SiSU tem EAD? Veja diferentes formas de ingresso nessa modalidade

sisu tem ead
4 minutos para ler

Quem está se preparando para ingressar no Ensino Superior se depara com muitas siglas que podem ser um pouco confusas, não é? SiSU, Prouni e FIES são algumas delas.

A primeira se refere ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para facilitar a concorrência por vagas em universidades públicas.

Agora, outra dúvida comum é se o SiSU vale para graduação EAD, isto é, cursos de educação a distância. Para ajudar na tarefa de entender todos esses conceitos, preparamos este texto!

Continue a leitura e descubra se há SiSU para EAD e quais são as vantagens dessa modalidade de ensino!

O que é o SiSU?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo MEC para padronizar o ingresso em cursos de universidades públicas. Assim, no lugar de realizar diversos vestibulares — cada um para uma instituição de ensino — o estudante pode utilizar apenas a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a até duas opções ao mesmo tempo.

Para participar, é exigida a participação no Enem mais recente, isto é, imediatamente anterior ao processo seletivo atual do SiSU. No site do sistema, o estudante tem acesso às opções de universidades e cursos disponíveis, se inscreve nas que deseja e, então, aguarda os resultados, que são definidos por classificação das médias do Enem, em ordem decrescente.

SiSU tem EAD?

Agora, se você já se perguntou se o SiSU tem EAD, olha só: desde o segundo semestre de 2020, o MEC instituiu que a seleção também permitirá a concorrência em cursos a distância ou semipresenciais. A decisão foi confirmada pela atualização da Portaria nº 433/2020.

quiz-descobrir-o-seu-perfil-empreendedor

Por que fazer um curso EAD?

Os cursos EAD são oferecidos totalmente a distância, com a mediação de equipamentos digitais e internet. Isso quer dizer que você pode estudar onde e quando quiser, acessando o ambiente virtual de aprendizagem no computador, smartphone, tablet etc.

Além dessa flexibilidade, a EAD tem ganhado cada vez mais adeptos, pois garante outras grandes vantagens, incluindo:

  • mesma qualidade dos cursos, que são reconhecidos e regulamentados pelo MEC como qualquer curso presencial;
  • materiais elaborados por professores especialistas e aulas interativas, que tornam o aprendizado mais dinâmico;
  • autonomia para organizar os estudos da forma como for melhor para o seu rendimento;
  • mensalidades mais acessíveis, além da economia proporcionada pela redução de gastos com deslocamento e alimentação fora de casa.

Quais são as outras formas de ingresso em um curso EAD?

Apesar da decisão do MEC, vale lembrar que os cursos a distância ainda são raros na rede pública de Ensino Superior, em que as graduações costumam ser presenciais e, em grande número, de turno integral. Porém, a boa notícia é que há muitas outras formas de ingresso em cursos EAD.

Na rede particular de Ensino Superior, há a possibilidade de fazer uma graduação a distância utilizando o Programa Universidade para Todos (Prouni) ou por ingresso direto na instituição de seu interesse.

Aqui na Estácio, temos o vestibular EAD, realizado totalmente online e com data agendada. Além disso, você pode ingressar na graduação por meio da nota do Enem. Para tanto, são aceitas participações em qualquer edição do Exame, e você precisa ter estas notas mínimas:

  • 300 pontos na Redação;
  • 100 pontos nas provas de conhecimentos gerais.

Como você viu, o SiSU tem EAD, mas não é a única opção para aproveitar os benefícios dessa modalidade de ensino. Na Estácio, você conta com várias formas de ingresso e ainda usufrui da excelência de uma universidade com mais de 50 anos de história, cursos com as notas mais altas no MEC e métodos de ensino inovadores.

Então, entre em contato conosco e tire suas dúvidas para começar logo a estudar!

Você também pode gostar

Deixe um comentário