Formatura Digital? Temos!

3 minutos para ler

Sem beca, mas com diploma: Estácio São Luís realiza colação de grau on-line.

Ao todo, 81 formandos recebem “diplomas virtuais” na primeira colação de grau em meio ao isolamento social.

Depois de dois anos de aulas diárias, Carlos Augusto Piedade Pinho (31) acaba de receber o diploma de graduação em Marketing. O curso foi todo na modalidade à distância (EaD), incluindo um momento que não estava previsto para também ser assim: a colação de grau. “Achei excelente, uma experiência incrível!”, opina o profissional recém-formado.

Assim como Carlos Augusto, outros 80 estudantes da Estácio São Luís que finalizaram os cursos no segundo semestre de 2019 e fizeram as entregas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) também participariam da pomposa e concorrida cerimônia presencial de colação de grau no mês de março, mas, com a quarentena, todos os eventos tiveram que ser cancelados.

Com ajuda da tecnologia, por videoconferência, agora os mais novos profissionais formados pela instituição celebram a alegria de um sonho realizado. “Sinto-me muito feliz e realizado, e já vou começar a minha pós-graduação também on-line”, anunciou Carlos Augusto, que ainda não trabalha na área, por isso aproveita a quarentena para investir tempo e dedicação à qualificação profissional. 

Diploma virtual

Esta é a primeira cerimônia de colação de grau realizada pela Estácio desde que teve início o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. 

O rito foi adequado, mas buscou seguir as formalidades previstas na outorga de grau. A cerimônia conduzida pelo reitor da instituição, Antônio Teixeira, foi transmitida por um aplicativo de reuniões on-line, por meio da qual todos puderam participar.

A colação de grau ocorreu em dois dias diferentes. No primeiro dia, 55 alunos de 9 cursos presenciais e 14 cursos da modalidade EaD receberam os “diplomas virtuais”.

Já no segundo dia, foi a vez de 26 novos bacharéis de Direito também colarem grau. Os formandos não usam becas porque, por enquanto, apenas o comércio considerado essencial tem autorização para funcionar; nesse rol, não estão incluídas lojas de locação de material para formaturas.

A proposta de realizar a cerimônia virtual foi a solução encontrada pela Estácio para permitir que os estudantes pudessem dar continuidade à carreira acadêmica, com cursos de pós-graduações e especializações, por exemplo; ou simplesmente finalizar formalmente a graduação.

“Entendemos que a colação de grau é em um momento importante para o aluno, por isso ajustamos a solenidade com a utilização de ferramentas tecnológicas de informação e comunicação”, comenta Antônio Teixeira, reitor da Estácio São Luís, que conclui: “Estamos felizes porque conseguimos demonstrar que, com criatividade e boa vontade, podemos continuar fazendo a diferença na vida e na história dos nossos alunos”.

Você também pode gostar