FACULDADE DE MARKETING: ENTENDA COMO FUNCIONAM O CURSO E O MERCADO
Você já parou para analisar o que está por trás de uma propaganda? Especialistas calculam minuciosamente cada imagem, mensagem, sons e até mesmo cores com um objetivo: evocar sentimentos que levam as pessoas a comprarem determinados produtos ou serviços.
Mas a faculdade de Marketing ensina muito mais que as técnicas para vender mercadorias ou trabalhar a imagem das empresas. O curso envolve uma série de conhecimentos e oferece muitas oportunidades de carreira diferentes. Quer saber que possibilidades são essas? Então, continue a leitura deste post!
O que se aprende na faculdade de Marketing?
De forma resumida, podemos dizer que o profissional de Marketing é responsável por elaborar estratégias de comunicação. Em muitos casos, essas ações têm o objetivo de estimular a compra de bens, produtos ou serviços. Outras vezes, a meta é mudar o comportamento das pessoas, seja para que elas se envolvam com uma causa ou para que se tornem mais produtivas no trabalho, por exemplo.
Portanto, o profissional de Marketing busca entender o comportamento do público-alvo, identificar suas necessidades e utilizar esses dados em campanhas que influenciem as pessoas, atingindo o objetivo definido. Existem duas possibilidades de formação e as duas são oferecidas tanto em cursos a distância (EAD) quanto presenciais. Veja a seguir!
Bacharelado em Marketing
Trata-se de um curso mais completo, com duração de 4 anos. O aluno começa estudando disciplinas básicas do Ensino Superior, como Sociologia, Psicologia, Economia e Antropologia. Essa é uma base muito importante, pois ensina a compreender o ser humano e o mercado em que o profissional atuará. A seguir, a faculdade ensina temas específicos, como comportamento do consumidor, estratégias mercadológicas, posicionamento de marcas, publicidade e propaganda, entre muitas outras.
Além desses conhecimentos específicos, o aluno de Marketing também tem disciplinas relacionadas à Administração de Negócios. Entre os exemplos, podemos destacar:
- Direito do Consumidor;
- Gestão de Projetos;
- Técnicas de Negociação;
- Administração Financeira;
- Análise de Investimentos.
Esse conjunto de matérias é fundamental, visto que muitos desses profissionais serão responsáveis pelo departamento nas empresas em que atuarão. Portanto, eles precisam liderar equipes e planejar ações que levem as companhias a atingirem seus objetivos estratégicos.
Tecnólogo em Marketing
Também é possível embarcar na profissão por meio do curso superior tecnológico, que forma o tecnólogo. Geralmente, essa faculdade dura dois anos. Isso é possível porque o foco está nas disciplinas específicas e práticas. Portanto, o aluno não estuda aquela base que nós comentamos no tópico anterior: Psicologia, Sociologia, Antropologia.
No curso superior tecnológico, a grade curricular é mais voltada à gestão de Marketing. As disciplinas são direcionadas a áreas específicas, como varejo, pequenas e médias empresas, setor de turismo, e assim por diante. Portanto, são temas que envolvem as atividades diárias do profissional, fazendo com que ele esteja pronto para entrar no mercado mais rapidamente.
Quais são as oportunidades de carreira para os profissionais de Marketing?
O profissional da área de Marketing é bastante disputado no mercado. Especialmente em um sistema capitalista, o sucesso econômico depende do estímulo ao consumo. Mesmo em tempos de crise, as empresas precisam de pessoas capacitadas para criar campanhas efetivas que consigam fazer os consumidores entender que seus produtos atendem às necessidades deles, levando-os à compra.
Porém, essa não é a única área de atuação do profissional de Marketing. Conheça algumas das principais possibilidades a seguir:
Estratégias mercadológicas
Esse é o profissional que trabalha especificamente com a venda. Ele atua dentro das empresas e faz levantamentos junto aos consumidores para identificar suas necessidades. A partir daí, ele participa do desenvolvimento de produtos que atendam às expectativas do público-alvo, planeja as embalagens, realiza pesquisas e testes. Também é necessário usar técnicas específicas para compor o preço e criar estratégias de divulgação.
Dependendo do tamanho da organização, o profissional pode participar de todas essas etapas ou apenas de algumas delas. Em outras empresas, cada gestor cuida de uma linha ou até mesmo de um único produto. Portanto, embora as realidades sejam bastante diferentes, quem trabalha com a criação de estratégias mercadológicas é responsável por impulsionar as vendas de uma marca.
Endomarketing
Atualmente, as empresas precisam aumentar sua produtividade. Para atingir essa meta, é necessário que seus colaboradores sejam engajados, “vistam a camisa” do negócio e trabalhem felizes nessa companhia. Para isso, elas realizam uma série de ações de Endomarketing ou Marketing interno. Elas usam as mesmas técnicas geralmente direcionadas aos consumidores para fazer seus funcionários se apaixonarem pela organização em que são empregados, garantindo seu máximo empenho nas tarefas diárias.
Marketing digital
Essa é outra área em alta. Afinal, hoje em dia nós vivemos conectados, e os canais virtuais — sites, blogs, redes sociais, vídeos — têm cada vez mais influência sobre nossas decisões de compra. O Marketing está mudando muito para se adaptar a esses novos recursos e ao comportamento do consumidor atual. Portanto, é possível se especializar no planejamento de estratégias direcionadas aos meios digitais.
Empreendedorismo
O profissional de Marketing tem uma série de opções de trabalho. Ele pode ser colaborador ou gestor em uma empresa, mas também tem a chance de empreender ou de ser vinculado a agências de publicidade. Nesse último caso, ele fará parte de uma equipe que atende clientes externos. Eles são contratados para realizarem uma campanha específica ou mesmo para administrarem todo o orçamento de propaganda de uma organização.
Como empreendedor, o profissional de Marketing pode criar sua própria agência ou prestar consultoria. Inclusive, existe a possibilidade de se especializar em uma única área — Marketing Digital, Marketing para o Terceiro Setor etc. — e se tornar uma referência em seu campo de atuação.
Não há dúvidas de que existe uma grande demanda para quem trabalha com Marketing no mercado. Crescer profissionalmente é plenamente possível, visto que as organizações sempre buscam alternativas para conquistar o consumidor e aumentar suas vendas. No entanto, essa trajetória pode ser acelerada ao estudar em uma faculdade que conecta seus estudantes às grandes empresas do país. Isso significa que essas companhias confiam na formação que a instituição oferece e estão dispostas a absorver os profissionais que elas formam.
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