Testes vocacionais online: por que você deve fazer?

testes vocacionais online
6 minutos para ler

Sabe aquele momento que você se pega pensando “qual profissão combina comigo“? Pois é, ele é mais comum do que se imagina. Afinal, o mercado traz tantas possibilidades de carreira, locais de atuação, públicos com os quais lidar e serviços a serem prestados que é normal ficar indeciso sobre qual caminho seguir. É justamente aí que entram os testes vocacionais online.

O motivo disso? É que eles são uma ferramenta bastante útil para você sanar suas dúvidas sobre o futuro profissional. Animou-se para saber mais a respeito deles? Pois acompanhe o nosso post e informe-se sobre esse teste de profissão!

O que são testes vocacionais online?

Testes vocacionais nada mais são do que um grupo de questões, quizzes ou jogos que têm a função de apontar algumas profissões que se encaixam no perfil de quem os realiza. Quando são online, isso significa que você pode fazê-los de qualquer lugar e horário, basta apenas ter acesso à internet.

Um ponto importante que deve ser dito é que, apesar do termo “vocacional”, eles não focam exclusivamente um talento/dom inato ou algo do tipo, ok?

Na verdade, eles levam em conta habilidades desenvolvidas, traços da personalidade, objetivos pessoais, afinidades, aspectos comportamentais, predisposição para determinadas atividades e possíveis interesses por campos de atuação.

A partir de tudo isso, é traçado um padrão de compatibilidade com uma quantidade X de profissões — geralmente, dentro de uma mesma área (ciências humanas, exatas, sociais etc.) — em que você tem como se satisfazer tanto pessoal quanto profissionalmente.

Vale dizer também que, apesar do alinhamento que pode ser identificado com carreira A ou carreira B, o resultado alcançado não é definitivo, muito menos imutável. Na verdade, ele apenas indica potenciais caminhos a serem trilhados. Quem avalia qual o melhor e faz a escolha entre eles é você.

Teste vocacional requer um psicólogo?

A resposta é não. É muito comum as pessoas confundirem teste vocacional com orientação profissional, mas elas não são a mesma coisa! O primeiro nós já esclarecemos o que é, ficando claro ser mais informal, sem necessidade de supervisão e podendo ser encontrado em formato presencial e online.

Já a orientação profissional é um processo realizado e administrado, do início ao fim, por um psicólogo. Ele ocorre exclusivamente de forma presencial em consultórios ou em espaços de aconselhamento educacional.

A razão disso é que, ao longo de cada etapa do processo, você passa por entrevistas e avaliações que se aprofundam na sua história de vida, na sua saúde psicoemocional e no seu desenvolvimento cognitivo.

Ou seja, pontos que abordam questões mais delicadas, que requerem acompanhamento especializado e complementam as razões pelas quais você escolhe essa ou aquela profissão.

Para que os testes vocacionais online servem?

Como dito há pouco, o teste vocacional online serve para que uma pessoa identifique, a partir das próprias características, as carreiras nas quais ela pode ser bem-sucedida. No entanto, há quem utilize-o para ter como saber o curso ideal a ser feito.

O que explica isso é bem simples: mesmo dentro de um campo profissional, há diferentes possibilidades de atuação. Logo, encontrar uma área de saber do seu interesse para, depois, decidir qual atividade exercer nela pode ser igualmente uma boa estratégia.

Qual é a importância de realizar testes vocacionais?

A importância de fazer testes vocacionais online está justamente em aliviar ou até mesmo em acabar com as dúvidas sobre que tipo de formação e carreira atendem às suas necessidades e combinam com as suas particularidades.

Não é para menos que ele é tão popular entre pré-vestibulandos e vestibulandos, em especial aqueles indecisos entre duas ou mais possibilidades dentro de uma mesma área. É o caso, por exemplo, de História e Geografia, ou Medicina e Enfermagem.

Como os testes vocacionais podem ajudar?

Abaixo, mostramos como um teste vocacional ajuda a reconhecer quais são as possibilidades para o mercado de trabalho a partir do que você mesmo fornece a ele. Fique atento para não perder nenhum detalhe!

Autoconhecimento

Os testes vocacionais abrem a porta para que você reconheça aspectos ao seu respeito dos quais não se dava conta ou não valorizava como deveria. Por exemplo, o interesse em animais, a afinidade com computação, a capacidade de dominar outros idiomas, ou a facilidade em negociar.

Estímulo à capacidade de reflexão

Quando entende melhor quem você é e as características que definem sua personalidade, é possível refletir de maneira mais consciente sobre o que espera alcançar na vida pessoal, acadêmica e profissional. Então, fica mais fácil identificar que graduação é ideal e que carreira vale a pena seguir.

Entendimento das expectativas profissionais

Outro ponto interessante dos testes vocacionais é que eles fazem você avaliar e confrontar quais são as suas expectativas para o futuro profissional de acordo com o perfil que tem.

Por exemplo, se você é alguém que não gosta de rotina ou horários fixos, adora estar em locais diferentes e sempre em contato com pessoas, o ideal é que o seu emprego permita isso. Do contrário, você vai se sentir engessado e insatisfeito profissionalmente.

Como fazer testes vocacionais online?

Para fazer um teste vocacional grátis (porque sim, muitos dos testes online são sem custo!), não há mistério: você deve pesquisar por plataformas e aplicativos que contam com diferentes modelos de quizzes, questionários e jogos sobre escolha profissional/acadêmica.

É o caso, por exemplo, da Orientu e do QCarreira 360. Você os acessa, cria seu perfil e depois realiza a dinâmica proposta. No final, terá o resultado, podendo traçar planos para o futuro.

Como mostrado, os testes vocacionais online são uma alternativa prática e rápida para entender melhor sobre suas próprias características e os objetivos profissionais existentes, mas que, muitas vezes, ainda não estão claros. Por isso, explore-os sem medo!

Lembrando que, caso haja dúvidas persistentes sobre a escolha da sua carreira, pode ser uma boa ir além e participar de uma orientação profissional realizada por um psicólogo. Afinal, uma ajuda especializada vai contribuir para o processo de amadurecimento das escolhas acadêmicas e das decisões para o mercado de trabalho.

E se quer ficar por dentro das diferentes profissões e como se capacitar para elas com a Estácio, já sabe: é só curtir e acompanhar a nossa página no Facebook!

Você também pode gostar

Deixe um comentário