Financiamento estudantil: a Estácio ajuda você a se aproximar da sua graduação

financiamento estudantil: mulher negra sorrindo ao olhar conteúdo em computador enquanto usa fones de ouvido
6 minutos para ler

Concluir o ensino superior em uma boa faculdade e conquistar um diploma relevante para o mercado de trabalho é a meta de muitos brasileiros. No entanto, arcar com os custos da graduação em uma instituição particular não é uma meta compatível com a realidade financeira de uma grande parcela de estudantes.

Felizmente, existem algumas alternativas para não abandonar esse objetivo. É possível realizar o desejo de estudar em uma universidade com os programas de financiamentos, que facilitam as condições de pagamento ou permitem que o valor do curso seja parcelado em várias vezes.

Se você não quer abandonar o seu sonho de estudar, conheça as opções de financiamento estudantil da Estácio e descubra qual delas mais se encaixa ao seu perfil!

A Estácio e seus programas de financiamento

Preocupada com a entrada e permanência de seus alunos em um curso superior de qualidade, a Estácio oferece diversas opções para que os alunos possam facilitar a sua caminhada rumo à formatura sem comprometer o orçamento. Por isso, realiza parcerias e aceita condições capazes de proporcionar descontos para seus estudantes. Conheça algumas delas:

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação criada em 2004 que procura conceder bolsas (tanto integrais quanto parciais) para instituições de ensino superior privadas.

A Estácio, vinculada ao programa, oferece apenas bolsas integrais. Isso significa que o aluno não terá nenhum gasto com o pagamento de matrículas ou mensalidades.

Para se inscrever, o aluno precisa possuir renda per capita de até 1 salário mínimo e meio, ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública (ou com bolsa integral, caso seja da escola privada) e não ser formado em nenhum outro curso superior.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) permite que o aluno de universidades privadas financie todas as mensalidades do curso e só comece a pagá-las após a formatura.

Para ter direito a concorrer uma das vagas disponíveis no programa, o aluno deve possuir uma renda familiar máxima de 3 salários mínimos por membro, comprovar que o valor pago comprometerá mais de 20% da renda familiar por mês e ter média igual ou superior a 450 no Enem (além de não zerar a sua redação).

PRAVALER

O PRAVALER é uma organização de crédito universitário que concede parcelamentos privados em parceria com a Estácio. A sua contratação é semestral, de forma que o aluno dobra o seu tempo de pagamento e quita 50% do valor devido durante o curso (os 50% restantes serão pagos após a formatura). Dessa forma, um semestre poderá ser pago em 12 meses.

O programa pode ser aderido a qualquer momento da graduação em que o aluno sinta alguma dificuldade financeira e não acarreta o pagamento de juros. No entanto, a sua inscrição exige uma comprovação de crédito, que deve ficar por conta de um fiador.

As modalidades de financiamento estudantil da Estácio

Além das parcerias e opções nas quais a Estácio atua apenas como intermediadora, a instituição também oferece modalidades próprias de financiamento estudantil, que são fornecidas exclusivamente pela instituição. Saiba quais são elas:

DIS

O DIS funciona como um instrumento de captação para facilitar o ingresso de novos alunos. O propósito desse programa, também conhecido como “diluição solidária”, é oferecer uma forma de pagamento na qual o aluno não arca com o valor das parcelas cheias no início do curso.

Em vez disso, ele paga apenas 49 reais nas mensalidades iniciais, enquanto a diferença para o seu valor total é diluída ao longo de todos os meses (até o final da graduação).

Isso significa que, se um aluno paga 500 reais de mensalidade e entra no segundo semestre de captação, ele só deverá pagar 98 reais em vez de 1.000 (referentes a julho e agosto). Os 902 reais correspondentes à diferença serão divididos entre a quantidade de meses que faltam para que o estudante se forme.

As vantagens do DIS são inúmeras, e o benefício está disponível para todos os cursos (exceto Medicina), sejam eles presenciais ou a distância. O aluno não precisa de fiador e pode antecipar sua diluição quando (e se) quiser.

PAR

O PAR é um programa de parcelamento no qual o estudante começa o primeiro período pagando apenas 30% do valor da mensalidade. Essa porcentagem sobe de forma gradativa, enquanto o restante será pago depois que ele se formar.

Sendo assim, se um aluno tivesse uma mensalidade de 1.000 reais, por exemplo, ele pagaria 300 reais no primeiro período, 300 no segundo, 400 no terceiro, 500 no quarto e, do quinto período em diante, pagaria 600 reais por mês.

Todo o saldo devedor será quitado após a formatura, no mesmo período do curso. Dessa forma, o estudante ganha o dobro do tempo para pagar a sua graduação.

Ao contrário do que acontece com o FIES, as modalidades de financiamento estudantil da Estácio não implicam o pagamento de juros e não exigem a realização do Enem para adesão.

Como realizar a sua adesão aos programas da Estácio

A contratação do financiamento estudantil da Estácio é fácil e rápida. Todos os alunos de graduação presencial, EAD ou Flex, por exemplo, já contam com o DIS automaticamente assim que iniciam sua graduação. Se o aluno não se interessar pela proposta, pode solicitar o seu cancelamento na secretaria de seu curso.

Já para aderir ao PAR, não é necessário ter conta em banco nem fiador. Basta se dirigir à secretaria e solicitar a adesão no momento do ingresso (somente calouros podem solicitá-la). A documentação pedida é a mesma requisitada para a efetivação da matrícula.

A partir daí, aluno vai assinar um contrato e, logo em seguida, o processo é automático. O boleto já chega com um valor diferenciado, apresentando o que ele está pagando no momento e o que está sendo quitado no futuro.

Como você pode ver, as suas limitações financeiras não precisam ser um motivo para interromper o sonho de concluir a sua graduação. Com as opções de financiamento estudantil da Estácio, estudar em uma universidade é fácil e sem burocracia.

Gostou do post? Aproveite para descobrir 7 dicas de ouro para ajudar você a escolher uma faculdade e saber quais critérios priorizar antes de começar sua graduação!

Você também pode gostar