[INFOGRÁFICO] Faculdade para empreendedores: 6 alternativas para você se aperfeiçoar

Começar o próprio negócio exige algumas noções básicas sobre empreendedorismo e outros conhecimentos específicos que dependem da área que você deseja seguir. Para ter sucesso nesse ramo, é fundamental procurar uma faculdade para empreendedores que possa direcionar o melhor caminho para o seu plano de carreira.
Afinal, empreender é um trabalho que exige preparo e aprendizado constante. Negociar com fornecedores, controlar o fluxo de caixa, contratar e motivar colaboradores, assinar contrato, analisar o mercado e prospectar novos clientes são alguns dos desafios que os profissionais passam. Para fazer tudo isso da melhor forma, é importante se capacitar.
Neste post, conheça algumas opções de cursos para empreender e tomar as melhores decisões para ter uma empresa bem-sucedida!
1. Administração
Empreendedorismo e Administração não são assuntos opostos. Empreender significa criar soluções, buscar uma forma nova de fazer algo e desvendar oportunidades. Com um bom conhecimento de ferramentas administrativas, comandar um empreendimento fica muito mais simples e seguro.
Se você deseja criar seu próprio negócio e busca uma faculdade para empreendedores, mas não sabe como começar, o curso de Administração oferece ferramentas que permitem avaliar cada detalhe de um possível negócio.
Com isso, o profissional se torna capaz de entender bem o mercado, além de ter uma visão ampliada e estratégica do seu contexto. Por ser uma área ampla e complexa, a Administração traz muitas vantagens competitivas. O curso proporciona teorias e ferramentas que permitem a construção do pensamento estratégico e crítico.
2. Comércio Exterior
Se você pensa em expandir as fronteiras geográficas e pretende vender também para mercados externos, uma boa opção é fazer o curso de Comércio Exterior. Essa formação dá ao profissional meios para atuar com vendas no contexto internacional e possibilita aproveitar oportunidades em um cenário maior.
É importante destacar que empresas capazes de comercializar com clientes de fora do Brasil podem obter resultados maiores em menos tempo. Isso é muito útil para os estudantes de Comércio Exterior que estão interessados em empreender.
A graduação apresenta disciplinas que dão um amplo enfoque a respeito de como lidar com a parte econômica do negócio e como agir diante de vendas, sempre considerando aspectos envolvendo diferentes culturas e países. Entre elas, estão:
- Princípios de Gestão;
- Comportamento Organizacional;
- Recrutamento e Seleção de Talentos;
- Logística Internacional.
3. Publicidade e Propaganda
Publicidade e Propaganda é uma área muito importante para os negócios, pois muitas vezes as empresas precisam exaltar a qualidade de um produto ou serviço. Afinal, uma boa divulgação de algo que será vendido pode resultar em lucro para uma organização.
Além disso, as empresas precisam saber responder perguntas como:
- Quem é o público-alvo?
- Qual é o perfil dos melhores consumidores?
- O que os clientes pensam sobre o produto ou serviço oferecido?
- Como a marca é vista pelos clientes em potencial?
Nesse sentido, o curso de Publicidade e Propaganda ajuda a formar profissionais com perfil criativo e empreendedor. As disciplinas do curso dão conhecimento técnico para os publicitários atuarem de forma ética e crítica, além de estarem preparados para se moldarem de acordo com as mudanças tecnológicas exigidas pelo mercado.
Os alunos aprendem a idealizar campanhas de comunicação publicitárias e institucionais, a partir de técnicas inovadoras e criativas, o que ajuda a impulsionar até mesmo negócios recém-criados.
4. Medicina
Existem muitas pessoas com perfil empreendedor na área da saúde. Além de envolver estratégias de novos negócios, o empreendedorismo também é uma oportunidade de desenvolver competências como liderança, inovação, criatividade, planejamento, capacidade de trabalho em equipe, entre outras.
Quando combinamos os conhecimentos de gestão e administração com o conhecimento técnico do médico, é possível ter uma visão ampla dos serviços de saúde. Quem quer cursar Medicina e empreender pode fazer isso por meio de consultórios e clínicas, laboratórios ou desenvolvimento de serviços e produtos inovadores.
Em um cenário profissional cada vez mais competitivo, o empreendedor passa a ser um instrumento de sobrevivência no mercado de trabalho. Por isso, se você busca uma carreira profissional diferente mas não quer abandonar o sonho de fazer Medicina, vale a pena ampliar seus horizontes.
5. Educação Física
O curso de Educação Física é outra possibilidade para quem procura uma faculdade para empreendedores. Para isso, é importante ter o diploma de licenciatura na área e buscar parcerias, convênios e maneiras eficazes de divulgação.
Quem está começando no setor deve investir em capacitações e estudar o mercado para encontrar o próprio diferencial. Convide amigos, colegas, alunos e ex-alunos para conhecer a sua ideia. Depois, é importante fazer o negócio ser conhecido pelos resultados obtidos e pela qualidade do trabalho.
O profissional de Educação Física que vai empreender precisa ter bons instrumentos de avaliação e equipamentos de trabalho. Além disso, é importante estar atento às novas tendências do mercado e pesquisar as necessidades do público-alvo.
A área é cercada por modismos e tendências. Por isso, é fundamental saber a melhor forma de oferecer bem-estar para seus clientes. Uma boa opção é investir em tecnologia, como softwares de gerenciamento do negócio.
6. Direito
Quem cursa Direito e não quer trabalhar para um escritório jurídico ou seguir carreira pública também pode empreender. Uma boa ideia é buscar eventos e consultorias com foco no empreendedorismo. Por ser uma área muito concorrida, quem deseja ter o próprio negócio precisa oferecer algum diferencial em seus serviços.
Uma dica é se especializar em áreas do Direito pouco exploradas, como Compliance. Ao focar em um ramo específico, o profissional se distancia da concorrência. Afinal, ser referência em certo assunto permite fidelizar os clientes e conquistar novos públicos.
O mercado está em constante mudança, por isso, analise tendências e pesquise novas necessidades que resultem em negócios. Outra questão importante para quem é bacharel em Direito e deseja empreender é o planejamento.
Antes de abrir um escritório, defina um plano de negócios e elabore um método detalhado para colocá-lo em prática. Monitore a concorrência, esteja sempre atento a todos os cenários do mercado e acompanhe as novidades.
Empreendedores de sucesso estão em desenvolvimento contínuo. Eles buscam maneiras de melhorar habilidades gerenciais, técnicas e pessoais. As decisões a respeito de um negócio devem sempre considerar o mercado e estar focada nos resultados pretendidos. Para uma melhor eficiência nas estratégias, na gestão de recursos e no planejamento, é fundamental investir em uma faculdade para empreendedores.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para receber todas as novidades sobre carreira e educação!