Descubra como evitar a ansiedade em uma entrevista de emprego

ansiedade em entrevista de emprego
7 minutos para ler

Sentir agitação, nervosismo e dúvida se vai conseguir ocupar uma vaga na qual você está se candidatando é algo natural. A ansiedade em uma entrevista de emprego acontece com todo mundo, porém, se ela for excessiva, pode atrapalhar o seu desempenho.

Por esse motivo, é importante se preparar para esses momentos, a fim de se tranquilizar em relação às preocupações com a sua performance durante a entrevista. Algumas técnicas ajudam a se sentir mais relaxado antes de encarar um recrutador e é isso que gostaríamos de ensinar para você.

Neste post, confira algumas dicas de como controlar a ansiedade e ter um bom desempenho em uma entrevista de emprego. Acompanhe!

O que fazer para evitar a ansiedade em uma entrevista de emprego?

Primeiramente, é importante ressaltar que a ansiedade é um sentimento comum em situações novas ou importantes. Esse é um mecanismo de defesa natural do nosso organismo, por isso, é normal sentir aquelas borboletas no estômago, o aumento da produção de suor, o coração batendo mais rápido e as palavras soarem um pouco confusas enquanto você fala.

Todo recrutador sabe que o processo de seleção para uma vaga de emprego causa nervosismo em um candidato. Por essa razão, dificilmente ele vai desconsiderar a sua aptidão caso você demonstre esses sintomas leves.

No entanto, se você tem receio de que a sua ansiedade provoque comportamentos que podem prejudicar a sua performance e interferir no seu bem-estar, existem algumas maneiras de evitar isso.

A seguir, vamos dar algumas dicas de como controlar a tensão e a ansiedade em uma entrevista de emprego, a fim de que o seu desempenho seja da forma que você espera. Veja!

Mantenha os pensamentos positivos

Quando a ansiedade bate mais forte, é comum que pensamentos negativos comecem a circular pela sua cabeça. Por essa razão, é fundamental combatê-los com frases que trazem você de volta para a realidade.

Até o momento em que você recebe um retorno do profissional recrutador, você não tem nenhuma resposta se obteve aprovação para a próxima fase da seleção. Sendo assim, não vale a pena sofrer com antecedência.

Para isso, pratique pensar em afirmações que elevem o seu ânimo e que mostrem o seu valor como profissional. Por exemplo, vale a pena se convencer de que mesmo que você não passe por essa entrevista, é possível encontrar um emprego futuramente ou que você deu o seu melhor. Um exercício interessante é se olhar no espelho e afirmar as suas qualificações, para se sentir mais confiante.

Faça uma pesquisa sobre a empresa

Se você souber mais sobre a empresa em que está se candidatando, como reconhecimento no mercado, ramo em que atua e suas conquistas recentes, vai se sentir mais confiante para responder às perguntas que surgirão na entrevista, como “Por que você gostaria de trabalhar em nossa empresa?”.

quiz-descobrir-o-seu-perfil-empreendedor

Para isso, acesse o site da instituição e veja se existe a aba “Quem somos”. Essa é uma seção que pode entregar muitas informações importantes sobre a história do negócio. Caso surja a oportunidade, é válido comentar que você leu algo interessante sobre o local durante a entrevista. Isso mostra proatividade e interesse pelo local de trabalho em que se candidatou.

Prepare-se com antecedência

A partir do momento em que foi marcada a data da entrevista, você já pode começar a se programar. Organize a sua semana para cumprir todos os seus compromissos, pesquise com antecedência tudo o que você vai precisar para o evento, treine falar em inglês e planeje a sua apresentação (roupa que vestirá, postura e saudação, por exemplo). Com essa preparação, é possível relaxar mais e evitar a ansiedade excessiva no grande dia.

Treine o que vai falar

Para planejar a sua apresentação adequadamente, você pode usar um espelho para treinar o que vai falar. Além disso, peça ajuda para pessoas de confiança, para que elas façam esse exercício com você, simulando o ambiente e fazendo perguntas que o recrutador poderia realizar.

Essa é outra técnica que passa mais confiança no dia da entrevista, diminuindo o nervosismo. Afinal, você treinou como gostaria de se comportar e se apresentar ao recrutador. O importante, no entanto, é saber reagir bem também àquilo que não estava previsto durante o período de treinamento.

Organize-se para chegar antes do horário previsto

É importante também organizar o seu dia para chegar ao local com antecedência. Se você chegar com atraso, passará uma péssima primeira impressão, assim como se aparecer no lugar em cima da hora, não conseguirá se preparar adequadamente e poderá sentir mais ansiedade.

Entretanto, caso você se encontre no local da entrevista com cerca de 45 minutos de antecedência, poderá ir ao banheiro, arrumar-se, tomar água para se acalmar e repassar em sua cabeça o que gostaria de falar.

Se você mora em uma cidade com trânsito e congestionamento frequentes, é importante planejar chegar com ainda mais antecedência. Afinal, nunca se sabe quais imprevistos podem surgir pelo caminho e atrasar você. 

Trabalhe sua respiração

A respiração consciente é uma técnica fundamental para se acalmar. Prestar atenção em sua inspiração e expiração vai trazer mais consciência corporal e desviar a atenção da mente para os pensamentos negativos ou ansiosos. Faça isso sempre que sentir a ansiedade aumentar e tente sempre respirar lentamente.

Veja relatos na internet

Ver como as outras pessoas se saíram quando passaram pela mesma situação que você ajuda tanto a se preparar para se sair bem quanto a se tranquilizar em relação ao momento. Dessa maneira, procure relatos em textos e vídeos de outros profissionais sobre as suas entrevistas de emprego.

O que não fazer em uma entrevista de emprego?

Destacar-se na entrevista de emprego é fundamental para o seu sucesso profissional. Por essa razão, algo que vai ajudar muito nessa etapa é saber o que não deve ser feito em um evento desse tipo. Veja alguns exemplos:

  • falar coisas irrelevantes — a regra é sempre ouvir mais e falar menos, porém, quando você se pronunciar, tente tocar em assuntos que sejam relevantes à sua carreira e que mostrem o seu profissionalismo para o recrutador;
  • mentir — não pense que vai conseguir impressionar alguém com mentiras ou omissões sobre a sua vida profissional, pois os recrutadores sabem identificar quando alguém não foi fiel aos fatos;
  • manter uma postura desagradável — demonstrar insegurança ou muita confiança por meio de sua linguagem corporal é muito prejudicial para a sua performance, por isso, mantenha a coluna reta, com os ombros para trás, mas sem levantar demais o queixo nem olhar para o recrutador de cima para baixo.

Como visto, a ansiedade em uma entrevista de emprego é muito comum entre as pessoas. Contudo, quanto melhor você trabalhar para que ela não traga prejuízos, maior será o seu desempenho nesse momento. Assim, é possível demonstrar as suas competências e se tornar cada vez mais um profissional de sucesso.

Gostou de conferir essas dicas? Então curta a nossa página do Facebook e fique sempre por dentro de conteúdos que podem ajudar no desenvolvimento de sua carreira!

Você também pode gostar

Deixe um comentário