Como garantir um bom futuro profissional? Confira 7 dicas para ajudar você

futuro profissional
6 minutos para ler

Os avanços tecnológicos revolucionaram os processos produtivos nas empresas. Para manter-se atualizado e garantir um bom futuro profissional, já não basta ter um curso superior no currículo. Também é preciso planejar sua carreira, focar nas suas metas e desenvolver um bom relacionamento interpessoal.

Pensando nisso, preparamos este post com 7 dicas certeiras para quem quer se destacar no mundo do trabalho, conquistando estabilidade financeira e emocional. Continue a leitura e veja o que é preciso para planejar o seu futuro!

1. Concluir a graduação

Se mesmo para quem tem um curso superior não é fácil conseguir uma boa posição no mercado, imagine só para quem não concluiu a graduação. Esse é, portanto, o primeiro passo em busca daquele upgrade na carreira. Se você ainda não começou os estudos, descubra qual é o seu perfil profissional e pesquise pelas graduações do seu interesse.

Em seguida, procure por instituições de qualidade e invista em um curso que ofereça certa flexibilidade, para concluir seus estudos de forma prática e tranquila. Se for preciso trabalhar e estudar ao mesmo tempo, uma ótima alternativa é a modalidade de ensino EAD (agora conhecida como Ensino Digital). Ela permite otimizar sua rotina e organizar seu próprio cronograma de estudos.

2. Traçar metas palpáveis

Saber ao certo aonde você quer chegar é crucial para traçar metas de curto, médio e longo prazo. Lembre-se de que é preciso dividir seus objetivos nessas categorias para que as metas não pareçam impossíveis de alcançar. O importante é dar um passo de cada vez em busca de realizações maiores.

A princípio, vimos que é essencial concluir o curso de graduação. Em seguida, pode ser interessante matricular-se em uma formação complementar, como uma pós-graduação ou mesmo um curso de idiomas, sempre com foco em ser um aluno protagonista na sua trajetória. Assim, no longo prazo, você estará preparado para assumir as melhores oportunidades do caminho.

Foco e disciplina são aspectos fundamentais para construir esse percurso, pois sabemos que o crescimento demanda esforço constante e diário. Dê um passo de cada vez, mas nunca se esqueça dos seus objetivos maiores, porque são eles que vão orientar todo o percurso. Gerencie bem o seu tempo com listas de tarefas, fazendo com que a concentração se torne um hábito na sua rotina.

3. Estudar outros idiomas

Estudar inglês e outros idiomas é uma das melhores maneiras de se diferenciar no mercado de trabalho. Até porque nem todo mundo tem acesso a esse tipo de conhecimento na educação básica. Inclusive, se o investimento for além do que você pode bancar, considere aprender em aulas particulares ou de forma autodidata com o auxílio de conteúdos disponíveis na internet.

4. Ter um plano de carreira

Comece a pensar no seu plano de carreira ainda durante a faculdade, pois isso ajuda a definir quais são suas metas profissionais para alcançar os cargos que você mais deseja. Não dá para ficar restrito a uma única função. É preciso vislumbrar posições de destaque.

É claro que você iniciará sua caminhada com passos menores, porém, a evolução deve ser constante, visando subir de cargo conforme seu desenvolvimento. Pensemos em um exemplo prático: quem almeja um cargo de liderança precisa conquistar confiança e credibilidade a cada dia de trabalho.

Planilha de gastosPowered by Rock Convert

Nesse sentido, além de investir na sua formação profissional, é importante mostrar-se disposto para assumir as demandas mais desafiadoras da equipe, exercitando seu potencial na busca por resultados promissores. Quanto à formação, aproveite o “tempo de espera” para se capacitar com cursos extras. Assim, quando surgirem as oportunidades, será fácil mostrar que dá conta do recado.

5. Fazer cursos complementares

Atualizar o currículo é interessante não apenas para o seu plano de carreira, mas também porque permite que você se aprofunde em uma temática específica e se torne uma autoridade naquele assunto. Como sabemos, o mercado está cada vez mais competitivo, e até mesmo os cargos de nível júnior estão exigindo funcionários com formação superior.

A pós-graduação passa a ser um diferencial nesse caso, visto que nem todos os profissionais se preocupam em fazer uma especialização. Muitas vezes, isso acontece por falta de tempo ou dinheiro, já que não é nada fácil conquistar a independência financeira. No entanto, é plenamente possível conciliar uma jornada dupla se você escolher o curso certo, que seja flexível e compatível com seus reais interesses.

6. Trabalhar o autoconhecimento

Autoconhecimento é uma das palavras-chave quando falamos em futuro profissional. Em meio ao excesso de informações e à quantidade de tarefas a que somos submetidos diariamente, é essencial se conhecer bem e saber respeitar seus limites. Vai dizer que você não conhece alguém que obteve pleno sucesso na carreira, mas está cheio de problemas pessoais?

O autoconhecimento permite agir com inteligência emocional para equilibrar melhor esses dois setores, evitando comprometer sua saúde mental. Preocupar-se em fazer um bom trabalho é de suma importância, mas também é imprescindível respirar fundo e tirar um tempo para o descanso.

Nessas horas, reflita sobre suas metas pessoais e profissionais e veja se o percurso que tem trilhado está levando você em direção a esses objetivos. Valorize suas pequenas conquistas e, se notar que algo não vai bem, não tenha medo de mudar os planos ou a rota.

7. Estimular o networking

Ter uma boa rede de contatos também é indispensável no universo do trabalho, pois, muitas vezes, as melhores oportunidades aparecem por meio de indicações profissionais. O próprio ambiente da faculdade ou pós-graduação ajuda a estreitar os laços com pessoas de destaque no seu ramo, inclusive servindo como ponto de partida para futuras parcerias.

Outra dica valiosa para ampliar o networking é frequentar ao máximo os eventos da sua área de atuação, como congressos, palestras e workshops. Muitos profissionais renomados estão nesses eventos, que poderão servir de vitrine para você mostrar seu trabalho e conhecer de perto outros projetos interessantes. Pense nisso!

Planejar seu futuro profissional não é algo simples. Mas, com dedicação e compromisso, não há dúvidas de que os resultados virão, mesmo que seja preciso ter um pouco de paciência. Não se esqueça de que, independentemente das posições que você almeja, o aprendizado contínuo será sempre a maneira mais eficaz de assumir funções de destaque no mercado.

Aproveite que está no clima e veja como impulsionar as relações profissionais por meio do seu perfil do LinkedIn!

Você também pode gostar