Roupa para entrevista de emprego: dicas para se vestir
O mercado de trabalho está em busca de cada vez mais diversidade, e o respeito à personalidade de seus colaboradores é ainda maior. Mas isso não significa que você pode escolher qualquer roupa para entrevista de emprego.
Isso porque mesmo que o local de trabalho seja mais tranquilo e não tenha um código de vestimenta, ainda existem alguns limites — e essas regras se estendem ao momento da entrevista.
Além disso, a sua roupa ajuda você a mostrar a sua personalidade. Ou seja, não se trata apenas do que “não vestir”, mas do que usar para transmitir a mensagem certa, recebendo uma boa avaliação desde a primeira impressão.
Quer saber mais sobre o assunto e conferir algumas dicas de roupa para entrevista de emprego? É só continuar a leitura!
Qual é a importância da roupa para uma entrevista de emprego?
Acredite, a maneira como você se apresenta em uma entrevista é tão importante quanto a sua experiência ou suas qualificações. Isso não significa que é preciso vestir roupas excessivamente formais, mas é necessário tomar cuidado para passar a mensagem certa.
É certo que a sua autoimagem precisa ser preservada. Mas isso não quer dizer que, se você for fã de rock and roll, por exemplo, deva ir a uma entrevista de emprego com uma camisa da sua banda favorita.
Esse gesto pode demonstrar falta de interesse ou, até mesmo, simbolizar que não está levando a empresa a sério. Ainda, se você não tem esse cuidado na hora da entrevista, quem garante que o terá no dia a dia de trabalho, caso seja contratado?
Quais são as roupas mais indicadas para entrevista de emprego?
Mesmo sem perceber — e, até mesmo, sem falar uma palavra —, você vai transmitir mensagens para o recrutador no momento da entrevista. O horário que você chega, os seus gestos, o seu tom de voz e, claro, a sua roupa vão falar sobre o seu perfil o tempo todo.
Em relação às vestimentas, o primeiro fator que merece a sua atenção é o local de trabalho. A depender da empresa e do tipo de função, serão exigidas peças mais ou menos formais.
Independentemente do local e do tipo de trabalho, algumas indicações são válidas para todos. Veja:
- evite roupas curtas, justas, transparentes e decotadas — apesar de essa regra parecer ser dirigida apenas às mulheres, homens também devem ficar atentos para roupas justas e cavadas, por exemplo;
- evite excessos de joias e bijuterias — o que também é válido para o público masculino;
- use maquiagens leves;
- não exagere no perfume.
Como escolher a roupa adequada?
Uma boa forma de escolher a sua roupa para entrevista de emprego é parar em frente ao seu guarda-roupa e buscar por peças que podem transmitir a sua personalidade e, ainda assim, respeitar o dress code do momento.
Se você é mulher, por exemplo, que tal optar por um blazer de corte clássico? Em vez de preto, ele pode ser pink ou amarelo, mostrando um pouco do seu estilo próprio. Se é homem, pode dar a sua personalidade ao look por meio de um sapato mais descolado.
Confira mais algumas dicas para arrasar nesse momento tão importante da sua vida e da sua carreira.
Leve em consideração o seu perfil
Como dissemos, você não precisa anular a sua personalidade e se vestir de algo que não é — até porque o recrutador também vai perceber a falta de naturalidade.
Na maioria dos empregos, a formalidade pode ter o toque especial dos candidatos, o que também vai demonstrar ousadia e criatividade, se estive na medida certa.
Até mesmo nas entrevistas para os locais mais formais de trabalho, como os escritórios de advocacia, é possível se vestir de acordo com o seu perfil, com um blazer que não seja preto ou um relógio cheio de personalidade.
Aposte em um estilo mais básico
Está na dúvida ou acha que não tem as peças certas para vestir na entrevista? Aposte no básico! Uma calça preta de corte reto e uma camisa branca são clássicos e não vão deixar você arrumado de mais ou de menos.
Só não descuide da aparência das peças, que precisam estar bem conservadas, limpas e bem passadas — o sapato também deve estar nessas condições. Ter esse cuidado com as suas roupas demonstra que você é uma pessoa caprichosa em todos os aspectos da sua vida, assim como no trabalho.
Lembre-se de ter o mesmo asseio com a sua própria imagem: cabelos limpos e penteados, assim como unhas igualmente limpas e bem cortadas, também são essenciais. Para as mulheres, uma unha bem cuidada e sem esmalte é mais bem vista do que uma unha grande com esmalte descascando, por exemplo.
No caso dos homens, se optar por usar barba, deixe-a limpa e bem aparada, já que ela mal cuidada é um grande sinal de desleixo.
Lembre-se de que a roupa vende a sua imagem
Você viu que não é preciso ousar na roupa para entrevista de emprego, nem abrir mão da sua personalidade. Se a sua postura for adequada, mas as suas unhas estiverem bem cuidadas, porém, com um esmalte azul, provavelmente o recrutador não vai te ver com maus olhos.
Por outro lado, se a sua roupa for a mesma que você usa para ir ao supermercado, pouco vai adiantar as suas qualificações, pois o seu visual vai vender uma imagem errada.
Por mais que você seja uma pessoa que não liga para a moda, é preciso considerar o poder que as roupas têm na nossa sociedade, sendo capazes de trasmitir mensagens.
Uma roupa para entrevista de emprego, por exemplo, pode indicar um candidato pouco interessado ou que não esteja alinhado à vaga, assim como pode demonstrar uma pessoa comprometida e criativa.
Por isso, ao receber o chamado para aquela entrevista tão esperada, respire e dedique um tempo para avaliar as opções do seu guarda-roupas, vista-as e peça a opinião das pessoas que moram com você. E lembre-se de estar se sentindo confortável dentro delas!
Por falar em entrevistas e empregos, saiba mais sobre os tipos de contratações que existem e como escolher a melhor para você!