Confira 7 opções na área do Direito! | Blog Estácio

áreas do direito
9 minutos para ler

Para quem se interessa pela profissão de advogado, as diversas áreas de Direito oferecem um leque amplo de possibilidades de atuação. Assim, a carreira tem todas as chances de ir muito além da advocacia convencional.

A graduação em Direito é um bacharelado com 5 anos de duração que, desde o início do curso, já coloca o estudante em contato com essas áreas. Ao longo da formação, a tendência é que ele se identifique com um ou outro campo que vai nortear o seu futuro profissional.

Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? A seguir, conheça 11 áreas de Direito e entenda como funciona o mercado de trabalho para cada uma delas.

1. Direito Civil

Entre as áreas de Direito, o Direito Civil pode ser considerada a mais abrangente. Esse é um ramo voltado para as regras essenciais que conduzem a convivência em sociedade, de modo que os direitos sejam preservados e os deveres sejam cumpridos. Nesse sentido, o profissional atua na representação de interesses individuais e particulares dos cidadãos.

O Direito Civil é tão amplo que, ao optar por esse ramo, o ideal é que o bacharel procure direcionar a carreira para alguma das suas especializações. Conheça alguns exemplos de subáreas do Direito Civil:

  • Direito das Coisas: garante os direitos de propriedade, ou seja, de bens móveis e imóveis;
  • Direito da Família: norteia as relações familiares, englobando ações que tratem de divórcio, adoção, custódia, pensão, entre outras;
  • Direito das Obrigações: orienta a relação entre duas partes, pelo menos, sendo elas o credor e o devedor;
  • Direito das Pessoas: assegura os direitos e deveres básicos dos indivíduos;
  • Direito das Sucessões: trata de assuntos ligados à herança;
  • Responsabilidade Civil: assegura a reparação de danos que uma pessoa tenha causado à outra.

2. Direito do Consumidor

Essa é uma área voltada para a relação entre consumidores e fornecedores de bens e serviços. O Direito do Consumidor se baseia no Código de Defesa do Consumidor, um conjunto de normas que orienta as relações de consumo nas esferas civil, administrativa e penal.

Diante disso, o profissional pode atuar na defesa do consumidor ou do fornecedor para que essas normas sejam cumpridas. Outra possibilidade é prestar consultoria jurídica para empresários e estabelecimentos comerciais, ou até mesmo para consumidores que ainda não deram entrada na ação judicial e desejam se informar sobre as chances de ganhar o processo.

Caso essa alternativa tenha despertado o seu interesse, vale conferir este vídeo para entender mais sobre a Pós-Graduação em Direito do Consumidor. Assim, é possível ter uma visão mais ampla com relação a essa oportunidade.

3. Direito Comercial

O Direito Comercial, também chamado de Empresarial, trata da legislação que orienta a atividade comercial. Assim, o foco é garantir os direitos de pessoas físicas e jurídicas no que se refere aos seus interesses comerciais, que envolvem propriedades industriais e intelectuais, os sócios, o mercado e a concorrência, por exemplo.

Desse modo, o advogado atua em ações relacionadas à abertura e ao fechamento de empresas, aos processos de falência e recuperação judicial. Também é possível ajudar negócios inovadores com questões envolvendo patentes, processos de recuperação e desenvolvimento de marca.

Atividades como a elaboração de contratos e estatutos sociais também fazem parte das suas atribuições. Se deseja saber mais sobre a pós-graduação nessa área, vale conferir este vídeo! É possível investir em especializações a fim de se diferenciar da concorrência e obter sucesso no mercado de trabalho.

4. Direito da Tecnologia da Informação

Essa é uma área que surgiu em decorrência do surgimento da internet e sua crescente relevância no mundo atual. Também conhecido como Direito Digital ou Direito da Informática, o ramo se ocupa de casos jurídicos que tenham relação com a internet e a informática.

Logo, alguns dos clientes que o profissional pode atender são provedores e usuários da internet, desenvolvedores de software, bancos e lojas virtuais. Com o Marco Civil da Internet, instituído em 2014 para regulamentar o uso da rede mundial de computadores, o advogado especialista nessa área do Direito começou a ser cada vez mais requisitado.

Há ainda a opção de se especializar no Direito Eletrônico e atuar com tais questões. Para isso, há boas oportunidades no mercado. Se deseja saber mais sobre tal alternativa, vale conferir mais informações aqui!

5. Direito Penal

Também chamado de Direito Criminal, essa é uma das áreas de Direito mais conhecidas. É o ramo que se ocupa da atribuição de penas àqueles indivíduos que violam as leis, de acordo com as normas do Código Penal, com o objetivo de preservar a sociedade de atos que possam comprometer o seu desenvolvimento.

Em vista disso, o advogado criminalista pode atuar na defesa ou na acusação de pessoas físicas e jurídicas em processos penais. Assim, o profissional pode atuar tanto em escritórios de advocacia, quanto de forma independente, como autônomo.

Além disso, quem escolhe essa área ainda tem a opção de seguir na carreira pública, prestando concurso para cargos como os de promotor, defensor público e delegado de polícia. Nesse caso, as atribuições do profissional também podem incluir a investigação de crimes com a reunião de provas para que a pena devida possa ser aplicada.

6. Direito Tributário

O Direito Tributário, que também é chamado de Direito Fiscal, trata da legislação que regula a arrecadação de impostos, taxas e contribuições, e da fiscalização necessária para que isso ocorra. Nesse sentido, o advogado tributarista atua na defesa de contribuintes que possam ter sido vítimas de falhas no recolhimento dos tributos pelo órgão responsável.

Ademais, esse profissional é procurado por empresas que necessitam de auxílio para regularizar sua situação junto ao Fisco. Desse jeito, o tributarista trabalha para que a organização cumpra todas as normas da legislação tributária.

7. Direito Trabalhista

Essa é uma das áreas de Direito que, além de muito conhecida, também é muito movimentada. O Direito Trabalhista se ocupa das relações de trabalho entre empregados e empregadores, de forma a assegurar condições adequadas de trabalho e regulamentar a situação jurídica dos trabalhadores.

Em função disso, o advogado que escolhe essa área pode atuar em disputas entre empregado e empregador, no que se refere às questões sindicais, como a rescisão do contrato de trabalho, e de previdência social. Muitas empresas também buscam esse profissional para fazer consultoria a fim de evitar ações judiciais.

8. Direito Imobiliário

Se você gosta do mercado imobiliário, outra área de Direito que pode lhe chamar a atenção e oferecer boas oportunidades para crescer na carreira é o Direito Imobiliário. Ao se especializar nesse segmento, há diversas alternativas para você atuar e construir uma jornada profissional de sucesso.

Por exemplo, é possível prestar consultorias que ajudem aos investidores a encontrar boas oportunidades de mercado. Além disso, essa possibilidade apresenta diversos conhecimentos complementares, como Direito Tributário e da Família.

Para isso, encontrar uma boa especialização para se desenvolver no tema e conseguir destaque no mercado de trabalho é uma ótima opção. Com isso, você tem grandes chances de obter bons rendimentos e uma carreira brilhante.

9. Direito Desportivo

Se você gosta de questões que envolvem esportes, essa área pode ser bem atraente. Há várias demandas, seja para ajudar na profissionalização de atletas, ou para garantir seus direitos. Em complemento a isso, você também poderia atuar assessorando investidores interessados na abertura de competições.

Portanto, é válido considerar essa área e buscar especializações se você deseja trabalhar no segmento. Assim, é possível se diferenciar da sua concorrência e entrar no mercado de trabalho com boa remuneração.

10. Direito Ambiental

Com a necessidade de cuidar do meio ambiente para garantir mais qualidade de vida, a área de Direito Ambiental está ganhando força e pode ser uma excelente alternativa de atuação para crescer na carreira.

Nesse sentido, existem diversas possibilidades de atuação. Por exemplo, há ONGs que contratam pessoas especializadas para ajudar em sua missão. Além disso, como a preocupação com o planeta está aumentando, diversas empresas tem atuado para melhorar esse aspecto em seus campos de atuação.

Seja com licenciamentos para atuação, seja com outros aspectos da legislação que envolve o meio ambiente, é possível construir uma bela jornada profissional. Portanto, é válido cogitar esse segmento.

11. Direito Eleitoral

Se você curte as questões eleitorais, essa área de Direito pode ser adequada para atuar. Com o objetivo de melhorar as relação nos processos que envolvem as eleições, há possibilidades de se especializar e conseguir trilhar uma carreira de sucesso.

O advogado que atua nesse segmento é responsável por estudar as competências do Estado. Apesar de ter mais ênfase em períodos de eleição, tal profissional tem trabalho durante toda a vida, exercendo papel importante para o bom andamento e bem-estar da população.

Existem, ainda, outras áreas de Direito que, assim como as que mostramos, são caminhos muito promissores para quem está em busca de um curso superior. Por fim, vale ressaltar a importância de escolher uma boa instituição de ensino para obter uma formação completa e se tornar um profissional de destaque no mercado de trabalho.

Gostou de conhecer as 11 áreas de Direito nas quais você pode atuar? Quer continuar estudando e aprendendo sobre as possibilidades de carreira? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais e não perca as nossas próximas publicações! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário