6 passos para você mudar de carreira com segurança
Insatisfação com a função atual, pouca perspectiva de crescimento, falta de compatibilidade com a vocação, mercado saturado — por uma série de motivos, um número cada vez maior de pessoas tem considerado a possibilidade de mudar de carreira e buscar por outras oportunidades.
Atualmente, o mercado se transforma rapidamente e novas funções surgem a todo momento, o que faz com que os profissionais se identifiquem com trabalhos que, até pouco tempo atrás, não existiam. Além disso, com a redução dos custos do Ensino Superior e a grande oferta de cursos a distância, ficou mais fácil conciliar orçamento, emprego, estudos e, consequentemente, mudar de profissão.
E você, também está pensando na possibilidade de mudar de carreira ou mudar de profissão? Quer saber como fazer essa escolha de forma segura, considerando todos os aspectos que podem interferir no seu sucesso? Então, continue a leitura! Vamos explicar quais são os 6 passos para dar uma verdadeira guinada na sua vida profissional!
Como mudar de carreira sem muitos riscos?
Sabemos como esse tipo de mudança pode impactar não só a vida emocional de uma pessoa, como também a vida financeira e tudo o que é possibilitado através dela. Por conta disso, quanto menos riscos você correr, melhor! (Isso, claro, se você for uma pessoa com esse perfil).
Nesse caso, o ponto mais importante para mudar de carreira com segurança é o planejamento: uma boa dica é não sair de uma carreira ou de um trabalho antes de definir qual será seu novo objetivo e onde deseja atuar.
A depender da sua idade e vida profissional, é possível que você já tenha inúmeras experiências, as quais contam muito no momento de mudar de carreira – então, use-as a seu favor!
Além dessa dica importante, preparamos um infográfico com os 6 passos principais para você mudar de carreira com segurança. Mas, abaixo explicaremos cada um deles, assim como outras dicas imperdíveis . Acompanhe!
1. Considere sua vocação e habilidades para mudar de carreira
Muitos profissionais se sentem insatisfeitos e querem mudar de carreira porque trabalham em funções que não têm nada a ver com sua vocação, habilidades ou perfil comportamental. Mesmo que o salário seja ótimo, a nossa rotina se torna altamente estressante quando fazemos o que não gostamos. Os dias demoram a passar e a sensação de esgotamento físico e emocional não permite nem mesmo que a pessoa aproveite a vida além do ambiente corporativo.
Então, antes de mudar de carreira, tente identificar: o que você realmente gosta de fazer e quais são as atividades que prefere não realizar? Além da profissão em si, pense em outros aspectos importantes no seu dia a dia, como o ambiente em que gosta de estar e com quais tipos de pessoas.
Há quem sinta prazer em interagir com outras o dia inteiro, mas também existe quem prefere trabalhar mais isolado, sem tanto contato interpessoal.
Já para exercer determinadas profissões, é importante que a pessoa tenha interesse em empreender ou, pelo menos, em administrar um negócio. Portanto, quem não tem interesse nesse tipo de atividade precisa avaliar bem a escolha antes de tomar uma decisão. Leia bastante sobre as opções que você tem no mercado e encontre a que seja compatível com as suas próprias características.
1.1. Por que não refazer seu teste vocacional?
Às vezes precisamos dar um passo atrás em alguns pontos de nossas vidas e, talvez, seja necessário fazer isso no momento de mudar de carreira. O que você gosta hoje em dia é o mesmo que gostava há anos atrás?
Uma boa opção para sanar essas dúvidas profissionais é refazer seu teste vocacional e, assim, ter mais noção das suas preferências atuais. Faça o teste aqui!
2. Converse com quem já atua na área
Outro passo muito importante para mudar de carreira é conversar com quem já atua na área. Esses profissionais poderão contar a você como é, de fato, o dia a dia de quem se dedica àquela profissão. Dessa forma, será possível descobrir como é a rotina de trabalho, quais são os pontos positivos, bem como os desafios que encontrará no mercado de trabalho. Não dispense essa pesquisa direto na fonte!
3. Analise as tendências do mercado antes de mudar de carreira
Analisar o mercado e a popularidade da profissão é muito importante antes de mudar de carreira e de objetivos.
O mercado sempre evoluiu, mas ultimamente a velocidade da transformação tem sido impressionante. As novas tecnologias estão mudando a forma como executamos as tarefas diárias, o que tem um impacto direto nas funções e operações das empresas. Por isso, algumas profissões completamente novas estão surgindo, enquanto outras perdem espaço e desaparecem.
Então, antes de tomar sua decisão sobre mudança de carreira, analise quais são as tendências do mercado do segmento no qual você tem interesse Faça uma pesquisa para descobrir se a demanda por esse tipo de profissional está aumentando ou reduzindo e se essa projeção acontece no cenário brasileiro ou no internacional também. Dessa forma, é possível prever se essa escolha pode trazer segurança e estabilidade a longo prazo.
4. Crie um planejamento a longo prazo
E por falar em longo prazo, esse é outro ponto importante no momento de mudar de carreira. Não pense apenas no agora ou no momento da sua formatura do curso. Procure saber se determinada profissão oferece possibilidades de crescimento a médio e longo prazo, como a oportunidade de ocupar outros cargos de acordo com sua experiência e formações complementares ou se a estagnação em um determinado patamar é a regra.
Isso não significa que uma ou outra dessas alternativas seja boa ou ruim, pois o que importa são os seus planos e expectativas na sua vida profissional. Se o sonho de uma pessoa é ser dentista, por exemplo, e ela planeja passar o restante de sua vida profissional no consultório, esse é um exemplo de carreira em que o profissional chega ao seu objetivo logo após a formatura.
Já quem quer se destacar no mundo corporativo vivencia outro tipo de situação. Um profissional pode levar um tempo maior para atingir o cargo de CEO e precisa passar por várias etapas até atingir seu objetivo. Como você pode perceber, são opções de carreira distintas e que preveem trajetórias completamente diferentes.
No entanto, é fundamental conhecer todas as alternativas antes de mudar de carreira ou iniciar um curso para não se frustrar com os rumos de suas escolhas mais tarde. A partir daí, estabeleça seu objetivo e crie um plano para chegar lá, com metas para daqui a 1 mês, 1 ano, 2 anos, 5 anos e assim por diante.
Exemplo:
- 1ª meta: me formar em 5 anos;
- 2ª meta: em seguida, fazer uma pós em 2 anos;
- 3ª meta: conseguir estagiar em uma empresa importante do segmento;
- 4ª meta: conseguir uma efetivação em 1 ano.
E assim por diante.
Apenas lembre-se que metas são metas e, às vezes, não cumpri-las é natural e está tudo bem.
5. Forme uma rede de contatos antes de mudar de carreira
No mundo corporativo, o famoso network e QI (quem indica) ainda tem muito valor. E isso não significa privilegiar uma pessoa sem méritos, mas optar por profissionais que têm seu trabalho conhecido pela equipe.
Portanto, se o objetivo da organização for contratar alguém para prestar um serviço ou para fazer parte de seu quadro de funcionários, os gestores entendem que é mais provável que o desempenho seja compatível com suas expectativas.
Então, forme uma boa rede de contatos. Interaja com seus colegas de turma durante o curso ou trabalho, pois muitos poderão trabalhar em negócios relacionados e fazer parcerias vantajosas para os dois lados. Também vale a pena participar de eventos, workshops, palestras e congressos – além de adquirir conhecimento, esse é o momento de se encontrar com profissionais e ampliar essa rede de apoio para mudar de carreira.
6. Busque uma boa formação naquilo que deseja
Uma boa formação é importante, ainda mais quando a sua ideia é mudar de carreira. Seja uma pós ou um MBA, se empenhe e adquira um certificado na sua futura área.
A partir do momento em que sua meta for estabelecida e você tiver um planejamento para alcançar seu objetivo de mudar de carreira, busque uma boa formação. Lembre-se de que o mercado está muito competitivo e, para disputar espaço com outros profissionais, é fundamental sair do curso com um conjunto de conhecimentos e competências considerados relevantes pelas empresas.
Nesse momento, a busca por uma faculdade com nome reconhecido é muito importante, mesmo sendo para uma segunda graduação ou pós, por exemplo. Essas instituições oferecem um programa de ensino mais completo e se tornam admiradas pelo excelente desempenho dos profissionais que elas lançam no mercado.
Portanto, um diploma de uma boa universidade pode abrir muitas portas e facilitar seu ingresso e ascensão na nova carreira.
Felizmente, a escolha da profissão não é uma decisão definitiva, que obriga as pessoas a passarem o resto de suas vidas em um trabalho pouco gratificante ou incompatível com suas aspirações. Com o planejamento adequado, uma pesquisa a respeito da nova carreira e sobre as tendências do mercado, é possível fazer essa transição com sucesso, obtendo muito mais satisfação e realização pessoal.
E você, está pensando em mudar de carreira ou profissão? Conhece um amigo ou amiga que está vivendo essa situação e poderia aproveitar essas dicas de como mudar de carreira?
Então, compartilhe o post em suas redes sociais, marque seus contatos e os ajude a darem uma guinada na vida profissional.