Como evitar estresse nos estudos e começar o ano estudando bem?

estresse nos estudos
6 minutos para ler

Você se dedicou bastante e, finalmente, ingressou na graduação. No entanto, a rotina de aluno do ensino superior, ainda mais para quem precisa trabalhar, não é nada fácil. Nesse cenário, é inevitável ficar ansioso e sofrer com o estresse nos estudos.

Se você está passando por essa fase e quer ser mais produtivo, aproveitando da melhor forma todo o conteúdo da faculdade, vai gostar do nosso post.

Acompanhe a leitura e entenda que essa tensão é normal por conta de diversos fatores. O bom é que dá para driblar esses problemas com as 10 dicas apresentadas a seguir. Não perca!

Estresse durante a graduação

Fazer a graduação, apesar de ser o sonho de muitos alunos, traz junto alguns desafios, entre eles, o estresse nos estudos. A dupla jornada de trabalhar e estudar realmente é muito cansativa, mas não é só isso.

Há ainda a preocupação em pagar as mensalidades da faculdade, a dificuldade de cumprir a carga horária do curso, todas as mudanças na rotina e também as novas responsabilidades. Afinal, você precisa se esforçar bastante, pois o que está em jogo é seu futuro profissional.

Mas ninguém precisa se desesperar e colocar tudo a perder. Confira o próximo tópico e descubra formas de evitar toda essa tensão com as demandas do ensino superior.

10 dicas para evitar o estresse nos estudos

Coloque em prática essas dicas e fique mais tranquilo com as atividades da faculdade.

1. Crie uma rotina de estudos

Para não ter a sensação de ver as matérias se acumulando ou de ter esquecido de repassar algum tópico importante, o ideal é estabelecer uma rotina de estudos. Pegue sua agenda e crie um esquema semanal, determinando os assuntos que vai estudar por dia e em quais horários.

Inclua também aqueles intervalos nos quais é possível fazer alguma leitura, como no momento em que pega o ônibus para o trabalho. Dessa maneira, você não se sobrecarrega e consegue colocar as matérias e os trabalhos em dia sem se estressar.

2. Mantenha-se organizado

É importante ainda ter organização não só nos horários, com um cronograma de estudo, mas também com os seus materiais. Separe um espaço da casa para guardar livros, cadernos e textos e ganhe tempo no momento em que for repassar as matérias e fazer as atividades da faculdade.

Se possível, monte um canto para os estudos com uma mesa e cadeira, de modo a ter mais ânimo na hora de revisar os conteúdos para as provas.

3. Utilize métodos de estudos

O estresse nos estudos pode ocorrer porque você pensa que não consegue fazer todas as leituras e exercícios. Então, adote alguns métodos que vão ajudar a otimizar o tempo e melhorar seu rendimento. Veja algumas sugestões:

quiz-descobrir-o-seu-perfil-empreendedor
  • pomodoro — o aluno estuda por 25 minutos ininterruptamente e para por 5 minutos. A cada 4 ciclos, o intervalo pode ser maior, de 15 minutos;
  • resumos — estude fazendo resumo das matérias em um caderno. Quando se escreve, o cérebro assimila melhor as informações.

4. Tenha foco nos seus objetivos

Quando estiver tenso e desanimado com a faculdade, pare e pense em seus objetivos. Ter o diploma do ensino superior vai proporcionar a construção de uma carreira, pois você passa a ser mais valorizado no mercado.

Então, todo esse esforço vai valer a pena: imagine que, daqui a alguns anos, trabalhará com o que gosta e, se quiser, poderá empreender, ou seja, ter o próprio negócio. Em resumo: terá autonomia para definir o melhor futuro para você!

5. Conte com a ajuda de amigos e familiares

O estresse nos estudos vai deixar sua cabeça cheia, mas ninguém precisa enfrentar tudo isso sozinho. A dica aqui é desabafar: chame algum familiar ou amigo mais próximo para conversar e ponha para fora o que está sentindo. Certamente, essas pessoas queridas terão um ombro a oferecer e também conselhos valiosos.

6. Não se cobre muito

O seu dia a dia realmente é muito corrido, por isso, em alguns dias, você não será tão produtivo em trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Mas isso é normal! O que queremos dizer é que o aluno não deve se cobrar muito: se tudo ficar muito difícil, tente desviar a mente para outros assuntos e atividades.

7. Tenha um tempo para o lazer

Não é aconselhável estudar de segunda a segunda. O corpo precisa de um descanso e também de atividades de lazer. Separe um dia para ficar com a família e os amigos, para passear, assistir a seus filmes e séries favoritas, colocar em prática algum hobby, jogar videogame, fazer yoga ou até meditar.

Quando sua mente relaxa é mais fácil ter o ânimo necessário para retomar as matérias e render nos estudos.

8. Faça exercícios físicos

Sabemos que o tempo é curto e, muitas vezes, não damos conta de tantos compromissos com a jornada dupla, mas é preciso encontrar um horário para a prática de atividade física. Ao se exercitar, o corpo aumenta a produção de neurotransmissores, fazendo o cérebro melhorar o desempenho e ficar mais preparado para assimilar os conteúdos.

Mas não é só isso: a atividade física traz a sensação de bem-estar com a liberação do hormônio endorfina. Assim, você fica mais sossegado e de bom humor para estudar.

9. Durma bem

Não sacrifique as horas de sono com estudos. Seu corpo precisa descansar para acordar bem na manhã seguinte. Outro ponto é que, quando dormimos, o cérebro, além de relaxar, assimila as informações processadas durante o dia, o que vai trazer bons resultados nos estudos.

10. Tenha uma alimentação saudável

Por último, é preciso cuidar da saúde em geral com uma alimentação equilibrada. Assim, priorize pratos coloridos — bastante legumes e verduras, proteínas, como carnes magras, e carboidratos — para que você receba todos os nutrientes e energia que precisa para dar conta da rotina acelerada sem adoecer.

Abuse também das frutas e beba bastante água. Dessa forma, você ficará bem-disposto para repassar todos os tópicos da faculdade e mais tranquilo com os estudos.

Organize-se para evitar o estresse nos estudos e, dessa maneira, levar sua rotina com menos preocupação. Tenha em mente que é só uma fase e que, tendo esforço e dedicação, você sairá vitorioso.

Gostou das dicas que apresentamos neste post? Confira outros conteúdos como este: é só assinar nossa newsletter e ficar por dentro das novidades!

Você também pode gostar

Deixe um comentário