Como descobrir minha vocação: veja 5 estratégias para isso!

como descobrir minha vocação
3 minutos para ler

Qual área reflete seu perfil e vai proporcionar satisfação pessoal e profissional? Esta dúvida martela a cabeça de muita gente na hora de escolher um curso superior: afinal, como descobrir minha vocação?

Essa decisão não é tão simples, pois você precisa considerar uma série de fatores e fazer algumas pesquisas para identificar a profissão que é a sua cara. Quer saber como fazer isso? Descubra neste post 5 estratégias que vão ajudar você nesse momento!

Qual é a importância de descobrir a vocação?

Aposto que você já ouviu profissionais falando: “não me vejo fazendo outra coisa”. São pessoas que descobriram sua vocação, ou seja, encontraram uma área de afinidade para construir a carreira.

Assim, é importante dedicar um tempo para tentar encontrar um campo profissional que tenha a ver com você. Com isso, você vai exercer seu trabalho com qualidade e com satisfação, sentindo motivação para sempre dar o seu melhor e trilhar seu caminho para realizar sonhos.

Como descobrir minha vocação?

Confira 5 estratégias que vão auxiliar você nessa tarefa!

1. Observe suas características

Exercite o autoconhecimento e busque suas principais características: o que você gosta de fazer? Quais suas principais habilidades? Gosta de lidar com pessoas? De quais matérias você mais gostava na escola? O que as pessoas admiram em você?

Ao responder a essas e outras questões, consegue delimitar algumas áreas do conhecimento, o que vai ajudar a definir seu perfil profissional e a construir uma carreira de sucesso.

quiz-descobrir-o-seu-perfil-empreendedor

2. Descarte o que não quer 

Nessa etapa, pense nas áreas que você já sabe que não se encaixam com o seu jeito de ser. Por exemplo: quem não tem afinidade com números e cálculos pode passar longe das Engenharias. Ou, ainda, quem não gosta de ensinar pode riscar as Licenciaturas.

3. Busque atividades que gerem prazer

É essencial que você encontre um campo profissional em que realize as atividades com prazer. Então, pense no que você gosta de fazer. Se busca uma área que envolve esportes e cuidado com as pessoas, a opção pode ser a Educação Física.

Quando você ingressa em um curso que combina com você, terá interesse em acompanhar as disciplinas da graduação, aproveitando bem todos os anos do Ensino Superior.

4. Converse com profissionais das áreas de seu interesse

Existem diferentes áreas para atuar. Por isso, além de pesquisar informações sobre os cursos na Internet, uma boa estratégia é conversar diretamente com profissionais que estão no mercado.

Com isso, você conhece a rotina, as principais atividades, os desafios e as possibilidades de crescimento. Descobre, assim, se os cursos que você está pensando em fazer atendem às suas expectativas.

5. Confira quais são as tendências do mercado

Dê uma olhada nas áreas que estão em alta no mercado, já que é importante escolher uma carreira com boa empregabilidade. No entanto, não defina sua trajetória profissional apenas a partir desse aspecto: de nada adianta trabalhar em um segmento aquecido se você não gostar do ramo. Isso poderá ser frustrante, prejudicando seu crescimento.

Como descobrir minha vocação? A tarefa não é fácil, já que a oferta de áreas é grande. É importante dedicar um tempo para fazer uma boa pesquisa, assim como uma reflexão sobre a profissão que vai proporcionar não apenas ganhos financeiros, mas também seu bem-estar.

Quer mais dicas de carreira? Assine a nossa newsletter e receba nossos posts em seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário