Medicina Veterinária: conheça o mercado de trabalho para esse curso

faculdade de veterinária: tratando de vacas
6 minutos para ler

A faculdade de Veterinária é uma opção interessante para quem deseja ter variadas possibilidades de constituir uma carreira profissional. Atualmente, o mercado oferece diversos segmentos de atuação, e cabe a cada pessoa buscar pela área com a qual mais se identifica.

Sendo assim, a graduação lida, de forma geral, com todos os aspectos relacionados à saúde e bem-estar dos animais e também do ambiente em que estão inseridos. Devido à expressiva quantidade de escolhas de campos de trabalho, a formação é bastante procurada pelos estudantes, demonstrando a importância da profissão.

Acompanhe o conteúdo e fique por dentro das opções que o mercado proporciona para a Medicina Veterinária. Boa leitura!

Como é o mercado de trabalho para a área de Medicina Veterinária?

O médico veterinário é o profissional responsável por exercer diversos serviços ligados à produção de origem animal. Entre as opções de carreira, destacam-se a área de perícia, atividades laboratoriais, produção de vacinas e medicamentos de uso animal, entre outras.

Para cursar Medicina Veterinária é preciso se dedicar de forma intensiva aos estudos. A graduação tem cerca de 5 anos de duração e conta com uma ampla grade curricular de matérias, como Anatomia, Microbiologia, Farmacologia, Fisiologia, Genética, entre outras. 

Nos primeiros anos, o estudante é apresentado a diversos conceitos das disciplinas de Ciências Biológicas, Exatas e Sociais Aplicadas. No decorrer do curso, o conteúdo é mais voltado para a área de técnicas clínicas, cirúrgicas e também de doenças que acometem os animais. 

Em relação à empregabilidade, existem inúmeras chances de entrar no mercado de trabalho e ter retornos financeiros, proporcionando boas expectativas para o aluno. A média salarial varia de 6 a 8 salários mínimos e, para conquistar uma vaga, é preciso ter experiência nas principais habilidades profissionais da Veterinária. 

Sendo assim, o mercado é bastante aquecido e multisegmentado e, para obter destaque, é preciso se especializar em uma área de sua preferência. De forma geral, existem tanto oportunidades nas grandes cidades quanto no campo, entre outros caminhos possíveis, como a carreira docente ou clínica particular. O importante, em todos os casos, é se manter atualizado e cultivar uma rede de contatos com quem já atua na profissão para aumentar as chances de empregabilidade.

Quais são as opções de atuação para a Medicina Veterinária?

Diante de um leque de opções, separamos as principais áreas de destaque nas quais o estudante de Medicina Veterinária pode atuar. Confira a seguir: 

Preservação de espécies

Esse setor lida diretamente com o nível de natalidade das espécies animais e com a preservação de seus ambientes. O objetivo é fazer com que os animais não desapareçam, ou seja, evitar o risco de serem extintos do planeta. O profissional atua, geralmente, em conjunto com o zoólogo, podendo ser em alguma organização ou, até mesmo, em cativeiro.

Cirurgia

A parte cirúrgica é uma das mais seguidas pelos médicos veterinários. O profissional deve prestar atendimento aos mais diversos animais, tanto em clínicas quanto em hospitais. Para isso, é fundamental buscar por capacitações por meio de cursos, como mestrado e doutorado, garantindo, com isso, um maior aperfeiçoamento em diferentes especialidades da carreira.

Atuação focada em animais de pequeno porte

O atendimento direcionado para os animais de pequeno porte é uma das áreas mais populares da Veterinária. O médico, nesse caso, oferece uma gama de opções de serviços clínicos voltados para o bem-estar de animais domésticos, geralmente cães e gatos. Porém, é possível trabalhar também com a parte cirúrgica, de vacinação, entre outros procedimentos ambulatoriais.

Clínica de grandes animais

A área de clínica para grandes animais é extensa, oferecendo opções em diferentes nichos de mercado, como em reprodução de rebanhos de ovinos, bovinos, caprinos, entre outros. O trabalho é direcionado principalmente para a atuação em campo, e o veterinário tem o papel de auxiliar o criador de animais a atingir a eficiência reprodutiva dos animais de forma equilibrada e segura.

Inspeção

O setor de inspeção e perícia deve certificar de que os animais envolvidos em práticas esportivas não tomam nenhum tipo de substância ou medicamento que ofereça vantagem competitiva. O médico lida, com mais frequência, com cavalos e cachorros, fazendo o controle antidoping para evitar trapaças nos jogos. O profissional também pode atuar como pesquisador e fiscalizador, cuidando da saúde e do bem-estar dos animais rurais.

Atuação docente

Outra carreira bastante promissora é a do ensino, atuando como professor universitário em instituições públicas ou privadas. Para isso, é preciso se capacitar e buscar por especializações, como mestrados e doutorados. Além disso, é possível também atuar como palestrante ou como consultor para organizações e empresas cujo objetivo seja a produção animal.

Pesquisa e desenvolvimento

Nesse segmento, o veterinário pesquisa e desenvolve estudos referentes a diferentes espécies de animais, cuidando de aspectos como reprodução, clonagem, alimentação, melhoramento genético, entre outros. No cargo, é possível também garantir a prevenção e o controle de doenças que possam contaminar os seres humanos, tendo como local de trabalho os laboratórios em setores públicos e privados.

Produção animal

No campo do agronegócio e da produção animal, o médico especializado exerce diversas atividades. Uma das que recebe mais destaque lida diretamente com a produção de alimentos de origem animal, como carnes, ovos e leite. Sendo assim, o profissional deve auxiliar as empresas a garantir a máxima qualidade dos produtos, prestando também assessoria técnica para os setores responsáveis pela produção.

Animais silvestres

O veterinário que trabalha com animais silvestres pode atuar em zoológicos, fazendas de criação ou ainda em instituições privadas ou públicas que precisam remover algum animal silvestre de uma determinada área. O veterinário também pode prestar serviços ambientais, lidando com os animais que sofrem com alagamentos, queimadas, entre outros tipos de situações naturais que ponham em risco a vida e a sobrevivência da espécie.

Vimos que a faculdade de Veterinária é uma alternativa de formação interessante para quem deseja obter vantagem competitiva no mercado. Certamente, diante da diversidade de carreiras, o curso é uma excelente oportunidade para os estudantes que desejam atingir crescimento e sucesso profissional. Portanto, se você souber se adequar, fica mais fácil garantir uma boa vaga no ramo!

Gostou do conteúdo? Para continuar recebendo mais informações sobre as opções de graduação diretamente em seu e-mail, assine a nossa newsletter! 

Você também pode gostar