Fazer Faculdade de Direito: por que a Estácio deve ser a sua prioridade

empreendercomgames
6 minutos para ler

Por ser um curso muito tradicional, fazer faculdade de Direito é o sonho de muitas pessoas. Para ter sucesso na carreira, é importante escolher uma instituição de ensino reconhecida e respeitada. Com quase cinco décadas e mais de 500 mil alunos, a Estácio oferece ensino presencial em 23 estados e no Distrito Federal, além da educação a distância.

Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) com altos conceitos de qualidade. O modelo de ensino é nacionalizado, com currículos alinhados às exigências do mercado e baseados em tecnologia e inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado.

Neste artigo, você vai entender melhor como fazer faculdade de Direito na Estácio pode garantir uma carreira de sucesso. Para isso, contamos com os depoimentos de alguns ex-alunos. Confira!

Por que fazer faculdade de Direito?

O curso de Direito é oferecido na modalidade bacharelado e tem duração mínima de 5 anos. A grade curricular é composta por muitas disciplinas teóricas, por isso, gostar de ler é um diferencial importante.

O curso tem um amplo mercado de trabalho e permite ao bacharel atuar em diversas áreas. Um advogado, por exemplo, pode trabalhar com causas penais, civis, tributárias, empresariais, trabalhistas, entre outras. Além disso, existem muitas oportunidades de concursos públicos. Por isso, quem se forma na área, mesmo em épocas de crise, encontra mais conforto profissional.

A remuneração tende a ser um fator de atração, pois os salários do setor tendem a ser muito bons. O curso também oferece ao estudante o conhecimento das leis e permite conhecer seus direitos e deveres na sociedade.

Como o curso de Direito da Estácio garante seu sucesso?

Não há forma melhor de entender como o curso de Direito da Estácio é necessário para o seu crescimento profissional que não seja por meio de cases de sucesso. Por isso, preparamos os depoimentos de dois ex-alunos que atuam na área.

Viviane Pires de Souza Araújo trabalha na Gerência Trabalhista Sindical e Compliance da Diretoria Jurídica da Estácio. Quando era muito jovem, costumava ter dúvidas sobre a carreira que iria seguir, porém, aos 17 anos, era encantada pelo curso de Direito e pela oportunidade de conhecer as leis, de fazer justiça e sua ideologia.

Viviane iniciou o curso em 2002, quando morava perto da Estácio e podia trabalhar e estudar. Ela já conhecia pessoas que estudavam na instituição e conseguiu uma bolsa de desconto.

“Comecei a estudar e gostei muito. Um ano depois, consegui um estágio em atendimento, graças ao convênio que a Estácio tem com os tribunais”, comenta Viviane. Essa parceria permite que os alunos atendam o público que deseja entrar com uma ação.

Se alguém busca um direito do consumidor porque está insatisfeito com uma compra que fez, por exemplo, um aluno da Estácio faz o atendimento e tenta entender qual é o direito dessa pessoa, por meio do código de defesa do consumidor. Depois, ele redige a petição inicial (documento que dá entrada com a ação). Essa experiência fornece vivência com a área, e isso é o que mais encanta o aluno logo no início da graduação.

Viviane ainda lembra que o contato com professores que atuam na área foi importante para o seu networking. Ela conseguiu um estágio na Advocacia-Geral da União e trabalhou com o Direito Público. Depois, foi para a defensoria pública e transitou entre áreas do Direito da família e criminal.

Fábio Luiz Souza é outro ex-aluno que hoje atua como delegado da Polícia Civil. Ele teve a oportunidade de começar a graduação em 2008, quando tinha o grande sonho de passar em um concurso para se tornar delegado.

Ele sempre encontrou muita parceria e apoio durante os anos de estudo na Estácio — tanto dos professores quanto dos colegas. “Mesmo depois de formado, eu sempre fui muito acolhido na biblioteca enquanto estudava”, lembra Fábio.

O delegado também explica a importância da parceria com a instituição: “Não importa qual é o seu objetivo ou qual é o seu sonho. Alguns são mais fáceis, outros mais difíceis, e isso depende do ponto de vista de cada um. Agora, entre você querer e você conseguir, o que você precisa ter é determinação. A Estácio tornou possível continuar nessa luta e eu consegui alcançar tudo o que queria — e até mais do que eu acreditava ser possível”.

A parceria da Estácio é capaz de transformar seu futuro com o curso de Direito?

A vivência prática que a Estácio oferece é o grande diferencial da instituição. A função do estágio é permitir que o estudante chegue ao mercado de trabalho e ultrapasse a barreira acadêmica, alcançando experiências que ainda não tem. 

A quantidade de oportunidades que a Estácio tem para oferecer faz com que o aluno saia da graduação muito mais bem preparado — não só com bagagem intelectual, como também com vivência no mercado de trabalho. Percorrer esses caminhos vai depender do seu interesse e engajamento.

Outro fator importante é a curiosidade. Viviane destaca que começou sua carreira como advogada júnior na Estácio, e o que nutriu a sua satisfação profissional e fez ela crescer profissionalmente foi o seu interesse. 

A gerente destaca: “Às vezes, a gente passa o dia a dia e só cumpre determinadas tarefas. A curiosidade de saber como tudo funciona deve vir desde a graduação. A faculdade faz o seu papel de abrir as portas, mas você tem que fazer o seu: percorrer o caminho que deseja para sua carreira”.

Como o curso de Direito tende a ser muito teórico, o estágio é o principal diferencial quando você vai para o mercado de trabalho. O convênio da Estácio com o Tribunal de Justiça, por exemplo, permite que os alunos possam trabalhar em fóruns e desenvolvam novas habilidades.

Viviane ainda salienta que tem uma grande gratidão pela instituição. “Uma empresa que trabalha com a meritocracia, como a Estácio, faz com que você tenha muitas oportunidades de crescimento. Isso me fez ser a gerente da companhia hoje”.

Se você decidiu fazer faculdade de Direito, deve buscar ter a melhor formação, pois o curso oferece muitas possibilidades para uma carreira de sucesso. Por isso, é importante contar com uma instituição de ensino superior que abra os melhores caminhos para o seu crescimento profissional. Então, não deixe de investir na graduação da Estácio!

Gostou de conhecer a história de dois ex-alunos e saber a importância do curso de Direito da Estácio? Então, assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos relevantes diretamente no seu e-mail!

Você também pode gostar