de aprender como trabalhar e estudar sem deixar uma das tarefas de lado? Quer conhecer outras dicas para otimizar os estudos no EAD? É só clicar aqui

Baixe agora mesmo nosso e-book sobre como conquistar sua independência financeira!
Você também pode gostar

Deixe um comentário