Como juntar dinheiro para a faculdade? 9 dicas para começar hoje mesmo

como juntar dinheiro para faculdade
4 minutos para ler

Quem sonha com a graduação ou já está no ensino superior fica, muitas vezes, preocupado com os pagamentos das mensalidades. Como acertar as finanças para concluir os estudos com tranquilidade? Se essa pergunta atormenta você, descubra como juntar dinheiro para a faculdade.

Continue a leitura e confira 9 dicas que vão ajudar a garantir o orçamento para arcar com essas despesas e dar início à sua carreira!

1. Corte gastos desnecessários

A primeira dica é fazer a gestão das suas finanças pessoais: coloque em uma planilha todas as suas despesas, inclusive as menores, como um refrigerante que você compra na cantina.

Verifique o que pode ser cortado: veja quais itens são desnecessários e comece a economizar. Será que você precisa comprar uma roupa todo mês ou ir para a balada todo final de semana? Com o tempo, você vai perceber que dá para fazer o dinheiro sobrar com algumas mudanças de hábitos.

2. Trabalhe levando cachorros para passear

Como juntar dinheiro para a faculdade? Arrumando pequenos serviços que não exigem experiência! Você pode, por exemplo, se oferecer para passear com cachorros e, assim, ter grana para sua graduação.

3. Faça freelas na internet

Falando em serviços, dá também para aproveitar as oportunidades da internet. Tem empresas que pegam freelas para fazer digitação de textos. Então, da sua casa, você pode trabalhar para, aos poucos, ajustar seu orçamento.

Se você gosta de mexer com redes sociais, especialmente com design, pode tentar vender suas criações também. Aqui, dependendo do trabalho, é até uma experiência que você pode acrescentar no seu currículo.

4. Dê aula particular

Você se dá bem com Matemática? Ou é fera mesmo em Português? Aproveite a facilidade que tem com alguma matéria e dê aulas particulares. Você pode oferecer seus serviços para estudantes do Ensino Médio e dar aulas de inglês, de redação ou ajudar quem tem muita dificuldade com Exatas.

quiz-descobrir-o-seu-perfil-empreendedor

5. Venda tudo que não usa mais

Quer fazer faculdade, mas dá medo só de pensar nas mensalidades? Comece a se programar agora! Que tal dar uma olhada no seu guarda-roupa, escrivaninha e outros locais da casa para procurar itens que você não usa mais?

Pode ser uma roupa, relógio, tênis, caixa de som ou livros que você pode vender pela internet mesmo.

6. Faça doces e salgados para vender

Se você curte cozinhar, explore o ramo da alimentação. Comidas feitas com qualidade sempre são sinônimo de um bom negócio. Faça doces, salgados, sanduíches naturais ou outros pratos e comece a vender: quem sabe esse não é o primeiro passo para você empreender na faculdade?

7. Invista o dinheiro

Sobrou uma grana no final do mês? Não deixe o dinheiro dando sopa: invista na poupança ou em outro tipo de aplicação para que ele possa render. Dessa forma, é uma grana que vai ajudar você em outros momentos, como na hora de procurar estágio e ter que comprar uma roupa legal para a entrevista.

8. Leve o almoço ou lanche para a aula

Comer fora de casa está cada vez mais caro. Por isso, quem passa o dia na rua precisa fazer um planejamento das refeições que vai consumir e prepará-las por conta própria. As marmitas são uma ótima alternativa para quem quer uma alimentação mais saudável e para aqueles que precisam economizar.

9. Aproveite os descontos para estudantes

Por último, não se esqueça de aproveitar os descontos que a carteirinha de estudante oferece. Dá para economizar para ir ao cinema e teatro, por exemplo, ajudando você a poupar dinheiro.

Se busca informações de como juntar dinheiro para a faculdade, entenda que é tudo uma questão de organização. Além de fazer uma gestão nas suas finanças, verifique quais trabalhos você consegue realizar. Dessa forma, ficará mais fácil arcar com as despesas da faculdade!

Comece a fazer seu controle financeiro agora mesmo com a nossa planilha de gastos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário